quarta-feira, 30 de maio de 2012

FUGITIVOS


2º CRPM / 18º BPM: QUATRO FUGITIVOS DE BANDEIRANTES SÃO RECAPTURADOS EM ANDIRÁ.

Por volta de 11h00 do dia 29 de Maio de 2012, equipes PMs da Rotam e de Radiopatrulha da cidade de Andirá, campo de atuação da 2ª Cia do 18º BPM, juntamente com equipe da Polícia Civil conseguiram efetuar a recaptura de quatro fugitivos da Cadeia Pública de Bandeirantes.

Os fugitivos, Guilherme Francisco Pereira; José Carlos Scaramal Jr; José Batista, e Fernando Machado do Nascimento haviam se evadido no último final de semana, e, foram encontrados escondidos em meio a um milharal da Vila Santa Inês, periferia de Andirá. Em seguida, todos foram remanejados para a Cadeia Pública de origem, em Bandeirantes.


Seção de Comunicação Social do 18º BPM
1º Ten. Berleze - Oficial P/5
Sd Contardi - Auxiliar P/5

Já são seis os presos foragidos recapturados pela policia


Na tarde desta segunda feira (28) após informações repassadas via Copom de que na Rua Túlio De Carli, em Bandeirantes, na casa da pessoa conhecida por macarrão, teria um foragido da justiça.
As equipes de Rádio Patrulha e Rotam da segunda companhia deslocaram até o local e após averiguação na referida residência, foi localizado no interior da mesma a pessoa de Diones Gonçalo Diniz vulgo "Padre" que teria evadido da cadeia pública de Bandeirantes na tarde do último domingo.
Diante dos fatos Diones foi conduzido para a delegacia de Bandeirantes para as providências legais.
Este foi o primeiro recapturado, dos onze detentos que fugiram na tarde de domingo, segundo o Delegado Dr. Michel, o advogado de Carlos Roberto de Souza Gomes, vulgo ``Cagá``disse ontem que o mesmo se apresentaria ainda no período da tarde, mas que o foragido havia se arrependido e não se apresentou na delegacia.
Na manhã de hoje ``Cagá`` foi preso na rodoviária de Ibiporã quando seguia viagem em onibus para Jaguapitã, este foi o segundo recapturado.
 
Por volta das 12h30min em um trabalho conjunto das policias civis e militares mais quatro fugitivos foram presos na cidade de Andirá, são eles:
 
Márcio José Batista - Casquinha
José Carlos Scaramal Jr. - Scaramal
Guilherme Patrick Pereira
Fernando Machado do Nascimento
 
Esses elementos segundo informações da polícia estavam em uma boca de fumo em Andira no momento da prisão.
Atualizado em ( 30-Mai-2012 ) 

OCORRÊNCIAS POLICIAIS


1. OCORRÊNCIAS ATENDIDAS DIA 29 PARA 30 DE MAIO 2012

CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL
CORNÉLIO PROCÓPIO: Às 06h50m equipe PM deslocou a determinada residência da Rua José Alfredo de Carvalho, Vila Independência, onde efetuou um cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão, sendo que, no interior da casa foram apreendidas duas munições de calibres 22 e 28. Na sequência, O implicado e morador da casa, um rapaz de 18 anos por primeiro nome Jackson foi encaminhado junto às munições apreendidas para o devido procedimento legal.

DANO A PATRIMÔNIO PÙBLICO
CORNÉLIO PROCÓPIO: Equipe PM deslocou ás 21h15m até o Colégio Estadual Paulo Freire no Conjunto F. Cibin, onde a direção local informou que alguns indivíduos não pertencentes àquele estabelecimento de ensino haviam quebrado o relógio e quadro de luz que fica ao lado de fora. Que por causa disso a iluminação da escola e da quadra de esportes ficou completamente comprometida, sendo necessário dispensar os alunos. A direção explicou que não é a primeira vez que isso ocorre. Diante do fato, persistem diligências no intuito de identificar os vândalos.

CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL
BANDEIRANTES: No decorrer do dia equipe PM deslocou a determinada residência localizada no Jardim San Rafael, onde durante buscas foi apreendido (na sala de estar) um invólucro contendo uma pequena quantidade de maconha junto à quantia de R$5,00 reais. O responsável pela droga não se encontrava no momento, e deverá ser indiciado para averiguação e demais procedimentos legais.

RECAPTURA DE FUGITIVOS
ANDIRÁ: Por volta de 11h00 equipes PMs da Rotam e de Radiopatrulha deslocaram em apoio a equipe da Polícia Civil e lograram êxito em recapturar quatro fugitivos da Cadeia Pública de Bandeirantes, os quais se encontravam escondidos em meio a um milharal localizado na Vila Santa Inês. Os fugitivos: Guilherme Francisco Pereira; José Carlos Scaramal Jr; José Batista, e Fernando Machado do Nascimento foram reconduzidos para a Cadeia Pública de Bandeirantes.

DISPARO DE ARMA DE FOGO
ASSAÍ: Às 10h30m equipe PM deslocou até a Rua Canadá, a fim de averiguar uma situação de disparo de arma de fogo, sendo que, no local foi constatado que um adolescente de 13 anos havia sido alvejado na região lombar (costas) por um disparo de arma de fogo. Segundo testemunhas, o autor do disparo seria um indivíduo conhecido vulgarmente por “Jack Maconha”. A seguir a vítima adolescente foi socorrida até o Pronto-Socorro, restando buscas no intuito de localizar o paradeiro do acusado.

ADQUIRIR / VENDER / FORNECER / PRODUZIR DROGAS
ASSAÍ: Quando em patrulhamento pela Rua Dr Gustavo Américo Haselmann, ás 11h00, equipe PM efetuou abordagem preventiva em três indivíduos que demonstravam atitude suspeita, sendo que, com eles foram encontrados os seguintes ilícitos: uma pedra de crack; um pequeno tablete de maconha, além da quantia total de R$290,00 reais. Na sequência, Cristiano, 18 anos; Rogério, 18 anos, e um adolescente de 13 anos foram encaminhados para o devido procedimento legal.  

DANO / DESCUMPRIMENTO DE ORDEM JUDICIAL
ASSAÍ: Às 22h30m equipe PM foi acionada a deslocar a uma residência localizada na Avenida Industrial, onde a solicitante passou a relatar que seu ex-amásio, Carlos da Cruz, não obedeceu à determinação judicial de se manter afastado da casa, bem como, havia arrombado a porta e se encontrava dormindo no interior do quarto. Assim sendo, o mesmo foi encaminhado para o devido procedimento legal.

Agente mantém conversas com Inter, mas prefere 'marca Nilmar' na Europa


nilmar villarreal coletiva (Foto: agência EFE)De saída do Villarreal, Nilmar interrompeu as férias em Porto Alegre para se pronunciar sobre o futuro incerto na carreira. Em entrevistas para diferentes meios de comunicação, na terça-feira, voltou a declarar amor pelo Inter e praticamente se ofereceu ao clube onde foi formado para o futebol. Deixou a negociação a cargo do empresário Orlando da Hora, em solo europeu.

Direto da residência de Nilmar, na Espanha, e prestes a embarcar para o Brasil, o agente atendeu o telefonema do GLOBOESPORTE.COM para falar de sondagens. Admitiu, sim, conversas com dirigentes do Inter, mas não se mostrou tão entusiasmado com a negociação. Aliás, segunda da Hora, a transação ainda não foi aberta, estando na fase de conversas.

- Já conversei com o Giovanni Luigi, Fernandão e Luciano Davi. Teve um milhão de clubes do Brasil, Europa, Ásia, China. Estamos estudando cada proposta, analisando o que é melhor. O jogador tem vontade de ir para qualquer lugar conveniente. O Inter é um clube conveniente, que sempre o recepcionou bem - contou o empresário.
nilmar villarreal coletiva (Foto: agência EFE)Ao contrário do jogador, o agente acha que o melhor seria a permanência do atleta na Europa. Orlando da Hora vê a “marca Nilmar” com muita força do outro lado do Atlântico.

- Está maduro, na metade da carreira, na idade que o mercado europeu entende como boa. A intenção do jogador, da família e minha é a de permanecer na Europa. O Nilmar tem uma marca boa por lá. Mas claro que não está descartado um retorno para o Brasil - disse.

Sem especificar os valores, o empresário acha que o Villarreal não aceitaria vender Nilmar por 8 milhões de euros. Baixar as cifras, nem pensar. Seria algo até 10 milhões de euros, sendo que um empréstimo está completamente descartado. O jogador pretender ter um contrato longo, não só por ele, mas pela família. É casado com Laura, com quem tem uma filha de quase dois anos, chamada Helena.

Da Hora só se mostrou incomodado quando o assunto passou a ser a “vida útil” de Nilmar. O agente vê vida longa ao futebol do atleta de 27 anos, mas quer evitar clubes que buscam o atleta já projetando uma possivel venda. Por isso, todo esse receio com o mercado brasileiro.

- Esse é um dos fatores que não sou um dos amantes de que o Nilmar retorne ao Brasil. Graças a Deus está totalmente recuperado psicologicamente, fisicamente e clinicamente, como outros jogadores que participaram da Copa e demoraram para se readaptar. Interessa muito um clube que pensa na negociação para usá-lo. Se aparecer uma revenda, tudo bem. O Villarreal se deu mal, perdeu dinheiro com o Nilmar. Perdeu porque os caras acreditam no clube - ponderou.

O empresário também falou em não “abandonar” o Villarreal. Nilmar não forçaria o clube a realizar um negócio.

- Não queremos abandonar o Villarreal nesse momento. Queremos fazer com que eles tenham amenizado a perda de dinheiro que tiveram. De qualquer maneira, eles foram a Champions League e isso sempre dá um retorno ao clube - comentou.

Nilmar esteve muito próximo de deixar o Villarreal em dois momentos. Em agosto de 2011, o clube rejeitou uma proposta de 20 milhões de euros da Roma. Cinco meses depois, o São Paulo chegou a um acerto com o clube espanhol, mas esbarrou na negativa do atacante. O alento para a torcida vermelha, é que mesmo não ocorreria com o Inter.

Frente fria chega ao RS com chuva e queda de granizo no interior


Depois de praticamente sete meses de estiagem em grande parte do Rio Grande do Sul, a chuva finalmente chegou ao estado. Nesta quarta-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrava, até as 6h, 98,6 milímetros de precipitação em Santa Maria, no Centro, onde também ventou forte. Na mesma região, queda de granizo atingiu cerca de 100 casas no distrito de Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul.
Porto Alegre amanheceu com céu encoberto (Foto: Everton Chrisostomo/RBS TV)
Pedras de gelo se aproximaram do tamanho de um ovo de galinha (Foto: Luiz Barbará/RBS TV)As rajadas de vento em Santa Maria foram acompanhadas de nuvens carregadas, raios e trovoadas. Em alguns bairros, árvores foram derrubadas. O município não tem registro de feridos.
Já em Monte Alverne, mesmo que por pouco tempo, durante cerca de um minuto, a queda de granizo atingiu telhados de residências. Defesa Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros se dirigiram até a localidade para a distribuição de lonas. Também não houve registro de feridos.
Na Serra, o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul recebeu cerca de 15 chamados devido a estragos provocados pela chuva, principalmente com relatos de destelhamento, além de queda de árvore em dois pontos. Em Farroupilha, os bombeiros também foram acionados nas primeiras horas da manhã devido a destelhamento e alagamento em três bairros.
Porto Alegre amanheceu com céu encoberto
(Foto: Everton Chrisostomo/RBS TV)
A chuva, no entanto, ainda não provocou com intensidade a queda das temperaturas. Porto Alegre amanheceu com 19ºC e, até as 6h, o volume de precipitação foi de 14,4 milímetros. Em Rio Pardo, no mesmo horário fez 19,6ºC e havia chovido 40,6 mm. Já em São Borja, com 21ºC, o Inmet já registrou 31 mm de chuva.
Em algumas áreas o tempo já está com predomínio de ar seco e frio. Casos de Uruguaiana e Santa Rosa, com mínimas de 15ºC e 21ºC, respectivamente. Também não houve registro de chuva em cidades como Rio Grande, no Sul, Torres, no Litoral Norte, e Passo Fundo, no Norte.
Nas próximas horas
A partir da tarde desta quarta a chuva começa a parar e a quantidade de nuvens diminui no estado. Nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina, precipitações podem se estender até a noite. Em áreas isoladas no Centro-Norte, porém, ainda há risco de chuva forte, trovoadas e ventanias. Ao anoitecer, as temperaturas já estarão mais baixas. No Sul, devem ficar em torno dos 8ºC.  Na quinta-feira (31), a previsão é de mais frio.

Londrina pode perder R$ 42 milhões de investimentos


A presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Regina Nabhan, disse ontem, na Câmara, que caso o Plano Diretor não seja aprovado até o final deste ano, Londrina pode ficar quatro anos sem receber recursos estaduais e federais para investimentos na cidade, além de perder os R$ 42 milhões que o Município tenta obter junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A referência é aos quatro projetos complementares ao Plano Diretor, que ainda tramitam na Câmara: perímetro urbano, parcelamento do solo, sistema viário e uso e ocupação do solo. O projeto que trata do parcelamento do solo estava na pauta para ser discutido em segundo turno, pela Câmara. Regina Nabhan esteve na Câmara para mais uma apresentação pública do Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Londrina, o Procidades.
“Se a Câmara não aprovar neste ano, não teremos recursos estaduais nem federais. Temos preocupação que até possa comprometer os recursos do BID”, afirmou Regina Nabhan. Ela argumentou que “todos os projetos complementares podem ser aprovados porque passaram por pré-conferências com ampla participação popular”, afirmou. Ela avalia que em caso de aprovação de emendas seriam necessárias novas conferências para discutir as mudanças.
O vereador Rony Alves (PTB), vice-presidente da Câmara atribuiu o atraso ao próprio Poder Executivo. “O Plano Diretor está exatamente lá [no Executivo]. A parte errada do Plano Diretor foi mandada para o Executivo para corrigir e aguardamos até hoje [a resposta]”, disparou o petebista, referindo-se à Lei de Zoneamento. “Se isso vai comprometer investimentos para o Município, de quem é a responsabilidade, é da Câmara?”, questionou.

Votação
O projeto que trata do parcelamento do solo foi retirado da pauta da sessão de ontem, depois de algumas horas de discussão. Isso porque a oposição conseguiu ver aprovado um recurso protocolado junto à presidência, para que substitutivos que tratavam do porcentual de áreas doadas pelo loteador à Prefeitura para a instalação de mobiliário urbano.
As emendas tinham parecer contrário da Comissão de Justiça, apesar de advogados da Procuradoria da Câmara terem informado que não havia inconstitucionalidade nelas. Como o parecer indicava problemas técnicos, que dizem respeito ao mérito do projeto, a oposição entende que o quórum para a aprovação seja de 10 e não de 13 votos [que é o número de vereadores necessários para derrubar um parecer contrário da Comissão de Justiça].
A presidência abriu prazo de 48 horas para que a Comissão de Justiça se manifeste.

Bullying volta à cena após internação de aluno de 8 anos


 bullying, uma das questões mais polêmicas do comportamento escolar, voltou à cena em Brasília e em Londrina. No âmbito federal, uma comissão de juristas aprovou parecer que pode tornar agressões a crianças no ambiente escolar um crime punível com até quatro anos de detenção do agressor. Já em Londrina, a revelação do caso de uma criança de 8 anos, internada com crises de pânico e convulsões, também põe no foco a responsabilidade de escolas e professores quando os casos acontecem.
O Núcleo Regional de Educação (NRE) abriu sindicância e já afastou uma professora apontada como responsável pelas alterações no comportamento da criança após ser chamada de gordinho. “Ele estava com o dedo na boca e a professora falou para tirar porque já era gordinho e não precisava disso”, detalhou a mãe, enquanto acompanha o menino que permanece internado em um hospital. Os pais afirmam que há mais de um mês o comportamento da criança se alterou até evoluir para um quadro de convulsões e violentas crises de pânico. “Em crise, ele nos ataca e fica agressivo. Quando tem pesadelos, pede para que não apertem o pescoço dele e fala em ameaças de morte por outras crianças. Uma situação horrível”, lamenta a mãe do menino. “A meu ver, a professora que fez isso não pode lidar com crianças. Faltou preparo”, argumenta a mãe, tentando se controlar.
Princípios do Amor Exigente
Com 35 mil estudantes de 5 a 11 anos, a direção da rede municipal de ensino considera que casos de bullying entre alunos são raros em razão de diversas abordagens iniciadas a partir de 2010. “Temos queixas pontuais, mas nunca episódios graves. Os alunos geralmente colocam apelidos e provocam pequenas agressões nos colegas, mas para que o comportamento não se repita e torne-se bullying acreditamos que os nossos professores estão aptos para identificar e intervir pontualmente”, diz Cristiane Sola Rogério, gerente educacional de apoio especializado da Secretaria Municipal. O programa Amor Exigente, que estimula a ajuda mútua com foco em 12 princípios éticos, imerge professores durante 14 semanas em reflexões que lidam com o comportamento, o amor próprio, respeito e questões culturais envolvendo as crianças e as famílias delas. “Quando os pais e professores atuam juntos, a criança muda o comportamento. O trabalho é importante porque o ambiente familiar também é um local muito comum de bullying e outros tipos de agressões”, diz. Até o momento, 600 dos 3,5 mil professores participaram do programa.
Ponto sensível
E o preparo dos professores é mesmo o ponto sensível para identificar e enfrentar a intimidação escolar a tempo de evitar tragédias ou problemas maiores. Jaqueline Ferreira, técnica pedagógica da equipe de ensino e responsável pelas ações de enfrentamento à violência nas escolas estaduais – onde estão mais de 65 mil estudantes em Londrina - afirma que a questão deve ser tratada preventivamente – com ações na formação pessoal do professor.
Para a técnica do NRE, punir bullying com prisão é uma possibilidade: “Mas não basta criminalizar. Tem que haver prevenção”, sustenta. “Sobretudo porque, via de regra, o professor que entra para a rede de ensino termina a formação sem maturidade suficiente para temas como esse”.
No caso da rede estadual, a Secretaria de Educação em Londrina diz preencher tal lacuna na formação de quem ensina com oito horas semestrais de abordagem para professores no Plano Formação em Ação. “Temos consciência de que não é o suficiente. Por isso, estimulamos que as próprias escolas debatam o tema na elaboração das semanas pedagógicas internas”, diz a especialista. “O bullying é apenas um dos recortes da violência escolar e é um tema que, aos professores e educadores, cabe estudar, estudar e estudar. O bullying não foi inventado pela escola: está na sociedade e é praticado em vários espaços porque tem a ver com os movimentos da própria sociedade”.

Uso particular de viaturas atinge cúpula da PM


30/05/2012 | 03:31 Mauri König, Diego Ribeiro, Felippe Aníbal e Albari Rosa/Gazeta do Povo
Passa do meio-dia quando o Renault Fluence preto avança pela Rua João Águida, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba. O carro para e por uma das portas traseiras sai o subcomandante geral da Polícia Militar, coronel César Alberto Souza. O policial que está ao volante desce e presta continência. Pelo lado aposto, outro policial também sai do veículo, entrega uma pasta preta ao coronel e se despede. Naquela quarta-feira, 4 de abril, dia de meio-expediente na PM, o coronel não voltaria ao quartel.
Esta seria apenas mais uma cena comum do cotidiano não fossem dois detalhes: o carro é uma viatura descaracterizada da PM e um policial foi retirado de suas funções para servir de motorista ao subcomandante. Quase um mês depois, em outra quarta-feira, a reportagem voltou às proximidades da residência do coronel e, novamente, ele era conduzido para casa por outros policiais. Também num Fluence preto da PM.
A exemplo do que acontece na Polícia Civil do Paraná, como revelou a Gazeta do Povo na série “Polícia Fora da Lei”, membros do alto comando da PM também usam viatura descaracterizada para atividades particulares. Parte do dinheiro usado na compra de viaturas da PM sai do Fundo de Reestruturação do Departamento Trânsito, ou seja, recursos de multas usados para comprar viaturas que servem como “mordomóveis”, sem que os policiais tenham prerrogativa para isso. Também é costume entre oficiais na corporação o desvio de um ou mais policiais para servir de motorista particular.
O coronel César Alberto Souza alega que, por força do cargo, tem o direito a uma viatura da corporação para fins pessoais. “O subcomandante-geral corresponde a um comandante regional. E não só o carro nos leva como uma equipe nos escolta, em razão de segurança pessoal”, diz. Não é isso o que dizem os marcos legais que regulam o uso da frota da corporação. O Decreto estadual nº 1.675, de 1996, estabelece que apenas o comandante geral da PM pode dispor de um veículo de representação. O subcomandante, inclusive, não respondia pelo comando geral nos dias flagrados pela reportagem, ou seja, não poderia usar veículo de representação.
O major
O major Maurício César de Moraes, do Estado Maior da Polícia Militar, mora no bairro Cajuru e costuma levar o filho ao Colégio Militar de Curitiba, no Tarumã. Usa para essa finalidade o Logan placa AQZ-8163. No flagrante do dia 14 de março, por exemplo, buscou o filho na escola, deixou-o em casa às 12h45 e às 13h15 saiu levando na viatura duas mulheres em direção ao centro da cidade. Fardado, ele fez o trajeto de casa para o colégio do filho, um percurso de 8 quilômetros. César de Moraes nega usar mordomóvel. “Tenho meu carro particular e não faço uso de veículo oficial”, disse a priori. Ao ser informado que a reportagem dispõe de registros fotográficos, o major mudou o discurso. “Pode ser que eu tenha ido”, diz. “Eu pego meu filho normalmente com meu carro particular”, completou.

Frente fria traz chuva para Londrina


A quarta-feira (30) amanheceu com sol e céu com poucas nuvens em Londrina. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, o deslocamento de uma frente fria deixa o tempo instável no período da tarde. Há possibilidade de pancadas de chuvas rápidas e isoladas.
A temperatura continua mais amena e a máxima não passa dos 26°C. Por volta das 8h10, os termômetros marcavam 16,6°C em Londrina.

terça-feira, 29 de maio de 2012

2 º CRPM / ANDIRÁ: PM RECUPERA VEÌCULO FURTADO EM MEIO A CANAVIAL.
Baixe VW Gol.JPG (22,2 KB)
Através de serviço de informação, e por volta de 14h30m do dia 28 de Maio 2012, equipe PM da cidade de Andirá, área de atuação da 2ª Cia do 18º BPM, conseguiu recuperar um veículo VW/Gol, de placa CCF-1631, de Franca-SP, na cor azul, e que havia sido furtado em data de 23 de Maio último.

O veículo em questão se encontrava abandonado em meio a um canavial de um Sítio localizado no bairro rural "Barreirão". Na sequência, o veículo seguiu apreendido para perícias e posterior devolução ao proprietário. Restando diligncias no intuito de identificar o(s) autor(es) do delito.

Seção de Comunicação Social dop 18º BPM
1º Ten. Berleze - Oficial P/5
Sd Contardi - Auxiliar P/5

Prefeito Celso Fala de conquistas para a cidade e de sua reeleição



O prefeito Celso Silva, (foto), participou da 2ª edição do jornal Operação Cidade desta segunda-feira (28), falando da sua ultima vigem a capital, onde participou de uma reunião na Federação do Comércio do Paraná para tentar a instalação de uma unidade do SESC em Bandeirantes e também agendando alguns cursos de empreendedorismo e um escritório da junta comercial, além de outros contatos realizados por ele na capital. Ele também falou sobre obras que estão em andamento e ainda sobre sua situação política de pré-candidato a reeleição.

Dois dias do Sebrae – Itinerante, foi pouco para atender empresários de Bandeirantes


O Sebrae em parceria com a  Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Bandeirantes (ACIAB) realizou nos dias 22 e 23 de maio, em frente a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Bandeirantes (ACIAB) realizou o Sebrae & Você - Itinerante, uma iniciativa que visa descentralizar as informações empresariais e fomentar o desenvolvimento sustentável nos pequenos municípios. A iniciativa é do Sebrae no Paraná em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Bandeirantes (Aciab). Os dois dias foram insuficientes para atender a demanda daqueles que queriam obter estas informações, ao todo foram atendidos 40 empresários que fizeram consultas de como melhorar o desempenho de suas empresas. O presidente da ACIAB, José Rossato Filho, (foto), participou da 1ª edição do jornal Operação Cidade desta terça-feira (29), falando da possibilidade da entidade voltar a realizar esta parceria e trazer o Sebrae – Itinerante para aqueles que ficaram sem atendimento.

Deputados adiam projeto de lei que autoriza recursos para obras da Arena


O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALP), Valdir Rossoni (PSDB), retirou de pauta o projeto de lei do executivo, que autoriza o governo a pedir o empréstimo ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de até R$ 138 milhões para as obras da Copa do Mundo, na Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR. O projeto de lei deveria ser votado nesta segunda-feira.
obra estádio arena da baixada, em Curitiba (Foto: Arena)O adiamento para análise atende um pedido do deputado Ney Leprevost (PSD), que entende que o texto precisa ser apreciado pelas comissões de Esporte e de Turismo da ALP.
O projeto de lei é uma das fases necessárias para conseguir os recursos com o BNDES, em uma operação que envolve o governo estadual pedir os recursos e repassar para que o Atlético-PR faça as obras.
Mesmo ainda sem aprovação, o pedido já foi feito com BNDES, mas ainda não houve a liberação dos valores.
Outro entrave para o Atlético-PR receber a verba é o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que determinou prazo até o dia 31 de maio para que o clube, o governo estadual e prefeitura de Curitiba façam esclarecimentos sobre a operação. Será necessário mostrar um plano de trabalho detalhado e o cronograma físico-financeiro, além de revisar e divulgar cláusulas do contrato entre eles.
A previsão da diretoria atleticana é que as obras estejam concluídas até março de 2013. O estádio recebe quatro jogos - todos pela primeira fase - da Copa do Mundo de 2014.
 

Greve em hospital de Curitiba deixa 1 mil pacientes sem atendimento


 greve dos médicos do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, provocou o cancelamento de 1 mil atendimentos ambulatoriais nesta segunda-feira (28), segundo a direção do HC. A paralisação vai até quinta-feira (31), em protesto conta a Medida Provisória (MP 568/12) que reduz os salários dos médicos nos hospitais federais e universitários.
No centro cirúrgico, 21 cirurgias foram canceladas e apenas nove pessoas conseguiram ser operadas, porque apresentavam quadro emergencial. Em condições normais, o HC realiza em média 40 operações por dia. Não foi informado o número de exames suspensos.
Dos 400 médicos que trabalham no HC, 300 estão em greve. Eles chegaram a realizar uma assembleia nesta segunda, mas optaram por manter a paralisação. Somente o atendimento nos setores de Urgência e Emergência está mantido, assim como o tratamento de pacientes já internados ou que fazem sessões de quimioterapia.
Durante a manhã, um homem com problemas no coração passou mal e caiu no chão, na porta do hospital. Socorrido por dois enfermeiros, ele teve que esperar cerca de 20 minutos até que um médico viesse atendê-lo.
Em apoio à manifestação, os estudantes de medicina da UFPR também interromperam as atividades na semana passada, o que pode afetar os serviços no Hospital do Trabalhador, Maternidade Victor Ferreira do Amaral e unidades básicas de saúde conveniadas com a UFPR.
Pacientes com consultas ou exames agendados para esta semana devem entrar em contato com a central de atendimento do hospital, pelos telefones: (41) 3360-7833 ou (41) 3360-1800. De acordo com o HC, os procedimentos serão remarcados, mas devem ocorrer só em 30 dias

Polícia fecha duas casas de repouso clandestinas no litoral do Paraná


Em uma das casas fechadas, a responsável deteve os cartões para o saque da aposentadoria (Foto: Divulgação)Duas casas de repouso clandestinas de Antonina, no litoral do Paraná, foram fechadas na sexta-feira (25). Segundo a Polícia Federal (PF), que auxiliou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão e um de prisão, o Ministério Público (MP) recebeu denúncias de que os idosos e deficientes mentais que estavam hospedados nos locais eram maltratados.

Havia ainda as denúncias de cárcere privado e retenção do cartão bancário para saque do benefício da aposentadoria. Quatro pessoas foram presas e até o final da tarde desta segunda-feira (21) permaneciam detidas na delegacia de Antonina.

Rapper carioca é preso no Paraná com maconha em ônibus, diz PRF


 Um rapper carioca foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com cerca de oito quilos de maconha durante a noite de segunda-feira (28), em São Luiz do Purunã, na região dos Campos Gerais, no Paraná.
Ele foi abordado em um ônibus de turismo que seguia de Foz do Iguaçu, no oeste, para Curitiba. Além do rapper, um menor também foi apreendido.
A dupla foi encaminhada para a Polícia Civil de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Eles vão responder pelo crime de tráfico de drogas.

Avião pilotado por aprendiz faz pouso forçado em Ponta Grossa, no Paraná


Um avião monomotor, usado para lições de voo, teve que fazer um pouso forçado na tarde desta segunda-feira (28), em Ponta Grossa, na região central do Paraná. De acordo com os Bombeiros, a aeronave perdeu estabilidade durante o treinamento de um aluno. Somente o instrutor e o aprendiz estavam no avião.
Veja a reportagem do
ParanáTV 2ª edição, da RPC TV

Devido ao problema, o avião precisou pousar a aproximadamente 1,5 km da pista do aeroporto. O Corpo de Bombeiros precisou isolar a área onde estava o avião porque houve vazamento de combustível.
O piloto em treinamento e o instrutor sofreram ferimentos leves. As vítimas foram encaminhadas para hospitais da região.

Polícia investiga prática de racha em avenida de Cianorte, no Paraná


A Polícia Militar (PM) de Cianorte, no noroeste do Paraná, vai investigar um grupo de jovens suspeito de cometer rachas em uma das principais avenidas da cidade, durante os finais de semana.
Segundo os moradores, os jovens fazem muito barulho, consomem bebida alcoólica e dirigem em alta velocidade com carros e motocicletas. Em poucos minutos a rua vira pista de dança e as garrafas de bebidas são descartadas em qualquer lugar. "Muitas vezes, como não tem banheiro público, eles fazem as necessidades fisiológicas na frente do meu prédio. Eles chegam a entrar no hall do edifício", afirma a moradora Cíntia Lopes.
A moradora Jandira Pininani conta que o barulho incomoda o sono e que a polícia é ausente. "Já chamei a polícia mais de 100 vezes. Canso de chamar", reclama.
O comandante Gilberto Baronseli afirma que vai estudar todos os pontos e todas as pessoas que possivelmente praticam os rachas e acabam perturbando o sossego dos moradores

Garoto de 10 anos pega carro dos pais e bate em árvore no Reino Unido


Um menino de dez anos pegou o carro dos pais, mas acabou batendo o veículo. (Foto: Reprodução/The Sun)Um menino de dez anos pegou o carro dos pais adotivos, mas acabou batendo o veículo 3,2 km depois em uma árvore em Bellinge, Northamptonshire, no Reino Unido. Ele teria pego o veículo após uma discussão com os pais, segundo reportagem do jornal "The Sun".
De acordo com testemunhas, o garoto estava dirigindo de forma perigosa. Por causa do tamanho, outros motoristas mal conseguiam vê-lo ao volante.
Após bater, o menino tentou fugir e teria dito: "Não chamem a polícia".

Táxi é retirado da Avenida Brasil após ser imprensado por ônibus no Rio


Táxi é imprensado por ônibus (Foto: Reprodução/TV Globo)O táxi e os dois ônibus que se envolveram num acidente na Avenida Brasil foram retirados da via às 7h52 desta terça-feira (29), segundo a CET-Rio.
O acidente aconteceu por volta das 7h30, na pista sentido Centro, altura da Favela Parque União, em Ramos, no subúrbio do Rio de Janeiro. A pista seletiva, que chegou a ficar interditada por alguns minutos, já foi liberada.
Segundo a CET-Rio, às 7h52, quem seguia pela Avenida Brasil ainda encontrava trânsito intenso ao longo da via, com retenções a partir da Penha até o local do acidente.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o taxista ficou ferido, mas dispensou o atendimento médico e preferiu seguir sozinho para um hospital.

Tiroteio entre policiais da Rota e suspeitos deixa seis mortos em SP


Seis homens morreram após uma troca de tiros com policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) no estacionamento de um bar na Penha, Zona Leste de São Paulo, na noite desta segunda-feira (28).
Segundo a PM, 14 pessoas supostamente ligadas a uma quadrilha que atua nos presídios paulistas estavam reunidas no bar para combinar a libertação de um preso. Os suspeitos estavam na parte de trás do bar, onde fica o estacionamento. Eles não desconfiaram, entretanto, que policiais da Rota sabiam dos planos – eles foram avisados por uma denúncia anônima.
O preso que seria alvo do plano de resgate está no Centro de Detenção Provisória do Belém, a 6 km do bar. Os policiais foram avisados e cercaram a área - eles disseram que foram recebidos a tiros e revidaram. Cinco homens conseguiram fugir, um homem e duas mulheres foram presos e seis foram baleados. Os feridos morreram durante atendimento médico em um hospital da região.
Com o grupo, a PM apreendeu três carros, quatro coletes a prova de balas, sete tijolos de maconha e outros seis tijolos de cocaína, R$ 3 mil em dinheiro e oito armas - das quais quatro de uso restrito.

Criminosos se passam por PMs e assaltam dois ônibus na RJ-122


Dois ônibus foram assaltados em Cachoeiras de Macacu, na Região das Baixadas Litorâneas do Rio de Janeiro. Os veículos saíram de Nova Friburgo, na Região Serrana, e seguiam para São Paulo, onde os passageiros iriam fazer compras. O crime aconteceu na noite de domingo (27), na RJ-122, conhecida como Rio-Magé.

Oito homens encapuzados e armados se passaram por policiais militares para interceptar os ônibus, conforme mostrou o Bom Dia Rio. Segundo os passageiros, eles usaram um carro preto com uma sirene.

“Quando eles anunciaram o assalto, as pessoas entraram em pavor, só que eles falaram que não iam matar ninguém, mas iam assaltar todo mundo”, contou uma das passageiras.
Outros dois passageiros detalharam a ação dos criminosos. "Tudo aconteceu muito rápido: um barulho de sirene parecendo polícia e rapidinho eles entraram no ônibus falando que era um assalto", disse.

Os criminosos fugiram levando R$ 200 mil. O caso foi registrado na 159ª DP (Cachoeira de Macacu).

Comissão propõe descriminalização das drogas para uso pessoal


Quantidade considerada para uso próprio vai variar dependendo da droga.
Anteprojeto do novo Código Penal vai prever também crime de bullying.

A comissão de juristas constituída para elaborar o anteprojeto do novo Código Penal aprovou nesta segunda-feira (28) a descriminalização de drogas ilícitas para uso pessoal e a criação do crime de bullying, que no texto ficou classificado como "intimidação vexatória".

O anteprojeto do Código Penal deve ser entregue até o final de junho ao Congresso e depois será votado no Senado e na Câmara dos Deputados.

No caso das drogas, o texto aprovado diz que a substância para uso pessoal será assim classificada quando a quantidade apreendida for suficiente para o consumo médio individual por cinco dias, conforme definido pela autoridade administrativa de saúde.

Já o bullying, de acordo com o texto, será configurado quando houver intimidação, constrangimento, ameaça, assédio sexual, ofensa, castigo, agressão ou segregação a criança ou adolescente. A pena é de prisão de um a quatro anos e multa.

Drogas

De acordo com o relator da comissão, Luiz Carlos Gonçalves, a quantidade de droga tolerada para uso pessoal será definida de acordo com o tipo da substância. Quanto maior o poder destrutivo da droga, menor a quantidade diária a ser consumida.

“A redação diz que depende do fato concreto, se a pessoa for surpreendida no ato da venda não há dúvida, é tráfico. Cada droga terá a sua realidade e discutiremos se haverá definição de drogas de maior potencial lesivo”, explicou.

Na proposta dos juristas, o tráfico de drogas pode ter pena de cinco a dez anos e multa. Segundo o texto, vai incorrer em crime de tráfico aquele que “importa, exporta, remete, produz, fabrica, adquire, vende, expõe à venda, oferece, tem em depósito, transporta, traz consigo ou guarda, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, matéria, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas”.

As pessoas que semeiam, cultivam ou fazem a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que sirvam para matéria-prima para a preparação de drogas também poderão responder por tráfico de drogas.

Haverá descriminalização quando o agente “adquire, guarda, tem em depósito, transporta ou traz consigo drogas para consumo pessoal; semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de drogas para consumo pessoal”, segundo o texto aprovado.

Para determinar se a droga realmente destinava-se a consumo pessoal, o juiz deverá saber a natureza e a quantidade da substância apreendida, a conduta do infrator, o local e as condições em que ocorreu a apreensão, assim como as circunstâncias sociais e pessoais do consumidor de droga.

Os juristas ainda incluíram um novo artigo ao anteprojeto do Código Penal para criminalizar o uso ostensivo, mesmo que pessoal, de substância entorpecente em locais públicos, nas mediações das escolas ou outros locais de concentração de crianças ou adolescentes ou na presença deles.

Para esse crime, a pena será de “advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e/ou medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo”, de acordo com o texto do anteprojeto.

O relator da comissão explicou que a comissão tinha dúvidas sobre a lei atual em vigor que fala sobre drogas.

“Havia uma dúvida até na doutrina, se o uso ou porte da substância entorpecente era criminoso ou não. A comissão deu um passo e descriminalizou o porte para uso, mas com uma exceção importante: se esse uso for ostensivo diante de uma escola, um local de concentração de crianças e adolescentes será crime”, explicou Gonçalves.

De acordo com o texto, o uso compartilhado de droga vai ser penalizado. A pena pode ser de seis meses a um ano de prisão e multa. Já aquele que induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido da droga poderá ter pena de seis meses a dois anos de prisão.

Bullying

Os juristas incluíram ao anteprojeto do Código Penal a criminalização do Bullying, com o título de intimidação vexatória. Responderá por este crime aquele que “intimidar, constranger, ameaçar, assediar sexualmente, ofender, castigar, agredir, segregar a criança ou o adolescente, de forma intencional e reiterada, direta ou indiretamente, por qualquer meio, valendo-se de pretensa situação de superioridade, causando sofrimento físico, psicológico ou dano patrimonial”. A pena para este crime, sugerida pela comissão, é de prisão de um a quatro anos e multa.

Também foi incluído ao código artigo que fala sobre a perseguição obsessiva. Para os juristas, o ato de perseguir alguém de forma repetida reiterada ou continuada, ameaçando a integridade física ou psicológica da pessoa, restringindo a capacidade de locomoção ou de qualquer forma invadindo ou perturbando a sua esfera de liberdade ou privacidade pode causar prisão de dois a seis meses e multa.

Intervenção médica sem consentimento
Além disso, a comissão alterou o texto que fala sobre intervenção médica ou cirúrgica sem o consentimento do paciente ou representante legal.

Segundo o relator da comissão, a mudança aconteceu por solicitação de grupos religiosos. Com a alteração, o paciente que for maior de idade e capaz poderá manifestar sua vontade de não se submeter ao tratamento médico.

O texto atual diz que a intervenção médica ou cirúrgica, se justificada por iminente perigo de vida, pode acontecer sem o consentimento do paciente ou representante legal.

Cursos Técnicos em: Enfermagem, Administração, Agente Comunitário de Saúde e Enfermagem Proeja, Técnico em Agente Comunitário de Saúde. O


Cursos Técnicos em: Enfermagem, Administração, Agente Comunitário de Saúde e Enfermagem Proeja, Técnico em Agente Comunitário de Saúde.
O Colégio Estadual Castro Alves comunica que já estão abertas as inscrições para os Cursos Técnicos em: Administração; Enfermagem; Técnico em Agente Comunitário de Saúde; Enfermagem Proeja
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 07/05/2012 a 25/07/12 na secretaria do Colégio.
Para maiores informações, entrar em contato no seguinte telefone:
(43) 3524-2156


Mais de 2 milhões de reais foram gastos pela delegacia de Cornélio nos últimos anos


Após as denuncias feitas pelo Jornal Gazeta do Povo, um dos principais veículos impresso do estado. Desmoronou diversas dúvidas quanto aos gastos da Polícia Civil do Paraná. O dinheiro empregado com compras de produtos, serviços e combustível atingiram níveis exorbitantes.
Cornélio Procópio em um universo de 46 mil habitantes, gastou em 8 anos R$ 2.239.912,00, esses gastos foram estimados durante2004 a2011.  Mediante pesquisa no site da “Gestão do Dinheiro Público” do Governo do estado demonstrou detalhadamente o montante gasto por cada cidade do Paraná com a Polícia Civil.
A Gazeta do Povo demonstrou em suas reportagens que algumas delegacias estavam desviando dinheiro, a principal característica envolve o abastecimento de veículos, entre esses, carros que não estavam maisem circulação. Alémde gastos excessivos com delegacias que estão desativadas há anos.
O exemplo de um local que não tem mais o atendimento da Polícia Civil com sede própria e ainda continua gastado, está Leópolis. Com pouco mais de 4 mil habitantes a cidade gastou 13 mil reais em 2011, e R$ 75,580.00 nos últimos 8 anos. Com base nas informações do site Gestão Pública, o local não tem funcionários.
Veja a tabela de Gastos de Cornélio Procópio com combustíveis, compras e serviços.
ANO
VALOR
2011
R$ 342,400.00
2010
R$ 378,272.00
2009
R$ 219,850.00
2008
R$ 323,990.00
2007
R$ 318,330.00
2006
R$ 236,000.00
2005
R$ 232,000.00
2004
R$ 189,100.00
TOTAL
R$ 2.239,912.00
Em oito anos foram abertos 821 inquéritos na seda da 11ª Subdivisão Policial,em Cornélio Procópio. A delegacia de acordo com as informações divulgadas pelo site conta com 28 funcionários

» SINCLAPOL emite nota sobre reportagens da Gazeta do Povo


Polícia Civil - 22/05/2012
SINCLAPOL emite nota sobre reportagens da Gazeta do Povo
O Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná emite nota de repúdio sobre reportagens da Gazeta do Povo.

Abaixo, a nota na íntegra:

Em função de denúncias veiculadas no jornal Gazeta do Povo do dia 20 de maio de 2012, descrevendo e generalizando a Instituição Polícia Civil do Estado do Paraná como uma “Polícia Fora da Lei”, vimos a público emitir esta NOTA DE REPÚDIO, contra a impertinente e irresponsável reportagem.

Cito depõe e responsabiliza Karin


O ex-secretário Marco Cito atribuiu a responsabilidade pela compra dos livros da coleção “Vivenciando a cultura afro-brasileira e indígena” e dos kits escolares à ex-secretária de Educação, Karin Sabec, e disse que o prefeito Barbosa Neto assinou a documentação admitindo a inexigibilidade de licitação para os dois casos. Esses foram os principais pontos do depoimento de cerca de uma hora e meia que Cito prestou ontem aos vereadores da Comissão Especial de Inquérito (CEI) aberta pela Câmara para investigar denúncias de irregularidades na educação. Com relação ao desconto de 18% (R$ 111 mil) que a Editora Ética concedeu ao vender os livros, segundo declarou o presidente da CEI, vereador Rony Alves (PTB) na semana passada, o ex-secretário disse se tratar de uma novidade para ele.
Cito, que foi ouvido como testemunha, chegou às 14h20 à Câmara e deixou o prédio pouco depois das 16 horas. Ele chegou num carro do Departamento Penitenciário (Depen) sem algemas e sem uniforme da Penitenciária Estadual e Londrina (PEL), onde está preso desde 24 de abril, acusado de participar do esquema de suborno ao vereador Amauri Cardoso (PSDB). Cito estava sem a barba que costuma usar.
Centronic: Defesa em 32 páginas
O prefeito Barbosa Neto (PDT) protocolou no começo da noite de sexta-feira a sua defesa prévia na Comissão Processante (CP) que investiga sua responsabilidade no caso Centronic. A defesa foi entregue pelo advogado criminalista Rodrigo Sánchez Rios, de Curitiba. De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara, o documento tem 32 páginas, incluindo os anexos, que são matérias de jornais. Conforme o presidente da CP, Roberto Kanashiro (PSDB), a comissão volta a se reunir na manhã de quinta-feira. Até lá a defesa do prefeito será analisada. “A CP recebeu a defesa e a encaminhou para a Procuradoria”, explicou o presidente sobre o procedimento a ser adotado. Segundo ele, os depoimentos serão agendados a partir de quinta-feira. A CP não divulgou quem são as testemunhas arroladas por Barbosa em sua defesa. A reunião da manhã de quinta-feira não será acompanhada pela defesa, por tratar-se de uma reunião de trabalho.
O ex-secretário estava acompanhado pelo advogado Demétrius Coelho que o defende nas ações da esfera cível. Na esfera penal, o advogado de Cito é João dos Santos Gomes Filho. Cito não deu entrevista coletiva depois do depoimento, sob a alegação de que não teria autorização do juiz da 3ª Vara Criminal, Katsujo Nakadamori, para falar com a imprensa. Em seu lugar falou Coelho, que afirmou que a Secretaria de Gestão Pública, que estava sob o comando de seu cliente quando da compra dos kits escolares e dos livros, não tem responsabilidade pelas compras, pelo fato de ser “uma Secretaria meio”. Essa responsabilidade seria da “Secretaria fim”, que no caso concreto era a Educação – que foi quem pediu as compras.
O advogado afirmou que assim que Cito deixar a prisão vai convocar uma entrevista coletiva para “explicar exatamente o que está acontecendo”. “Ele tem se queixado que já esta condenado pela opinião pública, mas o processo ainda está em trâmite. O princípio de inocência previsto na Constituição não está sendo observado”, concluiu Coelho.
Novidade
De acordo com o presidente da CEI da Educação, vereador Rony Alves (PTB), a novidade trazida pelo depoimento de Cito, foi o reconhecimento de que o prefeito assinou os documentos “convalidando” a inexigibilidade de licitação nos dois casos sob investigação pela comissão. Os livros da coleção “Vivenciando a cultura afro-brasileira e indígena” foram comprados sem licitação a pedido da Secretaria de Educação. Já no caso dos kits escolares, a Prefeitura de Londrina pegou “carona” numa licitação feita em São Bernardo do Campo (SP), alegando economia de 30%, que a qualidade do material era boa e que havia pressa em fazer a compra.
“Foi a primeira vez que alguém reconheceu que o prefeito assinou o documento de inexigibilidade e é muito importante que o próprio Cito reconheça isso”, afirmou. Mas quanto ao prefeito, ele foi cauteloso: “é muito precoce, ainda não dá para dizer que chegou ao prefeito”.

Governo faz mudanças na Civil


O governo do Paraná cancelou ontem todas as placas reservadas usadas pelas viaturas das polícias Civil e Militar e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Um delegado vai investigar o uso pessoal de carros oficiais. Também serão estornados os repasses do fundo rotativo da Polícia Civil relativos a abril. Um delegado e um escrivão foram afastados dos cargos de chefia de setores estratégicos da Polícia Civil. As medidas foram anunciadas ontem pelo governador em exercício, Flávio Arns, no lastro das denúncias publicadas pela Gazeta do Povo desde o dia 20 na série “Polícia Fora da Lei”, que mostra dinheiro sendo enviado a delegacias fantasmas e delegados, escrivães e investigadores usando carros oficiais para levar os filhos à escola, ir às compras e a bordéis.
Foram afastados o chefe do Grupo Auxiliar de Planejamento (GAP), Luciano Pinho Tavares, e o chefe do Grupo Auxiliar Financeiro (GAF), Pedro Reichembak Brito. Para as funções foram indicados os delegados Naylor Robert de Lima e Jairo Estorílio, que é presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná. Os dois substituídos foram flagrados pela reportagem usando para fins particulares viaturas com placas reservadas da Polícia Civil. Eles faziam parte da equipe que controla a verba do fundo rotativo da corporação, também alvo de denúncias da reportagem.
Apesar da repercussão negativa e das investigações que serão realizadas na gestão do fundo e das viaturas, Brito continuará na equipe do GAF. Tavares ainda não tem uma função determinada. Os repasses do fundo rotativo relativos a abril serão liberados de acordo com a nova norma publicada após as denúncias de consumo de dinheiro público em delegacias fantasmas.
As reportagens da Gazeta do Povo fizeram o governo rever a normatização para uso de viaturas no estado. Arns assinou Decreto, a ser publicado hoje, autorizando a Sesp a publicar amanhã uma resolução mudando as normas de controle da frota. Além disso, veículos cedidos a outros órgãos do estado serão recolhidos, exceto os emprestados aos Gaecos. A partir de agora, placas reservadas só serão liberadas pelo secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César Sobrinho, e pela Casa Militar. Os veículos continuarão a ser usados nos trabalhos policiais, a princípio com as placas originais.
O governo designou o delegado Walter Baruffi Filho para investigar cada caso denunciado pela reportagem sobre uso irregular de viaturas. Ele deve apresentar em 30 dias a conclusão de cada episódio registrado pela reportagem.
Afastamento
O Sindicato dos Inves­tigadores de Polícia do Paraná (Sipol) defende o afastamento imediato de todos os policiais flagrados usando “mordomóveis” até que as investigações sejam concluídas. Paralelamente, o sindicato encaminhou ofícios ao governador em exercício, Flávio Arns, e ao secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, sugerindo a suspensão das reuniões do Conselho da Polícia Civil. “O afastamento é uma medida de transparência. O Conselho é o órgão que toma as decisões mais importantes da Polícia Civil”, disse Ramires.
Delegado-geral foi alertado do desvio há 1 ano
O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Marcus Vi­­nícius Michelotto, já havia sido comunicado oficialmente, em julho de 2011, da existência dos “mordomóveis”, viaturas usadas para fins pessoais por delegados, escrivães e investigadores. Um mês depois, em agosto, a denúncia foi arquivada pelo Conselho da Polícia Civil, órgão responsável por julgar transgressões de policiais, por exemplo. Não é difícil supor o motivo do arquivamento: três dos seis delegados que integram o Conselho foram flagrados pela Gazeta do Povo fazendo uso particular de veículos oficiais.
A denúncia chegou ao comando geral da polícia por meio de ofício encaminhado pelo Sindicato dos Investigadores de Polícia do Paraná (Sipol). “É notório que delegados de polícia fazem uso de viaturas que ficam à sua disposição em caráter de exclusividade”, alertava o Sipol. Investigadores eram obrigados a fazer a limpeza dos veículos oficiais a mando dos delegados. “Além do exemplo citado, há outras ocorrências de natureza análoga em que se confunde o público com o particular e isso é prejudicial ao serviço público e, sobretudo, constrangedor para o servidor, por razões óbvias”, ressaltava o ofício.
A denúncia foi arquivada por unanimidade pelo Conselho da Polícia Civil, alegando “solicitação genérica” e falta de “situação concreta a ser analisada”. Nenhuma providência foi tomada. Além do delegado-geral, votaram pelo engavetamento os delegados Benedito Gonçalves Neto, Paulo Ernesto de Araújo Cunha e Luiz Carlos de Oliveira. Os três usam “mordomóveis”. A Gazeta do Povo flagrou Oliveira indo a uma casa de prostituição com a viatura e Benedito fazendo compras num supermercado.
Corregedor-geral da Polícia Civil, Paulo Ernesto foi flagrado com um Renault Fluence fazendo compras em uma padaria num sábado, quando não há expediente. Há seis meses, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público Estadual, também enviou ofício ao corregedor-geral informando sobre o uso das viaturas da corporação para fins particulares. A denúncia foi ignorada mais uma vez.

VIDA E CIDADANIA | 4:14

Cúpula da Polícia Civil usa viaturas para fins pessoais

Os “mordomóveis”, como são chamadas algumas viaturas no meio policial, servem para levar filhos a escolas, fazer compras e até para ir ao bordel ao invés de estarem sendo usadas em investigações.

Reincidentes na solicitação do benefício deverão fazer curso


Trabalhadores que requisitarem o seguro-desemprego pela terceira vez dentro de um período de dez anos terão que participar de um curso de qualificação profissional, com carga horária mínima de 160 horas, para poder receber o benefício. Seguindo a determinação do governo federal, a Secretaria do Trabalho Emprego e Renda de Londrina lançou, na tarde de ontem, o Programa de Curso de Qualificação Profissional Para Beneficiários do Seguro-Desemprego, uma das ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
IFPR oferece 1,5 mil vagas
No Senai, os cursos oferecidos por meio do Pronatec serão definidos até o final desta semana. Já no Instituto Federal do Paraná (IFPR), 1,5 mil vagas de capacitação serão ofertadas para solicitantes do seguro-desemprego e demais ações integrantes do programa, como estudantes de ensino médio, beneficiários do bolsa família e futuros funcionários de hotéis e restaurantes durante a Copa do Mundo. “Ainda estamos aguardando a Secretaria do Trabalho definir quais cursos vai querer pela modalidade do seguro-desemprego. Mas serão cursos de 160 a 240 horas, ou seja, dois a três meses de duração. A meta é oferecer 3 mil vagas/ano pelo Pronatec até 2014. Mas, como esse ano começou tarde, vamos oferecer umas 1,5 mil”, explica a diretora geral do IFPR, Edilamar Leonart.(B.K.)
Na prática, ao procurar o Sistema Nacional de Emprego (Sine), além de receber novas ofertas de trabalho, os reincidentes na habilitação ao seguro-desemprego serão encaminhados a cursos nas áreas de indústria, comércio, construção civil e serviços. Em Londrina, as instituições que ministrarão essas capacitações obrigatórias são Senac, Senai e Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Sem saber informar dados nacionais sobre reincidência nos pedidos de seguro-desemprego, a operadora do Pronatec Gisele Pascoal explica que o programa foi criado com o objetivo de qualificar o trabalhador. “Ele não foi criado por conta de reincidências em rescisões contratuais. Na verdade, o programa pretende ajudar o trabalhador a reingressar no mercado de trabalho. Mas se, em dez anos, o trabalhador teve acesso ao seguro-desemprego pela terceira vez, ele fica obrigado a fazer o curso.”
Somente no Senac em Londrina serão ofertadas 200 vagas em cursos na área de comércio e prestação de serviços, como auxiliar administrativo, promotor de vendas, recepcionista, operador de caixa, camareira, vendedor, porteiro e vigia. “A pessoa que for reincidente no seguro-desemprego terá acesso ao catálogo de cursos e pode escolher se capacitar na área em que já trabalhava ou mudar de área, de acordo com a oferta de emprego. Quem fará o cadastro e nos encaminhará essas pessoas é o próprio Sine”, explica Celise Ferreira, do Senac.

Além das aulas e do material didático totalmente gratuitos, o trabalhador matriculado nesses cursos também recebe auxílio de R$ 1 por hora de aula. “Esses nossos cursos têm duração de dois meses e meio, com quatro horas diárias, na parte da manhã ou da tarde.” De acordo com Celise, os cursos oferecidos pelo programa foram escolhidos de acordo com a demanda do mercado de trabalho e não se diferenciam dos cursos oferecidos ao público em geral. Inclusive, quem comprovar frequência de 70% em cada disciplina recebe um certificado do Senac. “São cursos bastante procurados. Esse de auxiliar administrativo mesmo custa R$ 900 na programação aberta. A ideia é capacitar esse trabalhador para preencher vagas no mercado. Sabemos que vaga tem, o que falta é mão de obra capacitada.”

Tempo fica estável em Londrina


A terça-feira (29) amanheceu com céu claro e sol em Londrina. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, o tempo fica estável ao longo de todo o dia em razão de uma massa de ar seco que está sobre o estado e impede a formação de áreas de chuvas.
Mesmo com a presença do sol, a temperatura máxima não passa dos 26°C.

OCORRÊNCIAS POLICIAIS


1. OCORRÊNCIAS ATENDIDAS DIA 28 PARA 29 DE MAIO 2012

DROGA PARA CONSUMO
CORNÉLIO PROCÓPIO: Às 14h25m equipe PM efetuava patrulhamento pela Vila América, momento em que um indivíduo de 21 anos tentou se desfazer de um cigarro de maconha ao avistar a viatura PM. Logo, encaminharam-no junto à droga para o devido procedimento legal.

DROGA PARA CONSUMO
CORNÈLIO PROCÓPIO: Às 16h45m equipe PM realizava policiamento ostensivo pelo Conjunto Florêncio Rebolho, momento em que foi avistado um rapaz de 19 anos em atitude suspeita, e com o qual foi apreendido um papelote de maconha. Diante do fato, encaminharam-no para o devido procedimento legal.

ADQUIRIR / VENDER / PRODUZIR / OU FORNECER DROGAS
BANDEIRANTES: Por volta de 10h30m, através de serviço de monitoramento, equipe PM efetuou a apreensão de um adolescente de 17 anos, o qual foi flagrado vendendo uma pequena quantidade de maconha no Terminal Rodoviário. O jovem infrator foi encaminhado junto À droga para o devido procedimento legal.

PRESO RECAPTURADO
BANDEIRANTES: Por meio de serviço de informação e monitoramento, equipe PM deslocou até o Bairro Bela Vista, na Rua Tulio De Carli, onde conseguiu recapturar um dos foragidos daquela Cadeia Pública. O fugitivo Dione Gonçalo Diniz, 21 anos, vulgo “Padre”, se encontrava escondido no interior de uma casa, e portanto, foi reconduzido para o devido procedimento legal.

ADULTERAÇÂO DE SINAL IDENTIFICADOR DE VEÍCULO AUTOMOTOR
ANDIRÁ: Durante patrulhamento pela Rua São Paulo, ás 17h00, equipe PM da Rotam efetuou abordagem a uma motocicleta que se encontrava tanto com a placa como o chassi trocados (de outra motocicleta). O condutor da motocicleta Jefferson César, 26 anos, alegou ter adquirido o veículo de outro indivíduo por nome João Antonio, 36 anos. Por fim, ambos foram encaminhados junto ao veículo adulterado para o devido procedimento legal.

VEÍCULO RECUPERADO
ANDIRÁ: Através de serviço de informação, e por volta de 14h30m, equipe PM conseguiu recuperar um veículo VW/Gol, de placa CCF-1631, de Franca-SP, e que havia sido furtado em data de 23 de Maio último. O veículo em questão se encontrava abandonado em meio a um canavial de um Sítio localizado no bairro rural Barreirão. Logo, o veículo seguiu apreendido para perícias e posterior devolução ao proprietário.

FURTO DE VEÍCULO
ASSAÍ: Às 08h10m compareceu à Sede da 3ª Cia o Sr João Carlos, o qual passou a relatar que uma hora antes percebeu que seu veículo VW/Fusca, de placa AIF-2601, ano 1986 (azul), havia sido furtado do interior de sua garagem, na Rua Anellio Luzi. Ante o exposto, a rede de policiamento regional foi acionada persistindo diligências nesse sentido.