quarta-feira, 31 de julho de 2013

Deputado federal João Arruda defende fim da reeleição e coligações proporcionais no país

Deputado federal João Arruda defende fim da reeleição e coligações proporcionais no paísOs eleitores brasileiros querem o fim da reeleição em todos os cargos, o fim das coligações proporcionais para vereadores, deputados estaduais e federais, mecanismos para garantir a fidelidade partidária e a coincidência de mandatos em todos os níveis de poder. As constatações têm como base o levantamento do deputado federal João Arruda(foto) do PMDB, com questionário elaborado para apresentar a posição da bancada do PMDB no grupo de Trabalho de Reforma Política.
O levantamento, com milhares de participações, incluiu respostas de representantes de todos os setores da sociedade e vai nortear o mandato de João Arruda na discussão da reforma eleitoral. 
“São as minhas respostas a uma proposta concreta que os eleitores ajudaram a construir”, afirma. 
O deputado vai encaminhar sua posição a Marcelo Castro, indicado pelo PMDB para integrar o Grupo de Trabalho de Reforma Política na Câmara.

IDH-M 2010 DE BANDEIRANTES E REGIÃO

O município de Bandeirantes apresentou um aumento no IDH-M, ocupando a 1107ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 1106 (19,87%) municípios estão em situação melhor e 4.459 (80,13%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 399 outros municípios de Paraná, Bandeirantes ocupa a 92ª posição, sendo que 91 (22,81%) municípios estão em situação melhor e 308 (77,19%) municípios estão em situação pior ou igual.

Já as cidades da região; Abatia obtinha o 306º em 2000 e agora esta no 277º lugar. Andirá  em 2000 aparecia no ranking em  195º, agora em 2010 chega a 98º posição. Cornélio Procópio que em 2000 estava em  38º, agora aparece na 20º lugar no ranking. Cambará em 2000 era 102º caiu para 123º. Barra do Jacaré em 2000, ocupava a 40º, vem agora na 45º posição. Itambaracá em 2000 era de 285º, agora aparece no 261º posição. Aas cidade que mais amarga os piores índices, de acordo com o Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil, organizado pelo Programa nas Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) e cujo resultado de 2010 foi divulgado nesta segunda-feira (29),  em nossa região foram Santa Amélia que saiu da 296º em 2000 para 355º posição em 2010, já Santa Mariana  foi a que mais caiu na região, saído de 156º em 2000 para 238º.

As dez melhores cidades do Paraná mudaram pouco em uma década: apenas três trocaram de posição. A maior ascensão foi de Cascavel, no Oeste. O município apresentou um aumento de 13% no IDH-M, passando de 0,692, o 12º lugar do ranking em 2000, para 0,782, o quarto melhor resultado da lista de 2010. As outras cidades que entraram no topo do ranking foram Francisco Beltrão, no Sudoeste, que passou de 0,683 na 16ª posição para 0,774 o 8º melhor resultado, e Toledo, que ganhou o décimo lugar do ranking ao evoluir de 0,694 para 0,768 na década.
As melhores
Os municípios que deixaram a lista das dez melhores cidades do estado foram Entre Rios do Oeste, no Oeste, que agora ocupa a 17ª posição; Maripá, também no Oeste, que está no 21º lugar no ranking; e Ivatuba, no Norte Central, que ficou em 12º lugar. As cidades que completam a lista de melhores do estado são Quatro Pontes (Oeste), Pato Branco (Sudoeste), Londrina (Norte), Marechal Cândido Rondon (Oeste) e Palotina (Oeste).

As Piores
Entre os piores resultados do estado, seis cidades permanecem entre os dez menores índices há uma década. Além de Doutor Ulysses, Cerro Azul (Região Metropolitana), Laranjal (Centro Sul), Guaraqueçaba (Litoral), Coronel Domingos Soares (Centro Sul) e Tunas do Paraná (Região Metropolitana) não conseguiram melhorar os índices a ponto de saírem das últimas colocações. Quatro municípios tiveram melhoras menores nos índices e agora estão entre as piores posições: Ortigueira (Centro Oriental), Santa Maria do Oeste (Centro Sul), Diamante do Sul (Oeste) e Inácio Martins (Centro Sul). Já as cidades que melhoraram os índices e deixaram a lista dos menores índices de desenvolvimento se concentram na região Centro Sul: Marquinho, Goioxim e Rio Bonito do Iguaçu, além de Cândido de Abreu, no Norte Central.

Motoristas são detidos em Sertaneja e Bandeirantes conduzindo carros sem CNH

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVADurante patrulhamento pela Rua Machado de Assis, por volta das 10h15 da manhã de segunda feira (29), policiais militares de Sertaneja (32 Km de Cornélio Procópio), realizaram a abordagem de um veículo GM/ Monza.
Ao solicitaram a documentação do carro e do motorista, os PMs constataram que o condutor não possui a habilitação e o Monza se encontrava com débitos de impostos atrasados.
Já em Bandeirantes (32 Km de Cornélio Procópio), no período da tarde, um motociclista também foi abordado por policiais militares na Avenida Bandeirantes e como em Sertaneja, o condutor não possuía habilitação.

Em Assaí, menor infrator é apreendido acusado de tráfico de drogas

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVASegundo relatório da Polícia Militar de Assaí (35 Km de Cornélio Procópio), por volta das 19h20 de segunda feira (29), uma equipe da PM surpreendeu um adolescente de 16 anos que vendia drogas pela Rua Rui Barbosa, sendo que o referido adolescente ao perceber a presença da viatura ainda tentou se esconder no interior do banheiro de uma bar, entretanto foi apreendido.

Com o jovem, os policiais encontraram 20 capsulam plásticas contendo cocaína, além da quantia de R$ 20,00,

Diante do flagrante, o infrator foi encaminhado junto à droga para propositura de medida socioeducativa.


Jovem de 18 anos de idade é preso em Santa Mariana traficando droga

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVADe acordo com o Sgt. Marcelino da Polícia Militar de Santa Mariana (12 Km de Cornélio Procópio), durante à noite de segunda feira (29), a equipe da PM realizava patrulhamento pelo Conjunto Luiz Mozzeli Neto, quando se deu a abordagem de um rapaz de 18 anos, por alcunha “Bunda Azul”, o qual se encontrava em atitude suspeita naquela localidade.
Durante revista pessoas, com o suspeito, os PMs encontraram 07 pedras de crack e 01 porção de maconha, configurando o crime de tráfico de drogas.
“Bunda Azul” já possuía passagens pela polícia por outros tipos de delitos na cidade, como por exemplo, furto, informou o Sgt. Marcelino.
Preso em flagrante, o acusado foi encaminhado junto às drogas para o devido procedimento legal.

Polícia Militar acaba com “Boca de Fumo” em São Sebastião da Amoreira

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVANa manhã de terça feira (30), através de denúncia anônima, a Polícia Militar de São Sebastião da Amoreira (41 Km de Cornélio Procópio), realizou uma operação de combate ao tráfico, onde acabou estourando uma "boca de Fumo", na no bairro Jardim Alvorada II.
Segundo informações, o tráfico ocorria em uma residência na região do Cemitério Municipal, e duas mulheres foram presas com grande quantidade de drogas, informou o Comandante Sgto. Jairo Silveira.
As acusadas foram detidas e encaminhadas para os devidos procedimentos legais, a PM ainda faz o levantamento das drogas encontradas e logo toda a operação será divulgada em detalhes. (Com informações da Tribuna de Amoreira)


Procopenses se envolvem em acidente entre na PR 160 entre Nova Fátima e Santo Antônio do Paraíso

Por volta das 19h de terça feira (29), um veículo  Fiat/Strada colidiu com um caminhão bi trem carregado de cana-de-açúcar na PR 160, ente os municípios de Nova Fátima e Santo Antônio do Paraíso (cerca de 40 Km de Cornélio Procópio).
Socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência do Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio (SIATE), foram acionados e se dirigiram ao local com todo equipamento disponível para desencarceramento de vítimas, pois informações davam conta que havia duas pessoas presas nas ferragens do carro.
Segundo o SD Luciano do SIATE, chegando à área do acidente, os socorristas constataram que a situação não era tão grave. As vítimas já tinham sido retiradas do local por uma ambulância que passava pela rodovia vinda da  cidade de Santo Antônio do Paraíso e os estavam levando para Nova Fátima.
A equipe do SAITE foi ao encontro da ambulância e assumiu o transporte dos pacientes e de acordo com o relato do SD Luciano, o condutor da pick up, de nome Cícero, 59, morador de Cornélio Procópio apresentava fortes dores no tórax por ter batido o peito contra o volante do carro no momento do choque.
O passageiro que o acompanhava, de nome Divino, 53, também reclamava de dores no tórax, ocasionado pelo cinto de segurança.
Comforme afirmaram as vítimas, o acidente se deu quando a carreta saiu de uma estrada rural e cruzou a rodovia, não dando tempo hábil de o motorista frear carro, vindo este a colidir no meio no rodado do caminhão.
A pick up saiu da pista e apesar do forte impacto, ambos tiveram muita sorte e escaparam com vida do acidente, sem maiores ferimentos, afirmaram testemunhas.


As vítimas foram encaminhadas ao pronto-socorro da Santa Casa de Cornélio Procópio para um exame completo.

Homem transtornado tenta se matar usando facas na Vila São Pedro e precisa ser contido pela PM

No início da madrugada de quarta feira (31), na Vila São Pedro, em Cornélio Procópio, um homem de 31 anos de idade com distúrbios mentais, o qual apresentava um comportamento agressivo e insano, agravado provavelmente pelo uso de drogas e álcool, tentou tirar a própria vida.
Segundo o SD Kitamura que participou da ocorrência, os pais da vítima acionaram a PM por volta da meia-noite para conter seu filho que estava muito alterado. O rapaz os ameaça de morte, quebrava os móveis de casa, dizia que iria colocar fogo no imóvel e se golpeava com as facas.
Chegando ao local com duas equipes policiais, os PMs se depararam com os pais do rapaz do lado de fora da casa e o filho dentro do imóvel, armado com duas facas, forçando-as contra o seu corpo, ferindo pulsos, braços e pescoço, em evidente tentativa de suicídio.
Socorristas do SAMU e Corpo de Bombeiros (SIATE) foram acionados enquanto os PMs tentavam acalmar o indivíduo. Aproveitando um momento de distração, o SD Augusto com agilidade e cautela conseguiu conter o rapaz, que havia deixado as duas facas de lado, mais matinha uma terceira a forçando contra o seu pescoço.
Com a chegada dos socorristas, o cidadão teve os seus ferimentos tratados, mas se mantinha muito agitado e inquieto, sendo preciso colocá-lo na viatura policial para ser levado ao pronto-socorro, pois no estado que estava, seria impossível mantê-lo dentro da ambulância com segurança.
Diante do fato, o paciente foi colocado na viatura policial e encaminhado a Santa Casa. Chegando ao hospital municipal, ao ser retirado da viatura, policias e socorristas se surpreenderam, o rapaz mesmo algemado havia tirado o cadarço do tênis e tentado se enforcar no interior do compartimento de transporte de presos da viatura, chegando a desfalecer.
Rapidamente ele foi retirado do veículo policial e o cadarço do tênis que estava em volta do seu pescoço foi cortado.
Ao recobrar a consciência, o paciente ainda se mantinha alterado, sendo ele atendido pela equipe clínica do hospital, que deram pontos em seus ferimentos mais profundos.


A vítima foi medicada e liberada, voltando para casa com a ambulância dos socorristas um pouco mais calma, sendo acompanhada pelos policiais, ficando ele sob os cuidados dos pais.

Meliante sem noção oferece droga por telefone sem saber que do outro lado da linha estava um PM

De acordo com o Sgt. Carlos da Polícia Militar de Cornélio Procópio, no início da tarde de terça feira (29), um meliante ligou para um telefone celular e iniciou uma conversa referente a drogas com quem atendeu o telefonema e pouco depois ofereceu crack a quem o ouvia, porém ele não sabia que a pessoa que estava do outro lado da linha era um policial militar.
O PM estranhou o telefonema, algo assim nunca havia acontecido antes e manteve a conversa com o rapaz que se identificou como Ricardo, meliante já conhecido por envolvimento com o tráfico de drogas e porte de arma.
Segundo o policial, Ricardo afirmou que poderia proporcionar qualquer quantidade de drogas a quem interessasse e então dois se acertaram em conversar de novo.
Por volta das 14h, Ricardo ligou pela segunda vez e já imaginando que o dia terminaria em uma grande apreensão de drogas e mais um traficante atrás das grades, o PM combinou comprar certa quantidade de crack, marcando hora e local da entrega mediante a pagamento em dinheiro.
Ricardo disse que acionaria seu comparsa, um indivíduo de nome Alan Jones, morador da Rua José Alfredo de Carvalho, na Vila Independência, local conhecido da PM por se tratar de uma região da cidade onde o tráfico é intenso.
Alan que também já conhecido da polícia por diversas passagens seria o responsável direto pela venda.
O local combinado para a transação foi a quadra da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e uma operação de prisão foi organizada, onde os dois indivíduos que conversavam por celular passaram a ser monitorados pela PM.
Pouco depois, na quadra da UENP, Alan Jones foi preso em flagrante com 40 gramas de crack e Ricardo na Rua Alfredo José de Carvalho.
Foram apreendidos os celulares dos detidos e R$160,00 que estava em posse de Ricardo.
De acordo com o Sgt. Carlos que participou da prisão, a mãe de Ricardo reconheceu que o filho é viciado e faz este tipo de serviço em troca de uma porcentagem em drogas para se manter.
Ambos os acusados foram conduzidos para a 11º SDP, onde foram apresentados a autoridade policial de serviço.
Na delegacia, Luiz Ricardo Yani, mais conhecido como “Ricardinho”, afirmou que fuma maconha e negou o crime de tráfico, dizendo que apenas conversou com Alan Jones por telefone para dar um recado enquanto estava na frente da casa de uma amiga e acusou o Sgt. Carlos de perseguição.
Ricardinho afirmou que sabia que o amigo usava drogas, mas não tinha conhecimento que ele vendia crack, visto que o entorpecente aprendido estava solto e não embalado para venda.
Por outro lado Alan Jones assumiu a propriedade da droga, garantindo que as 40 gramas de crack encontrados com ele era para consumo próprio durante a semana e não para a venda.


terça-feira, 30 de julho de 2013

Acidente na Vila Independência deixa casal de motociclistas feridos

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Cornélio Procópio (SAMU), foram acionados por volta das 18h45 de segunda feira (29), para atenderem a um acidente envolvendo auto/moto entre as  ruas João Mazzini e Tibagi, na Vila Independência, onde duas pessoas ficaram feridas
De acordo com o técnico em enfermagem Marley, ao chegarem ao local, os socorristas se deparam com o condutor da motocicleta, de nome Haroldo, 26, apresentando um corte contuso no braço esquerdo e reclamando de fortes dores no pulso.
Haroldo estava com a esposa, de nome Jéssica, 21, que estava na garupa da moto, a qual sofreu contusões e escoriações nas pernas.
Ambos estavam conscientes e orientados e os ferimentos foram considerados leves.
Segundo o condutor da moto, ele foi fechado por um automóvel que vinha na direção oposta e ao frear, acabou perdendo o controle do veículo, vindo a cair.
Por pouco o motociclista e esposa não foram parar em baixo do carro.


Após receberam os primeiros atendimentos e passarem por uma breve avaliação, as vítimas foram encaminhadas ao pronto-socorro da Santa Casa local.

Trabalhador se fere gravemente com serra elétrica em Andirá e necessita ser encaminhado a Santa Casa de Cornélio Procópio

Na tarde de segunda feira (29), um trabalhador da cidade de Andirá foi trazido às pressas para a Santa Casa de Cornélio Procópio com um profundo corte provocado por uma serra elétrica.
De acordo com a técnica de enfermagem Ione do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que trouxe o paciente de Andirá (52 Km de Cornélio Procópio), o serralheiro de nome Reinado, 45, manuseava a máquina como o faz todos os dias, quando de repente o disco de metal quebrou e o atingiu na região do abdômen, provocando um corte de cerca de 15 centímetros.
A vítima foi levada ao pronto-municipal de Andirá, mas após avalição médica, por precaução os clínicos logo encaminharam o paciente a Santa Casa de Cornélio Procópio, pois o trabalhador precisava passar por uma delicada cirurgia.
Ao dar entrada no hospital, Reinado foi levado ao centro cirúrgico e logo após a operação foi encaminhado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde está sob observação.


No Florêncio Rebolho, reunião barulhenta acaba em dano ao patrimônio público, desacato e prisão

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVAPor volta das 2h da madrugada de domingo (28), policiais militares de Cornélio Procópio foram acionados para atender a uma ocorrência de perturbação do sossego na Rua Avelino Nunes da Costa, no Conjunto Habitacional Florêncio Rebolho, onde um indivíduo estaria com um aparelho de som na calçada, em frente a sua casa com volume excessivamente alto e incomodava os vizinhos.
Ao chegarem ao local, os PMs constataram o fato e orientaram o morador a diminuir o volume do som, o qual respeitou a ordem dos policiais a princípio. Entretanto, com a saída da viatura, novamente os frequentadores da residência elevaram o volume do aparelho para confrontar os vizinhos que reclamaram.
A PM teve que voltar ao local e durante nova advertência, um dos frequentadores, por prenome André, 27, passou desacatar os policiais usando palavras de baixo calão, com o intuito de ofendê-los, chegando mesmo a fazer ameaças de morte contra um dos PMs.


Diante do fato, tornou-se necessário encaminhá-lo para o devido procedimento legal e durante a condução indivíduo, esse também passou a fazer ameaças contra os vizinhos e veio a danificar o interior viatura policial, sendo também enquadrado no crime de dano ao patrimônio público.

Agência de banco sofre ataque de vandalismo em Santa Mariana

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVANo domingo (23), policiais militares de Santa Mariana (12 Km de Cornélio Procópio), foram acionados via 190, para comparecer a agência do Banco Itaú que sofreu um ataque de vandalismo.
Ao chegarem ao local, os PMs encontraram um dos caixas eletrônicos danificado, com o vidro da tela quebrado. Em cima do caixa os policiais avistaram uma carteira contendo alguns documentos pessoais de um homem.
A equipe conhecendo o endereço da pessoa foi até a residência, porém foram atendidos pela mãe do rapaz, que informou que seu filho havia saído para passear.
Diante do fato, foi realizado patrulhamento a fim de localizar o rapaz, porém sem êxito.
A equipe entrou em contato responsável pela agência, a qual foi informada a respeito do acontecido, assim como a carteira foi entregue á Delegacia de Polícia Civil.


PM encontra veículo abandonado na BR 369 – Dono não sabia que o carro havia sido furtado

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVAPoliciais militares de Bandeirantes (32 Km de Cornélio Procópio), foram informados no domingo (28), que um veículo abandonado no KM 53 da na BR 369, nos arredores da cidade e ao se dirigirem para o local encontraram um VW/ Voyage branco de placas AGA-9813, município de Andirá.
O mesmo estava aberto e com a chave mixa no chão do veículo, porém não havia queixa de furto ou roubo do veículo.
Os policias entraram contato com PM de Andirá, que deslocou até o endereço que constava no registro de veículos, onde o proprietário ainda não tinha percebido que o veículo havia sido furtado.


Diante do fato, o proprietário fez o alerta de furto no pelotão de Polícia Militar de Andirá e o veículo foi entregue na Delegacia de Policia de Bandeirantes para as medidas cabíveis.

Assaltantes armados trancam família em quarto e roubam carro em Ribeirão do Pinhal

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVADois homens armados com revólveres invadiram uma residência na rua Paraná esquina com a Rua Marcionilio Reis Serra, no centro de Ribeirão do Pinhal (56 Km de Cornélio Procópio) na manhã de domingo, 28 e fizeram uma família de refém.
Os bandidos trancaram os moradores, em um quarto e roubaram pertences das vítimas. Em seguida a dupla fugiu levando um GM Montana, de cor branca, placas AVE-7829 de Santo Antônio da Platina.
Após o roubo, a família acionou a Polícia Militar que fez buscas pela região. Um dos autores, segundo informações das vítimas, era um rapaz moreno claro, aparentando 15 anos, que vestia boné, jaqueta escura e estava armado com um revólver de cano fino.
O outro autor era um rapaz de pele clara, olhos claros, vestia boné, jaqueta e calça jeans, e também estava armado com um revólver. O rapaz moreno chamava o mais claro pelo apelido de Alemão.
Com informações de que o carro roubado havia tomado à direção do bairro Triolândia, divisa com o município de Ibaiti, os policiais fizeram buscas no local e apreenderam um adolescente de 15 anos que confessou a participação no assalto.
O menor contou que fez o roubo na companhia de um sujeito conhecido por Alemão e disse aos policiais que após o roubo os dois seguiram com o veículo roubado para a cidade de Congonhinhas para assaltar um mercado, mas que o roubo não foi realizado porque havia muitas pessoas no local.
Em seguida a dupla seguiu para a cidade de Santo Antônio do Paraíso para roubar um posto de gasolina, mas também desistiu em virtude da grande movimentação.
A dupla então se deslocou até Ibaiti onde Alemão deixou o carro em frente à Sudati, dizendo que venderia o carro para fugir para São Paulo. O veículo foi recuperado pela Polícia Militar de Ibaiti e entregue na 37ª Delegacia Regional de Polícia para ser devolvido ao proprietário. Alemão ainda não foi preso e as armas também não foram localizadas. (Redação Rádio Cabiúna)


Em Amoreira, Inconformado com separação, indivíduo espanca ex-companheira e diz que vai matar PMs

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVADe acordo com o relatório da Polícia Militar de São Sebastião da Amoreira (41 Km de Cornélio Procópio), por volta das 18h15 de domingo (28), a equipe de serviço da PM, foi acionado por uma senhora que foi agredida fisicamente pelo ex-companheiro em sua residência na Rua Guadalajara.
Chegando ao local os policias constaram o fato e deram voz de prisão ao indivíduo passou a ameaçar e desacatar os PM, dizendo que iria matar um deles, sendo então contido e encaminhado para o devido procedimento legal.


Segundo a ex-companheira, o homem estaria inconformado com a separação do casal. A mulher foi orientada a representar contra o agressor, sendo protegida pela Lei Maria da Penha.

Motorista é abortado por meliantes armados e tem caminhão carregado de soja roubado na BR 369

FOTOMONTAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVADe acordo com o relatório da Polícia Militar de Jataizinho (36 Km de Cornélio Procópio) um caminhão bi trem Scania 113, ano 1994, foi roubado às 02h da madrugada de domingo (28) enquanto estava estacionado em um Alto Posto localizado no KM 128 às margens da BR 369.
A carreta de cor vermelha e placas IDS-5254 de Chapecó (SC), vinha do Mato Grosso carregado de soja e tinha como destino a cidade do Guarujá, no litoral paulista.
Segundo o motorista, ele parou no posto para verificar os pneus quando rendido por três indivíduos armados, os quais o obrigaram a entrar no veículo e o obrigaram a conduzir o caminhão pela rodovia mediante a ameaça.
A vítima foi abandonada posteriormente em uma estrada vicinal da região de Frei Timóteo, estrada esta que dá acesso às cidades de Rancho Alegre e Uraí, sendo que em seguida o trio fugiu com o caminhão e com a carga roubada.
Policiais rodoviários federais e a Polícia Militar foram acionados e persistem em diligências no intuito de recuperar o caminhão como também prender os assaltantes.



Polícia Militar de Bandeirantes registra cinco situações de ameaça no final de semana

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVAA Policia Militar de Bandeirantes (32 Km de Cornélio Procópio), registrou entre os dias 27 e 28 (sábado e domingo), cinco situações de ameaça na cidade, que acabaram preocupando os policiais visto o grande número de ocorrências deste tipo, algumas até graves.
A primeira foi registrada quando um senhor de primeiro nome Sergio procurou a PM relatando que estava na frente da casa de sua mão quando a sua ex-esposa, de nome Silvana, apareceu no local com um carro e atirou o veículo contra a sua pessoa.
A mulher teria dito que não era que ele nunca mais para deveria colocar os pés na cidade, caso contrário ela iria mata-lo.
Segundo Paulo, o casal esta se separando é rotineira as ligações da ex-esposa para o seu celular com palavras de baixo calão e ameaças.
A segunda foi registrada por Sonia que afirmou que entrou em discussão com uma mulher identificada como Claudicéia, e que o marido dela, de nome César interferiu na contenda com um objeto na mão e começou a fazer ameaças a sua pessoa, inclusive dizendo "vou dar um tiro em você assim que passar aqui perto de casa".
A terceira situação ocorreu na Rua Pedro Tiago de Almeida, onde Francianne informou que a pessoa de Fernanda, que trouxe consigo o seu irmão Flavio, começaram a ameaçá-la dizem que iriam matá-la e que essas ameaças já vinham acontecendo por cerca de 60 dias seguidos.
Na quarta ocorrência, compareceu a sede da 2ª Cia Policia Militar, a pessoa de Dalva, que relatou que recebeu uma ligação de seu ex-namorado, de nome Cleverton, o qual lhe fez várias ameaças.
Dalva disse que não é a primeira vez que isso ocorre, Cleverson teria lhe procurado várias vezes, inclusive indo até a sua casa, aonde chegou a arrebentar o cadeado do portão e ela com medo perdeu dias de serviço com medo de sair na rua e encontrar Cleverton.
Pouco depois, Dalva procurou novamente a PM via telefone, o qual registram a quinta ocorrência, pois a mulher informou que ao chegar em casa, viu Cleverson pulando o portão da residência e este estaria a ameaçando.
Os policiais se dirigiram rapidamente a casa de Dalva e se depararam com indivíduo no quintal da residência. A vítima estava trancada dentro de sua casa e diante dos fatos Cleverson foi preso


Todas as vítimas foram orientadas a representarem contra os indivíduos que os ameaçaram.

Em Bandeirantes, homem descontrolado destrói casa de vizinho e tenta atacar esposa com facão

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVAAs 20h de sábado (27), policiais militares de Bandeirantes (32 km de Cornélio Procópio) foram chamados para conter um indivíduo que teria agredido a ex-esposa em uma residência localizada na Rua Sebastião do Nascimento, Conjunto Habitar Brasil.
Chegando ao local os PMs constataram o fato e segundo vítima, seu ex-marido, de nome Paulo, 31 anos, tentou a agredir com um facão.
Paulo teria ainda se escondido na casa do vizinho, ao saber que a PM se dirigia a residência da mulher, passando a danificar vários objetos do imóvel, como a vidraça da porta, o controle da parabólica, a porta da sala e portão.
Com Paulo, os PMs encontraram o facão usado para tentar agredir a ex-esposa e tiveram que usar de força moderada para contê-lo e algemá-lo, sendo assim encaminhado para o devido procedimento legal, junto à arma branca.


O vizinho que teve a casa invadida e danificada foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis via judicial para que seja ressarcido pelos danos. 

Em quatro cidades da região PM aborda veículos com motoristas sem CNH ou alcoolizados

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVADurante o final de semana, em três cidades diferentes, a equipes da Polícia Militar deteve motoristas sem a carteira de habilitação ou alcoolizados.
No sábado (27), Em São Sebastião da Amoreira (41 Km de Cornélio Procópio), por volta das 4h da madrugada de Sábado, a equipe da PM foi acionada para verificar um acidente simples, onde um veículo Fiat/Uno se chocou contra o muro de uma residência localizada da Rua Antônio França.
Chegando ao local os policiais constataram o fato e ao abordarem o casal que estava no interior do carro, evidenciaram que ambos estavam em visível estado de embriaguez.
Ao realizarem o teste de exame etilométrico na condutora do veículo, este acusou o teor de 1,14 Mg/l.
Diante do exposto, após os devidos curativos no Pronto-Socorro, a condutora seguiu encaminhada para lavratura de flagrante delito.
Em Santo Antônio do Paraíso (41 Km de Cornélio Procópio), por volta das 4h da madrugada do domingo (28), durante patrulhamento pela Avenida Deputado Nilson Ribas, a equipe da PM abordou um motociclista que transitava pela via em uma Honda CG Titan 125 e ao solicitarem a documentação de habilitação ao condutor, constataram que ele não era habilitado, sendo então encaminhado junto à motocicleta para as devidas autuações pertinentes.
Já em Santa Amélia (30 Km de Cornélio Procópio) na tarde do mingo (28), por volta das 13h, durante patrulhamento de rotina pela Avenida Delfim Moreira, os PMs avistaram um adolescente de 17 anos de idade conduzindo uma motocicleta com a placa levantada a fim de que não fosse avistada.
A equipe policial solicitou que o rapaz parasse, porém ele empreendeu fuga, sendo acompanhado taticamente pela viatura da PM.
Durante a fuga, o jovem expos ao perigo tanto a própria vida como também a de terceiros, pilotando imprudentemente.
Finalmente, o adolescente foi interceptado e encaminhado junto à motocicleta para as devidas autuações pertinentes e demais procedimentos legais necessários.
Em Santa Mariana (12 Km de Cornélio Procópio), no domingo (28), em patrulhamento de rotina pela cidade, a equipe policial de serviço avistou um individuo conduzindo uma moto CG Titan 150 de placa ALV-3517, quando o mesmo avistou a viatura levantou a placa para a equipe não identificar o veiculo e empreendeu fuga
Imediatamente os PMs iniciaram acompanhamento tático, com uso de Giro Flex e sirene, onde o condutor da motocicleta atravessou varias preferenciais, colocando em risco a integridade de transeuntes, assim como sua própria vida e da equipe policial. 
Pouco depois os PMs obtiveram êxito em parar o motociclista e durante o procedimento de abordagem constataram que o mesmo não era habilitado, além de menor de idade.


Diante do fato a motocicleta foi encaminhada ao pelotão Policia Militar e condutor foi encaminhado a Departamento para providências cabíveis.

Infratores são apreendidos com drogas em Bandeirantes após fuga em moto

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVANo sábado (27), durante operação de trânsito, em Bandeirantes (32 Km de Cornélio Procópio), uma equipe Polícia Militar tentou dar voz de parada a dois adolescentes que conduziam uma motocicleta Honda CG 150 pela Avenida Azarias Vieira de Rezende. Os jovens não obedeceram aos policiais e passaram a efetuar fuga em alta velocidade, obrigando os PMs iniciarem acompanhamento tático.
Os adolescentes de 16 e 17 anos de idade seguiram para BR-369 e no KM 53, a equipe policial visualizou que eles haviam dispensado três invólucros de cocaína pesando 168 gramas.
Pouco depois os infratores abandonaram a motocicleta próxima a um barranco e tentaram se evadir a pé mata adentro, porém, foram localizados, apreendidos, sendo encaminhados junto às drogas e a motocicleta para o devido procedimento legal.

Reitor da UENP renuncia por causa de câncer no intestino

Reitor da UENP renuncia por causa de câncer no intestinoO reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), professor-doutor Eduardo Meneghel Rando(foto), anunciou, na tarde desta segunda-feira, dia 29, durante a reunião do Conselho Universitário da UENP (CONSUNI), que renunciará ao cargo a partir de 1º de setembro. 
A notícia foi dada com emoção pelo reitor. Eduardo recebeu, no início do segundo ano de sua gestão na Universidade, diagnóstico de câncer no intestino e, desde meados de abril de 2011, se submete a difícil tratamento. 
A UENP foi criada pela Lei nº 15.300, de 28 de setembro de 2006, e autorizada pelo Decreto Estadual no 3909/2008 com sede na cidade de Jacarezinho, e campi nas cidades de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio, reunindo as antigas instituições de ensino superior: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho - FAFIJA, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho - FAEFIJA, Faculdade de Direito do Norte Pioneiro - FUNDINOPI, Fundação Faculdades Luiz Meneghel - FFALM e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio - FAFICOP.
Durante a fala, o reitor disse que sua decisão foi tomada após longo exame de consciência e apelos insistentes de sua família.
A seguir, segue a integra da fala do reitor durante a reunião:
"A Universidade Estadual do Norte do Paraná, apesar de criada em 2006, pela Lei Estadual 15.300, teve seu processo de institucionalização efetivamente iniciado em 2010, com a constituição dos seus Conselhos Superiores, e a realização de eleições para escolha do primeiro reitor, cujo encargo me coube.
A despeito das inúmeras dificuldades desde início, que tem sido marcado pela falta de investimento do governo do Estado, em pessoas e em recursos financeiros, para o atendimento completo das demandas da Universidade, temos conseguido bons resultados.
Houve ampliação dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu, ampliação das bolsas de iniciação científica, apoio institucional para a capacitação docente pelo desenvolvimento de uma política clara, entre outras inúmeras conquistas, cuja história por certo irá reconhecer.
No início do segundo ano de gestão, como é de conhecimento público, fui surpreendido pelo diagnóstico de câncer no intestino, e desde meados de abril de 2011, me submeto a um custoso tratamento.
Nesse período, apesar das minhas limitações físicas, tenho cumprido com orgulho o meu dever e trabalhado dia e noite, sem rancores ou prevenções, para a consolidação desta Universidade.
Nessa difícil tarefa tenho contado com o apoio de inúmeras pessoas, as quais agradeço indistintamente, sejam estudantes, agentes ou professores.
Contudo, ante os apelos insistentes da minha família, e tendo examinado por diversas vezes minha consciência, já não posso continuar o meu mister.
A convocação desta reunião do Conselho Universitário, por isso, é para anunciar, de forma irretratável, que renuncio, a partir do 30 de agosto de 2013, a função de Reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, para a qual fui nomeado pelo Decreto Estadual nº 8744, de 16 de novembro de 2010, sendo que o Conselho Universitário deverá se reunir, no prazo máximo de 30 dias, daquela data, para indicar o meu sucessor, para completar o mandato em curso, ao Governador do Estado do Paraná, conforme o disposto no artigo 30 do Estatuto da UENP".

Secretária não morreu de dengue hemorrágica

O secretário da Saúde de Santo Antônio da Platina, Alexandre Levatti, informou, na tarde desta segunda-feira, dia 29, que a causa da morte recente de Isabel Cristina Coelho Paulino(foto), de 31 anos, secretária do Colégio Estadual Tiradentes, não foi dengue hemorrágica, conforme indicavam as primeiras notícias.
"A Santa Casa de Jacarezinho,onde ela faleceu, ainda não tem diagnóstico, não encontrou a causa",afirmou,ao mencionar existir a suspeita de lúpus( doença que pode afetar a pele, os rins, o cérebro e outros órgãos),"mas está indefinido, ninguém sabe dizer porque a moça morreu",declarou Levatti.
Ele assinalou ter procurado também o setor de epidemiologia na Regional de Saúde de Jacarezinho e,da mesma maneira,não houve esclarecimento," estão fazendo estudos",sublinhou.
Na quinta-feira à tarde da semana passada ela passou mal e foi encaminhada para a Santa Casa de Jacarezinho, sendo liberada na sexta.Mas no começo da noite,foi internada no Hospital Nossa Senhora da Saúde,onde teria sido confirmado que estaria com dengue hemorrágica,segundo disse o marido, João.O quadro piorou e ela foi levada por uma ambulância na manhã do sábado,dia 20,para a Unidade de Tratamento Intensivo, em Jacarezinho.
O estado era grave e estava prevista transfusão de sangue na terça-feira, mas Isabel não resistiu e morreu no domingo por volta das 23h30m.
Ela deixou um casal de filhos,Samara e Samuel.
A dengue hemorrágica é uma infecção grave e possivelmente mortal transmitida por uma determinada espécie de mosquito,o Aedes aegypti.Quatro tipos de vírus da dengue causam a doença. A dengue hemorrágica ocorre quando uma pessoa contrai um tipo diferente de vírus da dengue depois de ser infectada por outro. 

Intimado pela polícia por não devolver livro de Biblioteca Cidadã

Um adolescente de 17 anos de Arapoti foi intimado pela Polícia Civil a devolver um livro infantil que pegou emprestado na Biblioteca Pública em janeiro deste ano. Segundo a polícia, o menor tem até esta terça-feira,30, para efetuar a devolução, caso contrário, receberá outra intimação e poderá responder pelo crime de desobediência.
Em entrevista,o  pai do adolescente, Elias Pascoal Nunes, disse que a Biblioteca Pública não entrou em contato anteriormente com a família para alertar sobre o atraso e pedir a devolução. “O meu filho empresta livro na biblioteca a cada 15 dias, eles poderiam ter ligado que a gente levava o livro até lá, não precisava dessa atitude abusiva”, critica. Ainda de acordo com ele, a intimação com o nome do filho foi entregue para um pedreiro que fazia obras na casa da família e não nas mãos dele ou do próprio filho. “Isso revoltou ainda mais, deu a impressão que somos bandidos, que o meu filho fez algo de grave”, alega.
Nunes conta ainda que um representante da secretaria municipal de Educação ligou para ele nesta segunda-feira e fez um convite para que ele comparecesse ao departamento para que pudesse explicar a situação. No entanto, ele recusou e afirmou que terça-feira irá até a Delegacia com o filho e o livro e depois fará uma reclamação na Procuradoria de Justiça. “Essa atitude abusiva desestimula a leitura e faz com que os adolescentes não queiram mais ir até a biblioteca emprestar livros”, finaliza.
A secretária municipal de Educação de Arapoti, Rosi Rogenski, explica que a funcionária da biblioteca tomou a atitude de ir até a delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência sem consultá-la. “Hoje pela manhã ela me disse que ligou para a mãe do rapaz algumas vezes, mas como o livro não foi devolvido decidiu fazer o Boletim de Ocorrência”, explica.
Ainda segundo Rogenski, a bibliotecária adotou o procedimento que é estipulado pelo Manual da Biblioteca Cidadã. Em um dos tópicos, o manual indica que se a devolução de livros demorarem a acontecer, a biblioteca pode tomar atitudes mais sérias e rigorosas, como a realização de um Boletim de Ocorrência, para não correr o risco de perder definitivamente a obra.
“Esse não é um procedimento aconselhado pelo município, se ela tivesse conversado com a gente teríamos indicado que ela fosse até a casa do adolescente para recuperar o livro e de jeito nenhum fosse até a delegacia”, afirma a secretária. Ela disse ainda que vai ser reunir com a  administração do município para decidir qual procedimento tomar em relação a esse caso e inclusive com a funcionária(Texto: Luciane Cordeiro).