segunda-feira, 30 de junho de 2014

Semana começa gelada em Cornélio Procópio e há previsão de geadas no Paraná

A população de Cornélio Procópio e os moradores das cidades da região podem tirar os cobertores e os agasalhos do guarda roupas, separem os ingredientes da sopa e se preparem para o frio que vai se estabelecer nos próximos dias.

Após clima agradável, a semana irá começar com temperaturas baixas. Segundo os técnicos do Instituto Meteorológico do Paraná, a diminuição da instabilidade atmosférica, aliada ao predomínio de uma massa de ar frio, devem trazer temperaturas muito baixas para todo o estado a partir da madrugada de segunda feira (30).

A semana começa com o céu ainda com muitas nuvens, principalmente durante a madrugada, mas com tendência do Sol aparecer a partir durante o dia.

Na terça-feira (1°), são esperadas geadas, principalmente na região central do Estado.

A previsão para Cornélio Procópio e cidades vizinhas é de nebulosidade variável até o início de terça feira (1), a temperatura pode chegar em 5° C, com ventos fracos vindo do sudoeste, mas como conhecemos a região, os ventos não são tão fracos assim. (Com informações do Simepar)

Quadrilha internacional é presa com 165 kg de maconha em Londrina

Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e da 10ª Subdivisão Policial apreenderam 165 kg de maconha, em Londrina, na manhã de sexta-feira (27). A droga estava em um carro nas proximidades do Parque de Exposições Ney Braga, na BR-369. Oito pessoas foram presas, incluindo um uruguaio.

De acordo com a polícia, a carga era transportada em um Palio dirigido por Thiago Rafael Lima, de 23 anos, que estava sendo escoltado por outros dois carros, um Astra com placas de Foz do Iguaçu e um Toyota Premium do Paraguai. Há dois dias, Lima estava preso em Medianeira, onde responde por receptação.

O motorista do Astra, Ruan Jose Nunes, de 51, é uruguaio e já possui antecedentes criminais por roubo no Paraná. No veículo do Paraguai os policiais prenderam Giovani dos Santos, de 33, que já possui antecedentes criminais por tráfico de droga e era foragido da Justiça.

Também foram presos Athos Emanuel Gonzati, de 23, Daniel Antônio Pereira, de 31, Cleverson Pavinqueves, de 24, Marcio Oliveira da Conceição, de 33, e Gessica Carolino, de 23. Todos foram conduzidos à carceragem da 10ª Subdivisão Policial. (Redação Bonde)

Policial vai até distribuidora e ‘dá de cara’ com assalto; um bandido morreu no confronto

Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e da 10ª Subdivisão Policial apreenderam 165 kg de maconha, em Londrina, na manhã de sexta-feira (27). A droga estava em um carro nas proximidades do Parque de Exposições Ney Braga, na BR-369. Oito pessoas foram presas, incluindo um uruguaio.

De acordo com a polícia, a carga era transportada em um Palio dirigido por Thiago Rafael Lima, de 23 anos, que estava sendo escoltado por outros dois carros, um Astra com placas de Foz do Iguaçu e um Toyota Premium do Paraguai. Há dois dias, Lima estava preso em Medianeira, onde responde por receptação.

O motorista do Astra, Ruan Jose Nunes, de 51, é uruguaio e já possui antecedentes criminais por roubo no Paraná. No veículo do Paraguai os policiais prenderam Giovani dos Santos, de 33, que já possui antecedentes criminais por tráfico de droga e era foragido da Justiça.

Também foram presos Athos Emanuel Gonzati, de 23, Daniel Antônio Pereira, de 31, Cleverson Pavinqueves, de 24, Marcio Oliveira da Conceição, de 33, e Gessica Carolino, de 23. Todos foram conduzidos à carceragem da 10ª Subdivisão Policial. (Redação Bonde)

Torcedor de 69 anos morre após passar mal no Mineirão durante o jogo do Brasil

As fortes emoções das oitavas de final entre Brasil e Chile custaram à vida de um torcedor no Mineirão. De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, Jairo de Oliveira, 69 anos, chegou a ser removido para um hospital, mas morreu de enfarte cerca de duas horas depois do fim da partida.

Com histórico de hipertensão e diabetes, Jairo, que tinha vindo do Rio de Janeiro, primeiramente foi atendido no ambulatório do Mineirão. De lá, foi removido por uma empresa contratada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para o hospital particular Lifecenter, onde deu entrada às 15h49.

Segundo a Secretaria de Saúde de Minas, Jairo teve parada cardíaca às 17h. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas não tiveram sucesso. Ele teve a morte confirmada às 17h45.

Na partida de sábado (28), Brasil e Chile empataram por 1 a 1 no tempo normal. Depois de dois tempos de prorrogação sem gols, a decisão foi para os pênaltis, onde o Brasil venceu o Chile por 3 a 2 e conquistou a classificação para as quartas de final. (Redação Agência Brasil)

Um morre e outro se fere em atentado a tiros na zona oeste de Londrina

Um homem morreu e outro ficou gravemente ferido em um atentado a tiros registrado na noite de sábado (28), no Jardim Tókio, zona oeste de Londrina. O crime ocorreu nas proximidades da unidade do Corpo de Bombeiros do bairro.

Testemunhas informaram, segundo dados do 5º Batalhão de Polícia Militar, que dois homens em um VW Gol branco passaram pelo local e efetuaram diversos disparos, fugindo em seguida. Até a manhã de domingo (29), eles permaneciam sem identificação.

Três dos tiros atingiram o peito de Sérgio Henrique Pereira, 35 anos, que já foi encontrado em óbito pelas equipes de socorro e será sepultado neste domingo no Cemitério Jardim da Saudade, zona norte de Londrina.

Ademilson de Oliveira, 38 anos, também foi baleado, mas na cabeça, e recebeu atendimento médico na Santa Casa de Londrina. A motivação do crime ainda será investigada com a abertura de um inquérito policial. (Redação O Diário)

Médico do SAMU faz desabafo sobre o número de acidentes após jogos da Copa

O médico intervencionista do SAMU, Maurício Lemos, fez um desabafo em um programa de televisão da cidade de Maringá. Falou que ninguém aguenta mais atender vítimas de acidentes embriagadas, principalmente depois de jogos do Brasil.

“Ninguém aguenta mais esse pós-jogo. Todo pós-jogo é esse inferno no Samu, bombeiro, ninguém aguenta mais. Acidentados, todos com abuso alcoólico a maioria, uma população agressiva às vezes contra as guarnições, o que é isso? Onde nós vamos parar? Não dá, tem um jogo de futebol é esse inferno. Peguem, chequem o número de ocorrências, ninguém aguenta mais isso. Situação séria. População tem que se conscientizar, gente. Parem com essa cachaçada! Ninguém aguenta mais. O Samu, bombeiro, Polícia Militar, a população de bem não aguenta mais isso. Impressionante, todo pós-jogo é a mesma coisa. Claro que tem pessoas de bem que querem fazer uma comemoração, tudo, mas ninguém aguenta mais. Então, peço encarecidamente para essas redes de tevê que estão aqui: Por favor, orientação, parem com a bebedeira. Futebol é importante, esporte é importante, mas não associado a isso. Não tem quem aguente mais esse negócio. Hoje, nesse momento, eram sete viaturas na rua por causa de comemoração de Copa e acidente. Então, não tem como. É um desabafo de uma pessoa que tem mais de 13 anos de pré-hospitalar. Eu não aguento mais isso e ninguém mais aguenta. Por favor, conscientização e comemoração sim, mas com organização e sem abuso alcoólico. Não estou dizendo aqui que as vítimas que estão nesse acidente estão com abuso alcoólico, não é essa a questão. A questão é que sempre isso está associado. Então a gente pede pelo amor de Deus para a população, que parem com isso. Comemorar sim, mas com estrutura, respeito ao próximo, cuidado pessoal, os hospitais estão lotados, o HU não tem como receber nada, socado de pacientes, tudo vítima de trauma. Essa é uma situação séria que a gente tem que levar muito em consideração e repensar as atitudes na rua”, relatou o socorrista. (Fonte: Maringá Alerta).

Rapaz é alvejado por arma de fogo em bar na região central de C. Procópio durante jogo da Seleção Brasileira

De acordo como Tenente Danner da Polícia Militar de Cornélio Procópio, na tarde de sábado (28), por volta da 15h30, a PM foi informada que um jovem já conhecido no meio policial por estar evolvido com o tráfico de droga e por ser suspeito de alguns homicídios ocorridos no município deu entrada na Santa Casa com ferimentos provocados por arma de fogo.

Segundo Danner, equipes policiais foram até o hospital, onde constataram o fato e ficaram sabendo que o jovem estava em um bar próximo a “praça da pedra”, na região central da cidade assistindo o jogo da Seleção Brasileira de futebol, quando de repente três indivíduos entraram no estabelecimento, um deles sacou de uma e atirou contra ele, ferindo o seu pescoço e braço direito.

No meio da confusão, mesmo ferido, o rapaz conseguiu fugiu em direção a sua casa, no Jardim Figueira, onde um amigo o socorreu e o levou até o hospital.

Os autores da tentativa de homicídio também se evadiram do local, tomando rumo ignorado.

Depois de medicado, a vítima foi conduzida a 1º Cia da PM, onde foi registrado o caso. Na sequência, equipes policiais iniciaram diligências no intuito de encontrarem os autores do crime, relatou o Tenente Danner.

PM age rápido e apreende suspeitos de tentativa de homicídio ocorrido no centro de C. Procópio

Três horas depois que uma tentativa de homicídio foi registrada na tarde de sábado (28), na área central de Cornélio Procópio, onde um rapaz que assistia ao jogo de futebol da Seleção Brasileira em um bar próximo a “praça da pedra” foi alvejado no pescoço por um jovem armado que estava com mais dois indivíduos, uma equipe da ROTAM obteve êxito em apreender dois suspeitos do crime.

De acordo com o Tenente Danner da Polícia Militar, os suspeitos, ambos com 15 anos de idade foram detidos em torno das 18h graças a denúncias anônimas e um deles portava uma pistola 765, com cinco cartuchos intactos, mas a arma apresentava sinais que teria sido usada momentos antes, levantando a suspeita que este menor seria o autor dos disparos no bar durante o jogo horas antes, revelou o tenente.

Apesar de negarem o crime, os dois adolescentes foram apreendidos e encaminhados a 11º SDP para as devidas providências.

A PM acredita que a tentativa de homicídio possa estar relacionada a algum tipo de acerto de contas referente ao tráfico de drogas.

Equipes policiais ainda estão mobilizadas na procura do terceiro envolvido e conforme afirmou o Tenente Danner, a PM espera que em breve ele seja detido.

Motociclista sofre fratura exposta em perna ao se chocar em automóvel na estrada para N. Fátima

Por volta das 20h de sábado (28), socorristas do SAMU de Cornélio Procópio foram acionados para prestarem atendimento a um motociclista que colidiu em um automóvel na PR 160, próximo a entrada de Nova Fátima (33 Km de Cornélio Procópio).

Segundo a técnica de enfermagem Regiane que atendeu a ocorrência juntamente com o socorrista Edvaldo, a vítima, de nome Júlio, 27, sofreu uma grave fratura exposta na tíbia da perna direita causada pelo choque contra o automóvel.

No acidente o motociclista foi arremessado contra o carro e acabou sofrendo também escoriações no braço e rosto ao cair na estrada. Durante o atendimento ele se mostrou consciente e orientado, sendo muito comunicativo, mas reclamava de fortes dores, relatou a socorrista.

O motorista do automóvel teria relatado a equipe do SAMU que ambos os condutores seguiam em direção a Nova Fátima, quando em determinado momento o motociclista tentou ultrapassá-lo e como não conseguiu, acabou se chocou contra a parte de trás do seu carro, revelou Regiane.

Após receber os primeiros socorros, o motociclista que é morador da Fazenda Santa Mônica foi imobilizado e conduzido com urgência ao PS da Santa Casa de Cornélio Procópio.


Grave acidente envolvendo carro e ônibus na BR 369 deixa uma pessoa gravemente ferida

No início da madrugada de domingo (29), por volta da meia noite, um grave acidente foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal na BR 369, próximo a uma base da Econorte na região de Cornélio Procópio, onde um automóvel Fiat/Siena e um ônibus colidiram frontalmente, deixando o motorista do carro encarcerado nas ferragens do veículo e o coletivo tombado na pista.

Socorristas da Econorte foram os primeiros a chegarem ao local e precisaram acionar a ajuda da equipe do SIATE de Cornélio Procópio para tirar o motorista do carro e segundo o Sgt. Noel, a vítima estava bastante machucada, com trauma de face, possível trauma no crânio e fratura em ambas as pernas e possivelmente pés.

De acordo com o sargento do SIATE de Cornélio Procópio, os socorristas tiveram dificuldade em tirar o motorista de dentro do carro, pois suas pernas estavam bem presas na parte inferior da cabine de pilotagem.

Apesar de estar sangrando muito pela boca e nariz, o que dificultava a sua respiração, o motorista estava consciente, mas confuso, perguntando pela esposa que não estava no carro e após ser retirado com segurança do veículo, ele foi imobilizado e conduzido a Santa Casa de Cornélio Procópio sob a supervisão do médico da Econorte e uma equipe do SAMU local, que acompanharam todo processo de resgate e socorro a vítima.

O motorista e um passageiro do ônibus que colidiu com o carro e acabou tombando na pista depois bater em um barranco saíram praticamente ilesos do acidente. Pelo menos o passageiro passou por uma avaliação junto aos socorristas e logo foi liberado.

O motorista do ônibus não foi encontrado no local e o passageiro informou que estava dormindo quando aconteceu a colisão, o que impossibilitou fazer um levantamento preciso de como ocorreu o choque entre os veículos. O que foi apurado é que chovia no momento do acidente, sendo que o coletivo seguia em direção a Cornélio Procópio e o carro no sentido contrário.

Na hora de assistir ao futebol a saúde também pede cuidados

Roberto Custódio/JL / O futebol provoca em Vinicius Buzanga emoções que vão da falta de sono e de apetite até o choro
Apita o árbitro, começa a partida e você passa 90 minutos ansioso, tenso e estressado. Esse é o relato de muitas pessoas depois de assistir a um jogo do time do coração ou, especialmente em época de Copa do Mundo. Mas você já parou para pensar por que isso acontece com o corpo e quais são os perigos dessas alterações ao organismo?
Situações que mexem com a emoção, como um jogo de futebol, liberam adrenalina. Como resposta do corpo, há aumento da pressão arterial e aceleração dos batimentos cardíacos. Em algumas pessoas, o efeito pode durar até seis horas depois da partida, o que explica o fato de muitos demorarem a dormir após verem o futebol à noite. É o que explica o cardiologista Alexandre Alessi, do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba.
Segundo ele, entre jovens saudáveis a liberação de adrenalina durante uma partida de futebol não causa grande impacto. Porém, a atenção deve ser redobrada entre hipertensos, pessoas que já se submeteram a cirurgias cardíacas, angioplastias, sofreram AVC (derrame) ou infarto e idosos que tomem remédios para o coração. O cardiologista conta que em 2010, o pesquisador paulistano Nabil Ghorayeb apurou que o número de atendimentos por problemas cardíacos aumentou 35% na cidade de São Paulo durante a Copa.
O neurologista Paulo Bittencourt, também do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba, compara o jogo de futebol a uma situação de medo. “Apesar de parecer uma alegria, quando vemos uma pessoa excitada com um jogo de futebol é muito parecido com uma reação de pânico”, diz. E quando o corpo humano se vê numa situação dessas, é liberado o hormônio cortisol, assim como em situações de defesa ou de guerra.
O perigo da reação proporcionada pelo cortisol é notado principalmente em hipertensos, que precisam estar com a medicação de acordo, para evitar que a pressão vascular passe dos limites, o que poderia causar um acidente vascular cerebral. Foi o que aconteceu com o ex-jogador e técnico de futebol Ricardo Gomes, em 2011, durante uma partida de futebol do Vasco, time que comandava na época.
Para que a bola continue rolando no jogo da vida, o cardiologista Alexandre Alessi lembra que é importante ter consciência de todos são vulneráveis a situações como essa. “Assistir ao jogo é interessante, bacana, paixão de brasileiro, mas temos de tomar cuidado para não exceder demais ou nos angustiar de forma exagerada.”
Fora de hora
Jogos que ocorrem fora do horário habitual são outro problema para o organismo. Alteram o chamado padrão sono-vigília. O cardiologista Alexandre Alessi cita como exemplo a Copa de 2002, realizada no Japão e na Coreia do Sul. Os jogos lá ocorriam quando no Brasil era madrugada. Uma partida que provoca grande emoção, realizada nesse horário, em que o corpo deveria estar em repouso, pode levar à hiperexcitabilidade, com implicação direta sobre a atividade cerebral.
Para evitar complicações, o ideal

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Motociclista morre ao ser atropelado por caminhão em Londrina

Ricardo Chicarelli/EquipeFolhaUm motociclista de aparentemente 30 anos morreu em grave acidente registrado por volta das 14h30 desta quinta-feira (26) no cruzamento da avenida Brasília (trecho urbano da BR-369) com a rua Hércules, no jardim do Sol (zona oeste de Londrina).

A colisão entre a Honda Titan conduzida pela vítima fatal e um VW/Gol aconteceu no sentido Cambé/Ibiporã da avenida. Segundo informações apuradas no local do acidente, o motociclista caiu no asfalto após bater na traseira do carro. Um caminhão que vinha logo atrás não conseguiu frear e acabou atropelando o condutor da moto, que morreu na hora. A carreta passou por cima do abdômen do motociclista, que sofreu fraturas por todo o corpo. 

A vítima fatal não portava documentos pessoais. O motociclista usava camisa branca, bermuda de cor azul e estava descalço. 

O grave acidente deixou o trânsito lento na região. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para fazer o controle do tráfego de veículos. 

O corpo do motociclista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Londrina, onde aguarda por identificação. (com informações do repórter Paulo Monteiro, do NossoDia) 

Menor de idade é acusado de ameaçar mulher de morte usando arma de fogo em Santa Mariana

De acordo com a Polícia Militar de Santa Mariana (12 Km de Cornélio Procópio), na tarde de quarta feira (26), a PM recebeu uma informação de forma anônima, a qual relatava que uma mulher estava sendo ameaçada por um jovem com uma arma de fogo em uma residência localizada na Rua Joaquim Honório De Carvalho.

Diante da denúncia, uma equipe policial se deslocou para o local, onde encontraram a suposta vítima, que afirmou que o companheiro de uma amiga, um menor de 17 anos de idade, ao saber que a sua companheira foi visita-la, não gostou e foi até a sua residência e começou a agredi-la verbalmente.

Segundo a mulher, não contente, o jovem saiu por um instante de sua casa e logo voltou, trazendo consigo uma "arma de fogo de cor preta", onde passou a ameaça-la de morte, apavorando também seu filho.

O acusado teria ido ao local de trabalho do esposo da vítima, onde fez novas ameaças e depois voltou à casa da vítima e continuou a aterrorizando, depois se evadiu tomando rumo ignorado, relatou a mulher.

Após ouvir o depoimento da senhora, a equipe policial partiu em busca do acusado, que logo foi encontrado em sua casa. O jovem negou o ocorrido, afirmando não possuir arma de fogo.

Em virtude dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos legais.

Polícia Militar acaba com “boca de fumo” que servia usuários de drogas em Uraí

Graças ao ininterrupto serviço de monitoramento realizado pelas equipes policiais militares da cidade de Uraí (22 Km de Cornélio Procópio), campo de atuação da 1ª Cia do 18º BPM, tornou-se possível desmantelar uma casa que servia como ponto de venda e ou uso de drogas, por volta das 17h30 de quarta feira (25).

Segundo a PM, a casa localizada no Bairro Centro Social, periferia da cidade, já há algum tempo vinha sendo observada dada as constantes denúncias anônimas e também ao excesso de pessoas que ali adentravam de maneira suspeita.

No decorrer das diligências e em posse de um Mandado de Busca e Apreensão, as equipes policiais militares conseguiram apreender no interior da residência o total de 19 pedras de crack e 07 papelotes de cocaína já embaladas e prontas para a revenda para usuários.

Algumas joias, como um colar dourado com pedras brancas e um par de brincos, além de certa quantia em dinheiro também foram apreendidos por serem provenientes de origem duvidosa.

Os dois moradores suspeitos de tráfico, um rapaz de 21 anos, de nome Dyuliano (foto) e um adolescente de 17 anos foram encaminhados junto aos ilícitos aprendidos para o devido procedimento legal. (Redação Seção de Comunicação Social do 18º BPM)

PM de C. Procópio repassa donativos arrecadados para as vítimas das enchentes ao PROVOPAR

Na manhã de quarta feira (10), o Comandante do 18º BPM, Major Luís Roberto Costa, juntamente com o Subcomandante, Capitão Wellington Nunes Moreira, estiveram recebendo a visita de representantes da PROVOPAR de Cornélio Procópio, nas pessoas do Secretário de Promoção Social, Coronel PM da Reserva, Sr. José Antônio Pereira e da tesoureira da PROVOPAR, Srª Patrícia Penteado Mendes.

O motivo principal da visita foi o repasse de donativos arrecadados para os irmãos paranaenses que sofreram perdas e danos em decorrência das chuvas e enchentes que calamitaram mais de 130 municípios do nosso Estado do Paraná.

O Comando do 18º BPM aproveitou o ensejo e agradeceu tanto à colaboração da população de Cornélio Procópio, como dos demais 20 municípios abrangidos, uma vez que foi graças a essa união e espírito solidário das cidades envolvidas que se tornou-se possível preencher uma Kombi da Prefeitura Municipal com vários tipos de doações, tais como roupas diversas, calçados, colchões, cobertores, cestas básicas, dentre outros alimentos e materiais utilitários e não perecíveis. (Redação Seção de Comunicação Social do 18º BPM)

Bombeiros resgatarem cão Pit Bull que amedrontava moradores da região da Praça Botafogo

Na tarde de quinta feira (26), por volta das 13h, homens do Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio resgataram um cão da raça Pit Bull que amedrontava moradores da região da Praça Botafogo.

De acordo com o SD João Edson, a primeira informação dada aos bombeiros dizia que o cão se encontrava próximo ao campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), por volta das 8h. Buscas foram feitas, mas o animal não foi encontrado.

Horas mais tarde, os bombeiros foram informados que o cão tinha sido visto nas redondezas da Santa Casa, onde novamente foi procurado, mas como anteriormente ele havia desaparecido.

Insistindo nas buscas, os bombeiros acabaram por encontra-lo na Praça Botafogo. O animal se mostrou dócil e tranquilo, segundo o João Edson.

Ele brincava com outros cachorros e no momento que os bombeiros tentavam uma aproximação, um casal se juntou aos soldados e ajudou no resgate, auxiliando também a colocá-lo no veículo para o transporte até o quartel do Corpo de Bombeiros.

Conforme relato de João Edson, o casal que auxiliou no resgate afirmou aos bombeiros que estão acostumados com este tipo de animal por possuírem iguais em casa. Eles se prontificaram a doar ração, divulgar a imagem do cão na internet e procurar um local seguro para deixar o pit bull até o dono se apresentar.

O casal surpreendeu os bombeiros se viram em uma situação surpreendente de solidariedade perante a um animal perdido, ainda mais um cão considerado perigoso para a maioria das pessoas.

PM detém jovens que se apossaram da casa de uma senhora no Jardim Bela Vista para o tráfico

Na manhã de quinta feira (26), policiais militares de Cornélio Procópio obtiveram êxito em prender um jovem e apreender três adolescentes que se apropriaram da casa de um amigo que está preso em outra idade, contra a vontade da proprietária da moradia, mãe do rapaz que esta na prisão.

De acordo com o SD Salvático, a PM recebeu informações que davam conta que o grupo se apossou da casa da senhora que esta debilitada por uma serie de doenças, para a usarem como ponto de venda de drogas e local seguro para o uso de entorpecentes.

Os meliantes teriam inclusive roubando objetos de valor da mulher, chegando a agredi-la para que ela não os denunciasse para a polícia. Um deles, conhecido como “Londrina”, possui um longo histórico policial, que incluir tráfico de droga e furto de uma moto, a qual ele se acidentou durante fuga, fraturando a perna.

Diante do fato, após monitoramento do local, os policiais decidiram por uma rápida ação depois de observarem um dos jovens adentrado na casa com uma sacola suspeita. A operação policial teve sucesso e com os suspeitos foram encontradas vinte porções de maconha embaladas, já prontas para a venda, dinheiro e outros objetos relativos ao tráfico.

Durante a ação dos policiais, novas informações chegaram dando conta que haveria mais pontos de venda de droga naquela região da cidade, mais precisamente na Vila da Antena, porém mesmo verificando as denúncias, foi impossível constatar o fato, revelou Salvático.

Os rapazes tentaram se justificar afirmando que a maconha era para o consumo próprio, mas devido às evidências, eles foram levados para a 11ª SDP, onde foram autuados por tráfico e possivelmente cárcere privado, relatou o SD Salvático.

Em entrevista, a moradora da residência invadida pelos rapazes, de nome Rosângela, afirmou que foi empurrada no dia anterior por um dos meliantes e acabou caindo, ficando ferida. A mulher confirmou que constantemente era ameaçada pelo grupo que a intimidavam para que ela não os denunciasse.

Segundo a senhora, traficantes locais levavam a droga para os rapazes em sua casa, mas a partir de agora, após relatar tudo à polícia, ela espera ter um pouco de paz.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

LISTA RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA OBJETIVA ESCRITA

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 CNPJ 75.624.478/0001-91 - Av. Com. Luiz Meneghel, 992
 BANDEIRANTES – ESTADO DO PARANÁ

 1



RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA OBJETIVA ESCRITA


O SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO – SAAE – de Bandeirantes – Estado do
Paraná – no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o Edital do Concurso Público n.º
001/2014, de 14 de março de 2014, e retificações devidamente publicadas, faz saber aos
interessados que o resultado preliminar da prova objetiva escrita consta no Anexo Único deste
instrumento.
Edifício do SAAE de Bandeirantes – Estado do Paraná, em 23 de junho de 2014.


Wilson Aparecido de Souza
Diretor do SAAE - Bandeirantes - PR


ANEXO ÚNICO
RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA OBJETIVA ESCRITA

AUXILIAR DE ENCANADOR
C CANDIDATO
NCG
PF DN
LP M CG
1 LOURIVAL STORER 26.40 29.70 29.70 85.80 06/08/1975
2 LUCAS DE SOUZA TOUPA 16.50 26.40 29.70 72.60 06/04/1996
3 JOACIR CARDOSO DE LIMA FILHO 19.80 23.10 26.40 69.30 04/03/1978
E MAURO DOS SANTOS PEREIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 10/03/1957

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
C CANDIDATO
NCG
PF DN
LP M CG
1 SIMONE DE BRITE BATISTA 33.00 33.00 33.00 99.00 04/03/1977
2 *LARYANE BOMFIM DA SILVA 33.00 29.70 33.00 95.70 02/09/1990
3 MARCELO FRANÇA 29.70 33.00 33.00 95.70 04/07/1971
4 MÁRCIA FIORINDO DESOUZA 33.00 26.40 33.00 92.40 10/04/1996
5 ROSANGELA DE FATIMA MARTINS LEITE 29.70 29.70 33.00 92.40 13/05/1979
6 KARLA LUCAS COSTA 29.70 29.70 33.00 92.40 30/05/1990
7 PATRICIA AUGUSTO DE CARVALHO 26.40 33.00 33.00 92.40 27/09/1977
8 FILOMENA ANTONIETTA PADOAN DONATTI 33.00 26.40 29.70 89.10 01/08/1965
9 VANIRA SOCORRO DE LIMA 33.00 23.10 33.00 89.10 22/01/1976
10 MAYKON ANDRETI NETO 33.00 23.10 33.00 89.10 12/08/1988  SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 CNPJ 75.624.478/0001-91 - Av. Com. Luiz Meneghel, 992
 BANDEIRANTES – ESTADO DO PARANÁ

 2

11 ELIANE CRISTINA CORREIA DA COSTA 29.70 29.70 29.70 89.10 13/10/1983
12 LIDIANE DE OLIVEIRA SEGANTINI 26.40 29.70 33.00 89.10 03/08/1984
13 *ROSILENE DE OLIVEIRA 33.00 23.10 29.70 85.80 16/11/1979
14 *EDEVALDO JOSÉ DE SOUZA 29.70 29.70 26.40 85.80 29/03/1982
15 MARCIA FERNANDES FERREIRA 29.70 26.40 29.70 85.80 13/12/1970
16 CLAUDIA REGINA ANZULIM 29.70 26.40 29.70 85.80 22/09/1973
17 MICHELLE CRISTINA ROZÁRIO CAMILO 29.70 26.40 29.70 85.80 25/07/1985
18 *MARCIA APARECIDA DA SILVA BRITI 29.70 23.10 33.00 85.80 10/06/1972
19 *SIMONE MARQUES DA SILVA 26.40 33.00 26.40 85.80 16/01/1982
20 MARCIA REGINA RODRIGUES MARTINS 26.40 29.70 29.70 85.80 01/06/1969
21 FRANCYELLE VANESSA MATEUS GOMES 26.40 26.40 33.00 85.80 05/05/1990
22 ALAN RIBAS FERNANDES 26.40 26.40 33.00 85.80 20/12/1993
23 EVA FERNANDA ALVES GUIMARÃES 26.40 26.40 33.00 85.80 29/10/2012
24 VERA LUCIA FERREIRA 23.10 33.00 29.70 85.80 07/05/1966
25 JEFITER RAFAEL ZANUTO 23.10 33.00 29.70 85.80 20/06/1991
26 ALAN MACIEL DOENHA SILVA 23.10 29.70 33.00 85.80 09/06/1989
27 HELDER HENRIQUE ZAMBONI 23.10 29.70 33.00 85.80 24/06/1993
28 MARCELO RUFINO DE SOUZA 29.70 26.40 26.40 82.50 10/08/1994
29 ELEN CRISTINA ORMENEZE 29.70 23.10 29.70 82.50 03/06/1982
30 DAYANE ELIZABETH GOIS 26.40 29.70 26.40 82.50 02/09/1986
31 FRANCYELLE CRISTINA DA SILVA 26.40 29.70 26.40 82.50 11/04/1987
32 WANESSA CRISTINA VIEIRA 26.40 29.70 26.40 82.50 15/01/1995
33 *MAGDA CRISTINA VIANA 26.40 26.40 29.70 82.50 30/09/1973
34 *TAUANA DOS SANTOS 26.40 26.40 29.70 82.50 08/07/1989
35 APARECIDA DE FATIMA FRANCISCO MATEUS 26.40 23.10 33.00 82.50 04/01/1963
36 MARTA CAVALCANTE 26.40 23.10 33.00 82.50 02/08/1973
37 PATRICIA CACETTI 26.40 23.10 33.00 82.50 07/08/1974
38 MARIA SUELI DOS SANTOS COELHO 26.40 23.10 33.00 82.50 27/11/1974
39 *ROSANA MARIA DA SILVA VICENTE 26.40 23.10 33.00 82.50 19/07/1979
40 EDUARDO COSTA LEME 26.40 23.10 33.00 82.50 08/12/1984
41 TATIANE DE FATIMA ALVES 26.40 23.10 33.00 82.50 16/04/1995
42 ROSELI APARECIDA POZZA 23.10 29.70 29.70 82.50 09/10/1978
43 LUCIANA APARECIDA PASCHOAL 23.10 29.70 29.70 82.50 12/10/1978
44 JULIANE MARIA TORIN FABRIN 23.10 26.40 33.00 82.50 14/05/1977
45 REGIANE CRISTINA PEREIRA 23.10 26.40 33.00 82.50 10/03/1990
46 *RICARDO PATRICK GOMES BANDEIRA 19.80 33.00 29.70 82.50 15/10/1992
47 EDNA ROCHA DE OLIVEIRA 19.80 29.70 33.00 82.50 03/10/1968
48 DINALVA MACIEL 29.70 26.40 23.10 79.20 16/08/1969
49 ELISANGELA ANICETO MONTESIÃO 26.40 29.70 23.10 79.20 18/08/1978
50 FABIULA RODRIGUES DA SILVA 26.40 29.70 23.10 79.20 23/05/1986
51 VALDIR RODRIGUES XAVIER 26.40 23.10 29.70 79.20 22/01/1977
52 ADRIANO JACYNTHO RIBEIRO 26.40 23.10 29.70 79.20 30/08/1985
53 ROSANGELA ELIAS DA ROSA 26.40 19.80 33.00 79.20 08/04/1970
54 BRUNO RICARDO BATISTA 23.10 29.70 26.40 79.20 14/02/1992
55 JESSICA APARECIDA DA SILVA 23.10 29.70 26.40 79.20 28/09/1993
56 JOCILIO FLORA DOS SANTOS 23.10 26.40 29.70 79.20 10/12/1965
57 CARLOS RENATO CALOVI 23.10 26.40 29.70 79.20 01/12/1977
58 ADRIANA PEREIRA MOTA AFFONSO 23.10 26.40 29.70 79.20 15/01/1979
59 ADRIANA APARECIDA CURITIBANO 23.10 23.10 33.00 79.20 27/01/1983
60 VALDEMIR SANGUINI 19.80 29.70 29.70 79.20 31/01/1968  SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 CNPJ 75.624.478/0001-91 - Av. Com. Luiz Meneghel, 992
 BANDEIRANTES – ESTADO DO PARANÁ

 3

61 NEUSA CAMARGO DO AMARAL 19.80 26.40 33.00 79.20 03/11/1980
62 HELENICE SOCORRO GARCIA 16.50 29.70 33.00 79.20 09/04/1972
63 LUCIANA DE FÁTIMA ANTUNES LUIZ 29.70 19.80 26.40 75.90 15/08/1974
64 MARCELO GOUVEIA CARVALHAR 26.40 23.10 26.40 75.90 17/08/1966
65 AGNALDO DONIZETE PIRES 26.40 23.10 26.40 75.90 23/08/1979
66 ANDRE ROSA DIAS 26.40 23.10 26.40 75.90 26/11/1983
67 MARIA SUELI LAURITO 26.40 19.80 29.70 75.90 06/08/1966
68 *ADAUTO RODRIGUES 26.40 19.80 29.70 75.90 12/04/1970
69 MERIDIANA ISABEL DOS SANTOS 26.40 16.50 33.00 75.90 20/02/1982
70 REGINALDO CARLOS PRINCIPE 23.10 23.10 29.70 75.90 11/11/1974
71 CLAUDIANE VALIM CANDIDO MODESTO 23.10 23.10 29.70 75.90 15/11/1977
72 RICARDO SIMÃO DE FARIAS 23.10 23.10 29.70 75.90 17/02/1980
73 ALINE HONORIO 23.10 23.10 29.70 75.90 09/01/1995
74 MARCIO APARECIDO GONÇALVES 19.80 29.70 26.40 75.90 12/02/1976
75 JOANA APARECIDA DE ANDRADE 19.80 26.40 29.70 75.90 10/05/1978
76 FABIO DA ROCHA 19.80 26.40 29.70 75.90 23/03/1984
77 LUAN DA SILVA 19.80 26.40 29.70 75.90 19/05/1994
78 *FLAVIA LIMA DA SILVA 19.80 23.10 33.00 75.90 02/12/1989
79 FRANCYELLEN PORTE MARTINS 26.40 16.50 29.70 72.60 23/07/1984
80 MICHELLE CRISTINA DA CUNHA 26.40 16.50 29.70 72.60 15/06/1986
81 NELCIVANIA DE OLIVEIRA CORDEIRO 23.10 19.80 29.70 72.60 26/07/1985
82 WILLIAN MARQUES MOURA 23.10 19.80 29.70 72.60 23/05/1989
83 PAULO SERGIO SIVIERO 19.80 23.10 29.70 72.60 17/05/1976
84 ANA CAROLINA DE OLIVEIRA BORGES ELIAS 16.50 29.70 26.40 72.60 04/03/1989
85 ALEX ROZARIO 16.50 26.40 29.70 72.60 11/02/1986
86 LAURO CESAR VAZ LOGERFO 16.50 26.40 29.70 72.60 11/08/1990
87 CLAYTON FABIANO DOS SANTOS 23.10 23.10 23.10 69.30 07/01/1988
88 JOSIANE APARECIDA LIMA 23.10 19.80 26.40 69.30 12/04/1983
89 PAULO SERGIO BRITES 23.10 16.50 29.70 69.30 10/02/1974
90 ANA PAULA DA SILVA 23.10 16.50 29.70 69.30 12/02/1979
91 *MARCIA APARECIDA PEREIRA DA SILVA 23.10 13.20 33.00 69.30 28/05/1976
92 REGINA DE FATIMA FERREIRA MENDES 19.80 26.40 23.10 69.30 30/01/1982
93 *LUCIANO FRNCISCO DOS SANTOS 19.80 23.10 26.40 69.30 29/02/1976
94 LUIZ CESAR GARCIA MIRANDA 19.80 19.80 29.70 69.30 27/01/1955
95 *RÚBILA FERNANDA ALEIXO DOS SANTOS 19.80 19.80 29.70 69.30 15/09/1986
96 MICHELLE CRISTINA DE PAIVA 16.50 23.10 29.70 69.30 03/02/1983
97 *VALERIA MOREIRA DE CARVALHO 16.50 19.80 33.00 69.30 14/08/1981
98 CLAUDEMIR PAULINO 16.50 19.80 33.00 69.30 30/06/1982
99 FRANCIELLY CAROLINE FERREIRA 23.10 23.10 19.80 66.00 23/09/1992
100 DALILA APARECIDA MOREIRA PINTO 23.10 16.50 26.40 66.00 30/10/1986
101 ROSANGELA PINHEIRO DA SILVA 23.10 13.20 29.70 66.00 05/05/1977
102 HELIO AMARILDO SCARAMAL 19.80 19.80 26.40 66.00 01/10/1964
103 MARIA FILOMENA CACETTI GONÇALVES 19.80 16.50 29.70 66.00 30/12/1965
104 JESSICA PRISCILA SIQUEIRA 19.80 16.50 29.70 66.00 07/07/1992
105 LEANDRO GREGORIO 16.50 23.10 26.40 66.00 19/08/1984
106 *THAIS FERNANDA ROSA 16.50 23.10 26.40 66.00 20/12/1991
107 VALDIRENE RODRIGUES VALENTIN 16.50 19.80 29.70 66.00 20/03/1979
108 *FLAVIANE FERNANDA DA SILVA 13.20 26.40 26.40 66.00 17/06/1989
109 ELIANA PIRES DE ANDRADE 23.10 13.20 26.40 62.70 08/05/1962
110 REGINA DE FATIMA CLAUDINO 23.10 13.20 26.40 62.70 15/04/1965  SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 CNPJ 75.624.478/0001-91 - Av. Com. Luiz Meneghel, 992
 BANDEIRANTES – ESTADO DO PARANÁ

 4

111 THAMYRES TAMARA DOS SANTOS 19.80 19.80 23.10 62.70 02/12/1990
112 ISABEL CRISTINA CARDOSO DE LIMA 19.80 16.50 26.40 62.70 05/05/1975
113 ALEIA CRISTINA NAPOLEÃO DOS SANTOS 19.80 13.20 29.70 62.70 25/03/1982
114 *JOSÉ APARECIDO CARDOSO 16.50 23.10 23.10 62.70 29/08/1970
115 LUCINEIA BIBIANO 16.50 19.80 26.40 62.70 16/01/1981
116 RODRIGO DA SILVA 16.50 19.80 26.40 62.70 17/01/1986
117 SILVIA FERMINO DA CUNHA 16.50 16.50 29.70 62.70 22/01/1971
118 ALEX DAS GRAÇAS NETO 13.20 19.80 29.70 62.70 06/11/1985
119 DIRCEU ZAMBONI 13.20 16.50 33.00 62.70 25/03/1963
120 ROSELI APARECIDA DOS SANTOS 6.60 23.10 33.00 62.70 22/01/1977
121 ANA PAULA MOMBELI 23.10 13.20 23.10 59.40 17/07/1983
122 LUCIANA FERREIRA DE SOUZA BAGANHA 23.10 9.90 26.40 59.40 31/01/1993
123 *CARLA DA SILVA PEREIRA 23.10 6.60 29.70 59.40 15/05/1982
124 MARCIO INACIO RAMOS 19.80 13.20 26.40 59.40 08/11/1977
125 EDSON FLAUSINO 19.80 13.20 26.40 59.40 03/07/1988
126 *IGOR WENDER DA SILVA 19.80 13.20 26.40 59.40 11/03/1996
127 ROSEMARA DE OLIVEIRA 19.80 9.90 29.70 59.40 09/07/1972
128 IZABEL APARECIDA CORSINI 16.50 19.80 23.10 59.40 07/09/1962
129 REGINALDO INACIO DA SILVA 16.50 16.50 26.40 59.40 08/12/1976
130 KELLY CRISTINA DA SILVA 16.50 16.50 26.40 59.40 26/05/1979
131 DANIELA SCARAMAL 16.50 13.20 29.70 59.40 22/11/1983
132 *JESSICA DE CARVALHO 13.20 16.50 29.70 59.40 31/10/1996
133 *CLEIDE CRISTIANA RIBEIRO 9.90 26.40 23.10 59.40 08/03/1974
134 *KARINA DA SILVA PEREIRA 9.90 19.80 29.70 59.40 04/09/1983
135 SANDRA MARIA ALVES DA SILVA 16.50 16.50 23.10 56.10 30/12/1972
136 DEBORA HELOISA DA SILVA 16.50 16.50 23.10 56.10 03/07/1991
137 *RONIELIA DE OLIVEIRA ALMEIDA 13.20 19.80 23.10 56.10 11/07/1990
138 HEDIS CARLOS DA COSTA 13.20 16.50 26.40 56.10 25/12/1991
139 ELIANE CRISTINA MIRANDA 13.20 9.90 33.00 56.10 31/03/1993
140 NELCYVANI CANDIDO 19.80 13.20 19.80 52.80 24/07/1966
141 *ROSIMEIRE DE ASSIS NOGUEIRA SILVA 19.80 13.20 19.80 52.80 14/04/1971
142 MARISA APARECIDA FERREIRA 19.80 6.60 26.40 52.80 14/01/1985
143 FERNANDA APARECIDA NOGUEIRA DE SOUZA 16.50 16.50 19.80 52.80 20/11/1992
144 CRISTIANE APARECIDA CACETTI MARCIANO 16.50 9.90 26.40 52.80 07/05/1978
145 RENATA ALVES CANDIDO VIEIRA 16.50 9.90 26.40 52.80 13/11/1983
146 ANDRÉ LUIZ DE SOUZA 13.20 13.20 26.40 52.80 21/03/1972
147 REINALDO PEREIRA DE SOUZA 13.20 13.20 26.40 52.80 17/04/1976
148 *JUAREZ ALESSANDRO BERTAQUE 9.90 16.50 26.40 52.80 26/09/1977
149 *RAFAEL DIAS DE ALMEIDA 9.90 16.50 26.40 52.80 12/07/1994
150 JACIANE MARRUCHELLI DA SILVA 16.50 13.20 19.80 49.50 01/03/1984
151 BRUNA MARIA DE JESUS 16.50 9.90 23.10 49.50 21/02/1978
152 *MATHEUS CARVALHO 16.50 3.30 29.70 49.50 06/04/1997
153 JOSIANE MARQUES DA SILVA 13.20 13.20 23.10 49.50 18/01/1984
154 SILMARA ALVES QUEIROZ 13.20 9.90 26.40 49.50 07/12/1980
155 WILLIAM HENRIQUE DA SILVA 13.20 9.90 26.40 49.50 19/03/1989
E DEBORAH FLAUSINO 19.80 6.60 19.80 46.20 26/08/1981
E VANUSA SANGUINI DINIZ DE SOUZA 19.80 6.60 19.80 46.20 22/09/1988
E *HELLEN PRISCILA DA SILVA 16.50 13.20 16.50 46.20 28/06/1994
E ADRIANA DONIZETI PIRES 9.90 9.90 26.40 46.20 23/11/1980
E JAQUELINA APARECIDA DA SILVA LAURITO 13.20 13.20 16.50 42.90 19/11/1973  SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 CNPJ 75.624.478/0001-91 - Av. Com. Luiz Meneghel, 992
 BANDEIRANTES – ESTADO DO PARANÁ

 5

E MAURO DE ASSIS 13.20 6.60 23.10 42.90 24/04/1973
E FABIO VASCONCELOS MEIRA 13.20 6.60 23.10 42.90 15/01/1981
E JULIO CESAR CAMPOS 9.90 9.90 23.10 42.90 26/04/1969
E *ROSA MARIA TOMAZ DA SILVA 6.60 9.90 26.40 42.90 05/05/1974
E JOAO PAULO CANÇADO 3.30 16.50 23.10 42.90 05/07/1980
E ELIANA MARIA GOMES 3.30 13.20 26.40 42.90 26/05/1977
E OSMAR PADUAN 3.30 9.90 29.70 42.90 08/08/1965
E ROSIANE MARQUES DA SILVA 13.20 13.20 13.20 39.60 02/05/1987
E JOSE APARECIDO SOARES DE OLIVEIRA 13.20 6.60 19.80 39.60 05/03/1966
E VALDEMIR FERNANDES DA SILVA 9.90 9.90 19.80 39.60 15/02/1972
E JAIRO MORAES DOS REIS 6.60 6.60 23.10 36.30 03/11/1964
E ANA KARINA NOVAIS MOREIRA DE GRANDI 6.60 6.60 23.10 36.30 07/05/1980
E SONIA MARIA CORREIA 9.90 0.00 19.80 29.70 20/08/1979
E LUIZ ANTONIO CASTELANI 3.30 9.90 16.50 29.70 05/07/1967
E CELSO SOARES DA SILVA 3.30 3.30 16.50 23.10 09/05/1969
E *JOSE FELIPE JOAQUIM 0.00 0.00 3.30 3.30 07/09/1952
E *ANTONIO CARLOS VALIAS 0.00 0.00 0.00 0.00 12/10/1956
E CLEODETE PICCIONI 0.00 0.00 0.00 0.00 11/08/1963
E JOSUÉ GONÇALVES 0.00 0.00 0.00 0.00 06/12/1964
E JANETH DO ROSARIO SANTOS DE CASTRO 0.00 0.00 0.00 0.00 19/12/1964
E *MARIA DE FATIMA MARTINS 0.00 0.00 0.00 0.00 14/09/1966
E LEONICE BUFALARI CORSINI 0.00 0.00 0.00 0.00 18/01/1967
E LEONOR MARCIA GRANADO MARTINS 0.00 0.00 0.00 0.00 20/05/1967
E ANDERSON BRAZ DE OLIVEIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 03/02/1971
E LUCIANA PADUAN DE OLIVEIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 11/08/1971
E LUCIANA DE MACEDO PINTO 0.00 0.00 0.00 0.00 16/05/1972
E VALDIR JUVENCIO 0.00 0.00 0.00 0.00 05/08/1972
E JOSICLER ALBERGATI DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 03/07/1975
E ZILDA DOS SANTOS TEIXEIRA DELFINO 0.00 0.00 0.00 0.00 24/03/1976
E LUCILENE DE OLIVEIRA BONACENI 0.00 0.00 0.00 0.00 30/06/1976
E *DENIS VERISSIMO LUIZ 0.00 0.00 0.00 0.00 28/11/1976
E ELIANA REGINA DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 14/01/1980
E ODIRLEI MOREIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 23/02/1980
E ANA MARIA EZEQUIEL BRITO 0.00 0.00 0.00 0.00 01/03/1981
E REGINAURA APARECIDA VALENTIM 0.00 0.00 0.00 0.00 21/05/1981
E *MARIA LUIZA DOS SANTOS 0.00 0.00 0.00 0.00 15/08/1981
E *LAUDICEIA OROZIMBO 0.00 0.00 0.00 0.00 30/12/1981
E ANDRE ROQUE DA ROSA 0.00 0.00 0.00 0.00 23/01/1982
E LADY DAYANE GOMES 0.00 0.00 0.00 0.00 14/05/1982
E VIVIANE MICHELLE DAROS 0.00 0.00 0.00 0.00 17/06/1983
E *REGINALDO MODESTO 0.00 0.00 0.00 0.00 13/02/1984
E *FABIANA APARECIDA DOS SANTOS 0.00 0.00 0.00 0.00 08/03/1984
E JULIANA PAPASSONI FERREIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 26/08/1984
E *ADRIANA FRANCISCA PRINCESA 0.00 0.00 0.00 0.00 11/01/1985
E JOSE VITOR DE ALMEIDA 0.00 0.00 0.00 0.00 13/04/1985
E *ROBERIO PEREIRA DOS SANTOS 0.00 0.00 0.00 0.00 15/05/1985
E ROSEANE BRAZ DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 05/10/1985
E PAULA FERNANDA LAURENTINO 0.00 0.00 0.00 0.00 31/03/1986
E ROGERIO DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 09/12/1986
E DANIELA GOMES DE OLIVEIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 20/05/1987  SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 CNPJ 75.624.478/0001-91 - Av. Com. Luiz Meneghel, 992
 BANDEIRANTES – ESTADO DO PARANÁ

 6

E LUIZ OTAVIO DE OLIVEIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 07/07/1987
E DANIELE BENEDITO 0.00 0.00 0.00 0.00 13/05/1988
E FERNANDA MARIA DOS SANTOS 0.00 0.00 0.00 0.00 28/05/1988
E PAULO APARECIDO VALENTIN ARRUDA 0.00 0.00 0.00 0.00 25/01/1990
E ANDRE ALVES USELOTO 0.00 0.00 0.00 0.00 11/04/1990
E JOANA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS 0.00 0.00 0.00 0.00 17/04/1991
E THAIS APARECIDA TEIXEIRA DE ARAUJO 0.00 0.00 0.00 0.00 08/08/1991
E RAQUEL DOS SANTOS 0.00 0.00 0.00 0.00 13/08/1991
E SERGIO ALEXANDRE FERREIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 22/11/1991
E *JESSICA FERNANDA MARTINS 0.00 0.00 0.00 0.00 22/12/1991
E FERNANDA DE GODOY FERREIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 20/04/1992
E EDUARDO RODRIGUES DE FREITAS 0.00 0.00 0.00 0.00 04/08/1992
E JOAO EUGENIO BELIZARIO 0.00 0.00 0.00 0.00 09/08/1992
E *JEMERSON DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 28/02/1993
E *JULIMARA CRISTINA NOGUEIRA DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 01/07/1993
E LETICIA A.S LANGAMI 0.00 0.00 0.00 0.00 02/09/1993
E LORIENE STEPHANY BANDEIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 27/11/1993
E PABLO FERNAND DE MOURA 0.00 0.00 0.00 0.00 20/04/1994
E *JEDERSON DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 02/05/1994
E EWERTON SANGUINI DINIZ DE SOUZA 0.00 0.00 0.00 0.00 26/05/1994
E MIRIAN CRISTINA VIEIRA BANDEIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 17/03/1995
E CARLA FERNANDA GOMES PEREIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 03/05/1995
E *GISLAINE PINHEIRO BIBIANO 0.00 0.00 0.00 0.00 06/05/1995
E JESSICA DAYANE DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 16/08/1995
E GUILHERME CESAR DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 09/11/1995
E FABRICIO LUIS PASCOAL MOURA 0.00 0.00 0.00 0.00 02/03/1996
E *REGIANE APARECIDA TEIXEIRA DE ARAUJO 0.00 0.00 0.00 0.00 31/05/1999
E THAIS DE OLIVEIRA SIVIDONES 0.00 0.00 0.00 0.00 17/06/2019

ELETRICISTA
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG
1 BRUNO LUIS LEONCIO 19.80 19.80 19.80 26.40 85.80 19/04/1988
2 ALEXANDRE BRAGA 16.50 19.80 16.50 29.70 82.50 17/01/1985
3 JORGE BEZERRA DE ALMEIDA JUNIO 13.20 23.10 16.50 29.70 82.50 31/07/1984
4 JOÃO ANTONIO DOS SANTOS 6.60 13.20 16.50 16.50 52.80 09/03/1971
E ARYANE DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 01/09/1990
E LUCAS 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 06/04/1996

ENCANADOR
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG
1 ANGELO GERALDO RUBIM 19.80 16.50 19.80 16.50 72.60 11/07/1988
2 ANTONIO SAQUE NETO 9.90 23.10 19.80 6.60 59.40 05/02/1957
E JOSE APARECIDO BATISTA EUGENIO 9.90 9.90 16.50 9.90 46.20 10/04/1972
E JOSÉ CARLOS DA CRUZ SILVA 9.90 3.30 16.50 3.30 33.00 07/11/1961

  SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 CNPJ 75.624.478/0001-91 - Av. Com. Luiz Meneghel, 992
 BANDEIRANTES – ESTADO DO PARANÁ

 7


MOTORISTA
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG
1 PAULO HENRIQUE MARCELINO SILVA 19.80 23.10 19.80 29.70 92.40 20/07/1982
2 EDSON APARECIDO BATISTA 19.80 19.80 16.50 33.00 89.10 12/11/1966
3 JOSE LUIZ FERREIRA 16.50 16.50 16.50 29.70 79.20 25/08/1984
4 ELIEZER FERNANDO DOS SANTOS 13.20 16.50 19.80 29.70 79.20 17/03/1983
5 PAULO SERGIO FLAUSINO 16.50 19.80 16.50 26.40 79.20 11/10/1981
6 CRISTIANO GOMES BANDEIRA 16.50 16.50 19.80 26.40 79.20 23/10/1986
7 *GESIEL MARCOS DE CARVALHO 19.80 16.50 16.50 23.10 75.90 15/03/1974
8 ALBA MARIA OLIVEIRA 16.50 19.80 16.50 23.10 75.90 13/01/1969
9 RODOLFO GARCIA DA SILVA 16.50 19.80 19.80 19.80 75.90 27/07/1993
10 FABIO FRANCISCO DE OLIVEIRA 16.50 16.50 19.80 16.50 69.30 22/02/1983
11 ABDON RUI CAMPOS 19.80 19.80 16.50 13.20 69.30 19/12/1973
12 *ADAILTON PEREIRA DOS SANTOS 3.30 19.80 19.80 16.50 59.40 05/06/1981
13 JOSE APARECIDO CARLI 9.90 13.20 16.50 16.50 56.10 08/07/1976
14 ALEXANDRE SEVIDONES DOS SANTOS 13.20 16.50 16.50 6.60 52.80 08/07/1984
E CLAUDEMIR DO CARMO MADEIRA 13.20 9.90 16.50 6.60 46.20 25/11/1972
E LEONARDO JABALI 0.00 0.00 3.30 6.60 9.90 17/04/1955
E FRANCISCO VITOR DE PAULA TEODORO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 20/11/1951
E LUIZ CARLOS SABINO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 07/04/1965
E ALEXANDRE DE ASSIS GUALBERTO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 02/04/1978
E ALESSANDRO RICARDO LINS DE VASCONCELOS BELLAN 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 04/07/1979
E RICARDO FIORINDO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 24/08/1988
E LEANDRO SOUZA FERREIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 06/03/1989

VIGIA
C CANDIDATO
NCG
PF DN
LP M CG
1 FRANCISCO RENATO GONÇALVES 23.10 29.70 33.00 85.80 08/08/1990
2 MARCOS ROBERTO DOS SANTOS 26.40 26.40 26.40 79.20 06/05/1971
3 *CLAYTON HENRIQUE ALBINO 16.50 26.40 29.70 72.60 22/05/1988
4 ANTÔNIO MARCOS GONÇALVES 13.20 23.10 29.70 66.00 10/08/1980
5 JOSE CARLOS DA SILVA 13.20 13.20 26.40 52.80 20/12/1957
E ANTONIO MIGUEL PELISARI 0.00 0.00 0.00 0.00 23/11/1944
E SIDNEI PALMA 0.00 0.00 0.00 0.00 08/02/1970
E GETULIO DONIZETI SOARES 0.00 0.00 0.00 0.00 12/12/1970
E PAULO LUIZ MARIM 0.00 0.00 0.00 0.00 27/01/1972
E JEFFERSON RAPOSO DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 12/03/1987

AUXILIAR DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO
C CANDIDATO
NCG
PF DN
LP M CG
1 NARCISO FERREIRA PIRES JUNIOR 29.70 29.70 29.70 89.10 15/12/1965
2 CARLOS HENRIQUE CHANCA 26.40 26.40 23.10 75.90 18/01/1991
3 ADENILSON PEREIRA LEITE 19.80 29.70 19.80 69.30 03/12/1976
4 JACQUELINE FRACARO DE SOUZA 19.80 16.50 23.10 59.40 17/10/1977  SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 CNPJ 75.624.478/0001-91 - Av. Com. Luiz Meneghel, 992
 BANDEIRANTES – ESTADO DO PARANÁ

 8

5 WILSON ULISSES DE SOUZA 23.10 9.90 19.80 52.80 13/09/1985
E *TONI ROGERIO DE SOUSA 0.00 0.00 0.00 0.00 11/03/1976

OPERADOR DE MÁQUINAS
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG
E CARLOS CESAR MORAES 6.60 16.50 13.20 9.90 46.20 31/12/1975
E RONALDO INACIO DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 16/04/1975

PEDREIRO
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG
E ANTONIO ELIAS DA COSTA FILHO 3.30 9.90 6.60 16.50 36.30 22/12/1962
E ERISSON ALLAN APARECIDO DE SOUZA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 04/11/1990

PINTOR
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG
1 MAIKON MILANI 13.20 23.10 16.50 16.50 69.30 08/11/1994
2 JULIANO RODRIGO LAURITO 19.80 3.30 13.20 16.50 52.80 14/04/1990
3 *FERNANDO DOMINGOS 13.20 9.90 9.90 16.50 49.50 08/01/1986
E RODRIGO ABRANTES 9.90 9.90 9.90 13.20 42.90 06/09/1990
E LUIZ FRIHEGOTO MENDES 6.60 13.20 9.90 13.20 42.90 05/10/1957
E AGNALDO HONÓRIO 13.20 6.60 13.20 9.90 42.90 28/01/1979
E LUIZ CARLOS DIAS 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 27/08/1972
E NIVALDO PINHEIRO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 12/11/1983
E RAFAEL FERNANDO GOMES PEREIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 17/03/1994

LEITURISTA
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG
1 ALEXANDRE LUCIANO FELIX 6.60 6.60 13.20 39.60 66.00 16/09/1974
2 ANA CAROLINE DE ARAÚJO 13.20 3.30 16.50 33.00 66.00 27/06/1996
3 CLAUDECI CARLOS MARTINS 6.60 13.20 9.90 33.00 62.70 16/12/1972
4 DIEGO HENRIQUE LOFRANO 3.30 9.90 16.50 33.00 62.70 18/12/1990
5 FRANCISCO DE OLIVEIRA CEZAR 3.30 9.90 9.90 36.30 59.40 02/10/1954
6 MARISA CASTILHO 3.30 6.60 16.50 33.00 59.40 16/01/1980
7 EVELYN DA SILVA PINTO 13.20 3.30 9.90 26.40 52.80 22/11/1991
8 CARLOS DE SOUZA CARVALHO 6.60 6.60 9.90 26.40 49.50 27/10/1968
9 JOSE ROBERTO DE SOUZA JR 9.90 0.00 16.50 23.10 49.50 15/11/1987
10 SANDRO CARLOS GUALBERTO 3.30 9.90 16.50 19.80 49.50 27/09/1972
11 VINICIUS AUGUSTO BENEDITO 0.00 13.20 16.50 19.80 49.50 13/02/1993
E JEFFERSON DOS SANTOS RODRIGUES 6.60 3.30 9.90 26.40 46.20 27/03/1996
E ANGELICA FATIMA DA SILVA 3.30 6.60 9.90 26.40 46.20 11/07/1989
E LOANA ANTONIA DA SILVA 3.30 6.60 13.20 23.10 46.20 22/03/1990
E WILLIAM FELIPE ROCHA PINTO 3.30 6.60 6.60 23.10 39.60 17/08/1994
E IVONETE DE SOUZA RODRIGUES 13.20 0.00 3.30 13.20 29.70 28/02/1977  SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 CNPJ 75.624.478/0001-91 - Av. Com. Luiz Meneghel, 992
 BANDEIRANTES – ESTADO DO PARANÁ

 9

E CLAUDEMIR CALIXTO ARAUJO 6.60 3.30 6.60 9.90 26.40 06/02/1979
E GENEILDA JUSTINO 6.60 0.00 0.00 9.90 16.50 29/04/1983
E NARCISO FERREIRA PIRES JUNIOR 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 15/12/1965
E CLAUDEMIR FERNANDO DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 02/01/1985
E ARYANE APARECIDA DE MOURA JACOMETTI 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 04/11/1988
E FLAVIA FRANCYELLE BIBIANO FRANCISCO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 12/06/1994
E ALLYSSON LUCIANO GRACIA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 07/11/1994

OPERADOR DE BOMBAS
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG
1 *JOÃO ELIAS PROCOPIO 16.50 16.50 13.20 26.40 72.60 07/11/1983
2 PAULO CESAR RODRIGUES 13.20 16.50 16.50 23.10 69.30 24/01/1966
3 EVERTON NEVES MO NTEIRO 13.20 16.50 6.60 26.40 62.70 06/02/1988
4 LUIZ OTAVIO PALETA 9.90 16.50 16.50 19.80 62.70 18/02/1971
5 ISAAC HANSEN 13.20 6.60 13.20 23.10 56.10 03/03/1959
6 LUIZ CARLOS CORREIA DOS SANTOS 16.50 13.20 6.60 16.50 52.80 22/12/1991
7 AUGUSTO ELISEO DA SILVA 9.90 6.60 13.20 19.80 49.50 06/05/1960
E ANESIO ANSELMO 6.60 16.50 6.60 16.50 46.20 04/04/1956
E ANDRE PEREIRA DA SILVA 6.60 6.60 13.20 13.20 39.60 09/10/1976
E BENEDITO FERMINO JUNIOR 13.20 6.60 3.30 6.60 29.70 29/05/1979
E MARCO AURÉLIO COSTA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 11/02/1988

MESTRE DE OBRAS
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG
1 ANDRÉ FERREIRA 6.60 13.20 16.50 19.80 56.10 19/10/1978
2 HELBER CARLOS HENRIQUE PIETRO 9.90 9.90 9.90 23.10 52.80 26/09/1984
E NIVALDO APARECIDO FARIAS 9.90 13.20 9.90 13.20 46.20 11/12/1959
E JAIR DOMINGOS DE ANDRADE 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 15/02/1957
E *ILSON INFANTINO VIEIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 02/08/1978

ESCRITURÁRIO
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG
1 SÉRGIO CARLOS JEKEMEM DAMAZIO 9.90 16.50 16.50 46.20 89.10 28/07/1957
2 DANIELE DE ARRUDA TASCA 13.20 16.50 16.50 42.90 89.10 20/12/1991
3 SOLANGE FÁVERO DE LIMA MEDEIROS 6.60 9.90 13.20 49.50 79.20 02/08/1985
4 VIVIANE SCHUMINSKI RIBEIRO 13.20 6.60 16.50 42.90 79.20 11/04/1985
5 ARMANDO SHIN ITI MAKI 9.90 13.20 13.20 42.90 79.20 01/08/1968
6 LEANDRO LUIZ TRINDADE 6.60 13.20 16.50 42.90 79.20 25/03/1983
7 CRISTIANE DONIZETTI DA SILVA 9.90 6.60 13.20 46.20 75.90 08/03/1977
8 RENATA HELENA LEITE 6.60 13.20 9.90 46.20 75.90 13/12/1984
9 MARCELLI DE PAULA LIMA 9.90 13.20 9.90 42.90 75.90 25/09/1993
10 GILMARA CRISTINA NERI 3.30 13.20 16.50 42.90 75.90 01/11/1971
11 ISABELA HENRIQUE PIRES 9.90 16.50 13.20 36.30 75.90 23/03/1993
12 *KAIKE MONTEIRO BORGES 6.60 6.60 13.20 46.20 72.60 06/03/1987
13 PALOMA CAROLINE DOMINGOS 6.60 13.20 13.20 39.60 72.60 23/11/1992  SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 CNPJ 75.624.478/0001-91 - Av. Com. Luiz Meneghel, 992
 BANDEIRANTES – ESTADO DO PARANÁ

 10

14 NACYR MARIANO 6.60 13.20 16.50 36.30 72.60 14/07/1962
15 *PAULA RENATA APARECIDA CANDIDO MEIRA 3.30 16.50 16.50 36.30 72.60 05/12/1986
16 SUSY OHIRA 13.20 13.20 13.20 33.00 72.60 06/12/1986
17 FERNANDA CRISTINA FRANCO 9.90 9.90 9.90 39.60 69.30 21/06/1986
18 SÔNIA DE SOUSA FONTES 9.90 6.60 13.20 39.60 69.30 24/12/1969
19 REGIANE CRISTINA DA SILVA 6.60 9.90 13.20 39.60 69.30 01/11/1981
20 SANDRA MARA ALVES 6.60 9.90 13.20 39.60 69.30 17/06/1985
21 HENRIQUE BACHETT 13.20 6.60 13.20 36.30 69.30 17/02/1992
22 PAULA FERNANDA DE AZEVEDO 13.20 16.50 13.20 26.40 69.30 02/03/1991
23 *JEAN CARLOS CAFFEO 3.30 13.20 13.20 36.30 66.00 05/07/1985
24 DIVAL PEREIRA GOMES 9.90 13.20 9.90 33.00 66.00 16/12/1965
25 DENER FERNANDO BELISARIO SILVA 6.60 3.30 13.20 39.60 62.70 09/08/1994
26 *CESAR AUGUSTO DA SILVA CARRARA 6.60 9.90 9.90 36.30 62.70 22/02/1993
27 SULAH DE MEDEIROS GOULARTE 6.60 6.60 13.20 36.30 62.70 13/08/1982
28 ANGELICA APº FLAUZINO ALVES 3.30 13.20 9.90 36.30 62.70 13/10/1984
29 LUIZ TADEU GUIMARAES 3.30 9.90 13.20 36.30 62.70 24/05/1959
30 JOÃO VINICIUS GRACIA 3.30 6.60 16.50 36.30 62.70 15/05/1993
31 ANTONIA SOCORRO BERTACK EUGENIO 9.90 6.60 13.20 33.00 62.70 13/06/1974
32 *BRUNO EXPEDITO GOMES DA CUNHA 3.30 9.90 16.50 33.00 62.70 14/02/1989
33 MARCELO APARECIDO FERREIRA 9.90 9.90 13.20 29.70 62.70 31/08/1974
34 RAFAEL RODRIGUES 9.90 9.90 13.20 29.70 62.70 04/06/1991
35 MARIANA CARLA MARTINS FRUFREK TEODORO 3.30 6.60 9.90 39.60 59.40 11/05/1986
36 FRANCIELLI ANTONIA CARVALHO 3.30 6.60 9.90 39.60 59.40 13/06/1989
37 EDUARDO KOITI SAIKI 6.60 6.60 9.90 36.30 59.40 10/08/1983
38 MARINA DOMINGOS 6.60 3.30 16.50 33.00 59.40 23/01/1981
39 FLÁVIA APARECIDA DA SILVA 3.30 9.90 13.20 33.00 59.40 07/10/1983
40 ADRIANO HENRIQUE JACOMETTI 3.30 9.90 13.20 33.00 59.40 18/03/1993
41 MARIA ANGELA DA SILVEIRA MORETTI 9.90 6.60 13.20 29.70 59.40 23/11/1957
42 *VINICIUS RODRIGUES PEREIRA 9.90 6.60 13.20 29.70 59.40 05/01/1996
43 CARLOS HENRIQUE LEITE DE LIMA 6.60 9.90 13.20 29.70 59.40 09/04/1983
44 ROMULO AUGUSTO CUSTODIO SOUZA 6.60 9.90 13.20 29.70 59.40 29/01/1996
45 LUANA CAVALCANTE DE OLIVEIRA 3.30 9.90 16.50 29.70 59.40 22/05/1984
46 NAIR APARECIDA BARBOSA CONCENTINO 13.20 9.90 9.90 26.40 59.40 31/12/1971
47 IGOR VALEZZE SPAGOLLA 3.30 16.50 13.20 26.40 59.40 12/03/1991
48 *LUIZ FERNANDO DE LIMA 3.30 3.30 13.20 36.30 56.10 25/04/1988
49 TATIANE APARECIDA ARRUDA 6.60 9.90 6.60 33.00 56.10 07/01/1995
50 RODRIGO SIQUEIRA SILVA 6.60 6.60 9.90 33.00 56.10 26/01/1977
51 ANA PAULA BREVILHERI 3.30 9.90 9.90 33.00 56.10 09/12/1983
52 ANA CAROLINE DA COSTA 3.30 3.30 16.50 33.00 56.10 10/05/1992
53 NATHIELEN TRINDADE DA SILVA 6.60 9.90 9.90 29.70 56.10 14/09/1992
54 SIMONE DINAZARDI DA SILVA 6.60 6.60 13.20 29.70 56.10 04/10/1987
55 RAFAEL DOS PASSOS 3.30 13.20 9.90 29.70 56.10 03/04/1993
56 **ROBERTO ALVES DE CAMPOS 3.30 6.60 16.50 29.70 56.10 08/07/1970
57 RAFAELA FLAVIA CABRAL MISCHIATTI CARDOSO 9.90 13.20 6.60 26.40 56.10 05/05/1992
58 *YABILIS CAROLINE DOS SANTOS 6.60 9.90 13.20 26.40 56.10 29/04/1994
59 ÉRIKA JUNKO INOUE 3.30 13.20 13.20 26.40 56.10 15/03/1992
60 DENISE DE CAMPOS ARAUJO 3.30 6.60 9.90 33.00 52.80 17/08/1987
61 DANILO MARQUES 0.00 9.90 9.90 33.00 52.80 24/05/1990
62 ELAINE PATRICIA BATISTA DE OLIVEIRA 6.60 6.60 9.90 29.70 52.80 23/02/1985
63 DENISE CRISTINA CASTELANI 6.60 6.60 9.90 29.70 52.80 13/11/1989  SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 CNPJ 75.624.478/0001-91 - Av. Com. Luiz Meneghel, 992
 BANDEIRANTES – ESTADO DO PARANÁ

 11

64 DANIEL RAMIRES DE OLIVEIRA 6.60 3.30 13.20 29.70 52.80 06/11/1984
65 LUIS GUSTAVO LOFRANO 13.20 6.60 6.60 26.40 52.80 18/10/1994
66 EVANDRO DIEGO BIOLO 6.60 6.60 13.20 26.40 52.80 04/07/1992
67 ZILMA FRANCISCA DA SILVA 6.60 9.90 13.20 23.10 52.80 17/04/1974
68 AÉCIO MESSIAS VIGATTO 6.60 6.60 6.60 29.70 49.50 30/03/1987
69 TANIA CRISTINA DA COSTA 6.60 3.30 9.90 29.70 49.50 22/01/1962
70 PAULO SÉRGIO GOUVÊA 3.30 9.90 6.60 29.70 49.50 14/06/1991
71 MARCELO YOICHI KITAMURA 3.30 9.90 9.90 26.40 49.50 09/12/1985
72 KÁTIA PATRÍCIA DOS SANTOS 9.90 6.60 9.90 23.10 49.50 22/02/1989
73 CARLOS MAKOTO TANAKA 6.60 9.90 9.90 23.10 49.50 26/04/1965
74 CRISTIANE DA SILVA 6.60 6.60 13.20 23.10 49.50 29/11/1981
75 BRUNO ZENKY GUIMARÃES ASANO 3.30 13.20 9.90 23.10 49.50 10/07/1990
76 JÉSSICA CONCENTINO 3.30 13.20 9.90 23.10 49.50 01/01/1991
E WILIANE CECILIA OSINAGA BARBOZA 0.00 9.90 3.30 33.00 46.20 29/06/1984
E *JOSÉ AUGUSTO DE SOUZA BELLO 0.00 3.30 9.90 33.00 46.20 05/04/1990
E FABIO LUIZ FERREIRA 3.30 3.30 9.90 29.70 46.20 21/03/1977
E BRUNO HENRIQUE DA SILVA 3.30 13.20 3.30 26.40 46.20 22/01/1996
E GUILHERME NATAN BASTO PICCIONI 3.30 9.90 6.60 26.40 46.20 03/01/1996
E GUSTAVO FRACARO 3.30 6.60 9.90 26.40 46.20 12/10/1981
E LAUDINÉIA LETICIA ALVES CORDEIRO 6.60 9.90 6.60 23.10 46.20 15/12/1994
E IAN FELIPE LEONARDO 6.60 6.60 9.90 23.10 46.20 17/02/1996
E TAYNARA CRISTINA SCALADA 13.20 9.90 3.30 19.80 46.20 10/05/1996
E MARCIA BARBOSA 3.30 0.00 9.90 29.70 42.90 07/08/1975
E GISLAINE CRISTINA FERREIRA 3.30 9.90 6.60 23.10 42.90 08/01/1979
E GRAZIELLA CASSIA MEDEIROS 3.30 9.90 6.60 23.10 42.90 29/06/1979
E TATIELE DAYANE OTENIO 0.00 13.20 6.60 23.10 42.90 11/06/1983
E CRISTIANE APARECIDA DE OLIVEIRA 0.00 9.90 9.90 23.10 42.90 12/08/1983
E EMERSON FRANCISCO DE SOUZA SILVA 9.90 3.30 9.90 19.80 42.90 25/02/1995
E JOAO ALIPIO ZAMBONE 3.30 16.50 6.60 16.50 42.90 08/10/1986
E DANIELLE LEITE MUSAMBANI 6.60 0.00 9.90 23.10 39.60 01/06/1985
E JENNIFER HELEN DA SILVA 3.30 6.60 6.60 23.10 39.60 23/04/1995
E *ELVIS APARECIDO DAS CHAGAS 0.00 9.90 6.60 23.10 39.60 23/09/1986
E TIAGO CAMPANHA FERREIRA 3.30 6.60 9.90 19.80 39.60 31/10/1988
E LUIS HENRIQUE PEREIRA DA SILVA 6.60 13.20 3.30 16.50 39.60 25/03/1993
E CARLOS EDUARDO SANTANNA 6.60 13.20 13.20 6.60 39.60 21/02/1995
E PATRICIA REGINA FRANCO DE CAMARGO PENTEADO 3.30 3.30 13.20 16.50 36.30 08/10/1963
E BRUNA LUCAS 9.90 0.00 6.60 16.50 33.00 14/09/1993
E GISELLE RAMOS VASCONCELOS 6.60 6.60 3.30 16.50 33.00 26/11/1991
E GUILHERME ZANUTO FERMINO FERREIRA 3.30 9.90 3.30 16.50 33.00 03/11/1992
E EVERTON DIAS BERNIM 6.60 3.30 0.00 19.80 29.70 22/06/1990
E MICHELLE PEDRO SOUZA 6.60 3.30 3.30 16.50 29.70 25/05/1984
E LORRANE DOS SANTOS RODRIGUES 3.30 9.90 3.30 9.90 26.40 01/11/1994
E ADRIANA REGINA DA SILVA 0.00 0.00 3.30 19.80 23.10 13/10/1975
E MATHEUS HENRIQUE FERNANDES LANGAME 0.00 6.60 6.60 9.90 23.10 29/08/1995
E WAELSON DE OLIVEIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 07/02/1960
E ADRIANA GUINOZA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 22/07/1970
E KELY CRISTINA DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 18/01/1978
E JOSIANE PATRICIA GONÇALVES DE BRITTO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 23/04/1980
E JANAÍNA SHARLENE DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 16/05/1983
E THALITA MARIA RODRIGUES PINTO DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 29/12/1983  SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 CNPJ 75.624.478/0001-91 - Av. Com. Luiz Meneghel, 992
 BANDEIRANTES – ESTADO DO PARANÁ

 12

E ADRIANO SERGIO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 26/04/1984
E EMANUELLA DELISI ROSA RODRIGUES DOS SANTOS 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 04/07/1985
E FATIMA KIMIE KONO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 09/12/1985
E RENAN DIEGO BORGES 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 01/07/1987
E ALAN FABIO DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 12/03/1988
E *JULIE CANDIDO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 24/01/1989
E WILLIAM PICCIONI DA SILVA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 15/03/1989
E LEANDRO APARECIDO DE SOUSA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 15/06/1989
E JOHN ROBERT FERREIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 08/07/1989
E WÉLLISON DA SILVA BAHIA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 11/09/1989
E BRUNA DE SOUZA RODRIGUES 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 20/02/1990
E JEFERSON ALEX PEDROTTI 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 21/08/1990
E BRUNO EDUARDO PAVÃO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 11/12/1990
E JOHN LENNON ALVES CARDOSO DE SOUZA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 25/09/1991
E ADRIELLY CAROLINE VICTOR RIBEIRO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 10/01/1994
E LAIS DE FATIMA TEIXEIRA DE ARAUJO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 02/04/1997

OPERADOR DA ETAE
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG
1 LUIZ ROBERTO BATISTA DE ALMEIDA 16.50 9.90 6.60 33.00 66.00 09/11/1966
2 * GERSON NOGUEIRA 9.90 9.90 3.30 29.70 52.80 11/03/1985
E JULIO CESAR CARDOSO 6.60 13.20 3.30 19.80 42.90 15/01/1984
E *ELAINE MARIA GERMANO 3.30 6.60 13.20 19.80 42.90 02/05/1979
E SILVANA REGINA SILVA 6.60 6.60 6.60 19.80 39.60 12/09/1963
E CRISTIANO CYPRIANO CARNEIRO 9.90 6.60 6.60 16.50 39.60 01/09/1988
E SERGIO GILMAR DE FREITAS 3.30 6.60 3.30 19.80 33.00 08/07/1977
E EDMAR PEREIRA MORAIS 3.30 6.60 3.30 16.50 29.70 15/07/1964

ADVOGADO
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG IN
1 KARLA DE FÁTIMA YAMASHITA 11.20 5.60 5.60 5.60 58.80 86.80 07/11/1987
2 JOÃO ANTONIO SARTORI JÚNIOR 5.60 2.80 5.60 2.80 61.60 78.40 24/04/1980
3 ANNA CAROLINA CARVALHO DE SOUZA 11.20 2.80 2.80 2.80 56.00 75.60 06/10/1990
4 MARIANNY PEDROZA BEZERRA 8.40 5.60 5.60 2.80 53.20 75.60 23/05/1988
5 ANGÉLICA FURTADO MASSON 11.20 2.80 2.80 2.80 53.20 72.80 03/05/1989
6 MARITZA PENHA FONSECA 2.80 2.80 2.80 2.80 56.00 67.20 16/02/1987
7 JÉSSICA NEGRAO PAES 5.60 2.80 2.80 2.80 50.40 64.40 07/04/1989
8 LUÍS HENRIQUE MENCK 5.60 2.80 0.00 2.80 50.40 61.60 24/09/1979
9 JOÃO LUÍS DA SILVEIRA REIS 2.80 0.00 5.60 2.80 50.40 61.60 06/04/1986
10 BRUNO VINICIUS MALAGHINI 0.00 0.00 5.60 2.80 47.60 56.00 28/07/1988
11 THIAGO VINICIUS PEREIRA BITENCOURT 0.00 2.80 2.80 5.60 44.80 56.00 20/06/1987
12 HELDER PADUAN SARTORIO 5.60 2.80 2.80 2.80 42.00 56.00 07/12/1986
13 ANDRÉIA CRISTINA PULCINELLI DE FREITAS SOARES 0.00 0.00 0.00 2.80 50.40 53.20 09/10/1979
14 RODRIGO APARECIDO DE AZEVEDO 0.00 2.80 2.80 2.80 44.80 53.20 24/09/1978
15 SILVIA CRISTINA GUIDI 2.80 2.80 5.60 2.80 39.20 53.20 20/08/1983
16 CAMILA DE CAMPOS 5.60 2.80 5.60 2.80 36.40 53.20 27/03/1989
17 NELSON ROSA DOS SANTOS 5.60 2.80 2.80 2.80 36.40 50.40 26/04/1961  SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 CNPJ 75.624.478/0001-91 - Av. Com. Luiz Meneghel, 992
 BANDEIRANTES – ESTADO DO PARANÁ

 13

E ALLAN CÉSAR DE ARRUDA 2.80 0.00 0.00 5.60 39.20 47.60 28/08/1990
E HÉLIA PAULA NOGUEIRA DE SOUZA 2.80 2.80 2.80 2.80 36.40 47.60 23/02/1977
E DANIELECRISTINA DOS SANTOS PIETRO 0.00 0.00 5.60 0.00 39.20 44.80 02/01/1984
E CARLOS AUGUSTO FILGUEIRAS SIMÕES 5.60 2.80 0.00 2.80 30.80 42.00 17/01/1975
E ANDERSON FERNANDO MENDES 0.00 0.00 0.00 0.00 39.20 39.20 02/03/1980
E ALESSANDRO MAGNO MARTINS 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 09/10/1973
E PAULO AUGUSTO MOREIRA BIAGGI 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 19/05/1980
E GUSTAVO PELEGRINI RANUCCI 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 09/11/1980
E GISLAINE RICHTER MILANE 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 03/11/1986
E ANA CAROLINA CÂNDIDO MELO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 18/05/1989
E BRUNO CESAR GIOVANINI GARCIA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 07/10/1991

BIOQUÍMICO
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG IN
1 SILVIA APARECIDA SCHMITH ZAMBONI 5.60 2.80 5.60 2.80 33.60 50.40 05/09/1982
E JAMILE BRANDI 5.60 5.60 2.80 5.60 28.00 47.60 16/11/1986
E ELTON RODRIGO DE OLIVEIRA 2.80 2.80 2.80 2.80 30.80 42.00 07/01/1976
E HENRIQUE MALUF LORDANI 5.60 2.80 5.60 2.80 25.20 42.00 03/02/1990
E RAFAEL CARVALHO DE FREITAS 5.60 0.00 0.00 2.80 30.80 39.20 24/01/1985
E KARINA RIBEIRO SOLA MARTINS 2.80 0.00 5.60 2.80 25.20 36.40 12/11/1986
E LARISSA POLYANE SATO 2.80 2.80 5.60 0.00 19.60 30.80 08/07/1989
E DAYANE OSCARINA APARECIDA VANZELA 0.00 2.80 2.80 2.80 19.60 28.00 24/02/1990
E MARISA GODOY SABAINI 2.80 0.00 0.00 0.00 14.00 16.80 27/03/1979
E SIMONE CRISTINA CASTANHO SABAINI DE MELO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 18/07/1970
E ADRIEL GOULART 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 02/08/1979
E DAIANY DONAIRE FARINHA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 01/11/1985
E SIMONY POLLYANNA DOS SANTOS 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 06/11/1986
E LUIZ FRANCISCO MAJE 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 29/02/1988
E KARINE UEDA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 10/01/1989

CONTADOR
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG IN
1 RAFAEL PEIXOTO MARTINS 11.20 2.80 5.60 2.80 39.20 61.60 10/06/1986
2 ANDREIA CRISTINA DE FREITAS OLIVEIRA 2.80 5.60 2.80 0.00 44.80 56.00 09/02/1973
3 JACIANI CAROLINA MILANI DELLA MURA 2.80 2.80 2.80 2.80 42.00 53.20 01/04/1986
E DIEGO RIBEIRO 2.80 2.80 5.60 2.80 30.80 44.80 07/06/1986
E FLAVIO FERNANDO DE ALMEIDA SAQUE 8.40 5.60 5.60 2.80 14.00 36.40 26/12/1989
E JÉSSICA LAÍS CUAGLIO 8.40 2.80 0.00 2.80 19.60 33.60 13/05/1991
E CELSO SAQUE 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 20/08/1963

ENGENHEIRO AMBIENTAL
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG IN
1 GUSTAVO TOLEDO MARTINS CAMPANHA SOARES 8.40 5.60 5.60 5.60 58.80 84.00 15/06/1988
2 DANIELI FERNANDA TOMAELLI 11.20 2.80 2.80 2.80 58.80 78.40 07/03/1992
3 MARIANA MUNHOZ LARINI 8.40 5.60 5.60 5.60 50.40 75.60 22/06/1990  SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
 CNPJ 75.624.478/0001-91 - Av. Com. Luiz Meneghel, 992
 BANDEIRANTES – ESTADO DO PARANÁ

 14

4 LUCIANA VERISSIMO SIQUEROLO 5.60 2.80 5.60 2.80 56.00 72.80 28/12/1990
5 THIAGO SHINOZUKA 2.80 5.60 5.60 2.80 56.00 72.80 27/02/1987
6 MONICA HIRATA BERTACHI 5.60 2.80 2.80 2.80 56.00 70.00 21/12/1990
7 LUIS FELIPE LEONE MOREIRA 2.80 2.80 2.80 2.80 56.00 67.20 10/02/1987
8 EVERTON MURILO AMADEU 2.80 5.60 0.00 5.60 50.40 64.40 26/07/1988
9 EDGAR LOPES BALESTRI 2.80 5.60 2.80 2.80 50.40 64.40 25/06/1993
10 MARCEL IVAN MEDEIROS 2.80 5.60 5.60 2.80 47.60 64.40 12/04/1981
11 CARLA ROBERTA SIMIONATO LOPES 2.80 5.60 0.00 2.80 50.40 61.60 18/04/1992
12 MARIA ANDRÉIA FURLAN 5.60 0.00 2.80 2.80 44.80 56.00 29/07/1975
E BRUNO GUIMARÃES DE OLIVEIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 15/02/1988
E THAÍS CRISTINA FERNANDES 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 14/08/1989
E SUELLEN CRISTINA SACHET SALAMI 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 08/12/1990

ENGENHEIRO CIVIL
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG IN
1 FRANCISCO CARLOS MARCONE 5.60 2.80 5.60 5.60 47.60 67.20 06/10/1956
2 LUCAS GOMES GONÇALVES 2.80 5.60 5.60 5.60 44.80 64.40 06/03/1992
3 JONAS RODRIGO TAVARES DE AVILLA 5.60 0.00 5.60 5.60 42.00 58.80 30/11/1991
4 GILBERTO MASSAYUKI TANAKA 5.60 0.00 0.00 5.60 39.20 50.40 15/01/1958
E FLAVIO COSTA TEIXEIRA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 20/04/1962
E WAGNER GABRIEL MUKAI 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 14/10/1975
E EDUARDO LESLÃO GUERRERO GARCIA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 10/08/1989
E CAMILA MAYUMI MATSUBARA 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 07/11/1989

QUÍMICO
C CANDIDATO
NCG
CE PF DN
LP M CG IN
1 CAMILA LOPES MALER 8.40 5.60 5.60 2.80 47.60 70.00 07/02/1989
2 RAPHAEL MOTA GARRIDO 11.20 2.80 2.80 5.60 42.00 64.40 11/01/1991
3 RODRIGO MOTA GARRIDO 2.80 2.80 5.60 2.80 44.80 58.80 07/05/1992
4 FLAVIA KAWAHIGASHI 2.80 5.60 5.60 5.60 39.20 58.80 26/06/1986
5 ANDRÉ FELIPE AKIO NISHIMURA NAKAMURA 8.40 5.60 2.80 5.60 36.40 58.80 18/07/1989
E GEYCI DE OLIVEIRA COLOGNESI 2.80 2.80 0.00 0.00 33.60 39.20 26/02/1991
E KLAUS FERNANDO GOMES VERAS 2.80 2.80 2.80 2.80 28.00 39.20 19/09/1981
E RENATA CASTANHO MOREIRA 0.00 0.00 5.60 2.80 25.20 33.60 16/09/1985
E MARIZA APARECIDA DE FREITAS 5.60 2.80 0.00 2.80 19.60 30.80 07/10/1973
E JULIO CESAR DE MELO 5.60 2.80 2.80 5.60 14.00 30.80 15/04/1967
E ISABELA MOREIRA PINHEIRO 0.00 2.80 2.80 2.80 19.60 28.00 04/03/1992
E JADER LEANDRO APARICIO 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 15/10/1985

LEGENDA:
PF – pontuação final
LP – língua portuguesa
M – matemática
CG – conhecimentos gerais
IN – informática
CE – conhecimentos específicos
DN – data de nascimento
NCG – núcleo de conhecimentos gerais
* - indicação de PNE
** - indicação de afrodescendente

Criança indígena é encontrada amarrada em praça

Uma criança indígena que aparenta ter cerca de três anos foi encontrada amarrada a uma estrutura de ferro, semelhante a uma barraca, na Praça da Bíblia, no centro de Teixeira de Freitas, no sul na Bahia, na manhã de terça-feira (24). De acordo com a polícia, moradores da região acharam o menino e acionaram a polícia, que chamou a Assistência Social e o Conselho Tutelar do município.

De acordo com a assistente social Sirlene Bernardina Silva, que acompanhou o caso, ao chegar ao local, a criança recebia ajuda de policiais militares e jornalistas. "Ela estava amarrada pelo pé e sendo cuidada por um policial e por uma repórter, que estava com ela no colo", relatou.

Moradores informaram que uma mulher indígena havia sido localizada no bairro de Timotão, bem distante de onde o menino foi achado, e identificada como a mãe do pequeno. Ela estaria jogada no chão de um campo de futebol, totalmente embriagada.

Os órgãos municipais envolvidos na ação tentaram contato com a mulher, mas não conseguiram entender o que ela dizia, por não falarem o idioma dela e pelo estado de embriaguez em que ela se encontrava.

Segundo Sirlene, a mulher e a criança fazem parte de um grupo de cerca de 50 indígenas que vagam pela região pedindo esmolas e bebendo. O grupo pertence à localidade de Machacalis, em Itanhém, próximo à divisa com Minas Gerais.

"De manhã, nós já tínhamos reunido em um ônibus uns 50 indígenas para levá-los de volta ao destino deles. À tarde, me ligaram para dizer que havia outros na rua e essa criança amarrada. Os índios informaram que a mãe da criança que amarrou o filho saiu andando sem destino, alcoolizada", contou a assistente social.

Ainda de acordo com Sirlene Silva, frequentemente é preciso mandar os índios de volta para seu local de origem, o que não é incumbência da entidade. Segundo ela, os órgãos responsánveis não se pronunciam sobre a situação.

"Isso é com frequência que ocorre, e sempre a assistência social tem que estar levando eles, sendo que não é nosso papel. Eles ficam completamente embriagados e não têm noção do estão fazendo, [são] quase seres irracionais, inocentes. Quando vamos levá-los, temos que esperar a boa-vontade deles e dá muito trabalho conseguir reuni-los, porque eles fogem. As crianças ficam ao relento. Nós deixamos de fazer o nosso serviço para ajudá-los, porque, afinal de contas, são seres humanos", destacou Sirlene.

Segundo a assistente social, cerca de 20 crianças vivem com o grupo, e não se sabe como nem por que os indígenas saem de sua região rumo a Teixeira de Freitas. Alguns deles dizem que chegam ao local pedindo carona, fato que gera desconfiança entre as autoridades.

O Conselho Tutelar da cidade, que também acompanhou a operação, informou que a criança e a mãe foram levadas de volta a seu local de origem, junto com o grupo. O caso foi registrado na polícia e será denunciado ao Ministério Público.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informa que índigenas daquela região têm o costume de fazer esse tipo de percurso. Antigamente, explica a Funai, as famílias faziam para colher frutos e sementes no caminho e que, com o crescimento da cidade, passaram a mendingar. Um projeto está em execução para fazer mapeamento da situação. Além disso, está sendo criado grupo de trabalho, com servidores da Fundação que falam o dialeto específico do local, na tentativa de manter o diálogo e chamar atenção aos perigos. Sobre a criança, a Funai informa que eles têm o entendimento de que, amarrando, ela não vai se perder. (Redação e imagem G1 BA)

Dupla é presa ao tentar aplicar golpe do bilhete em Campo Mourão

Dois indivíduos de 26 e 66 anos foram presos ao serem flagrados tentando aplicar o golpe do bilhete premiado em uma mulher de Campo Mourão (a 90 quilômetros de Maringá) no fim da manhã de terça-feira (24). Segundo a delegacia de estelionatos, pelo menos uma das vítimas deste golpe reconheceu a dupla, que teria praticado o crime em Maringá e várias localidades do Paraná.

Segundo a Polícia Militar (PM), por volta das 11h15, houve denúncia por telefone de que, na Rua São Paulo, no Centro, havia um idoso e outro homem mais jovem tentando aplicar o golpe do bilhete premiado em uma senhora. Ambos estariam em um Chevrolet Astra, de placa ASS 2716, de cor prata, e também com certa quantia em dólares.

O idoso teria abordado a vítima, M.L.B.F.Z., de 52 anos, dizendo que estava perdido, procurando por um endereço, e que teria um bilhete premiado no valor de R$ 4 milhões. A mulher tentou ajudá-lo quando apareceu um indivíduo aparentando ter cerca de 30 anos que se pôs à disposição para encontrar o local. A vítima contou que o rapaz tentou influenciá-la para ajudar o Idoso e, num dado momento, combinaram de sacar o dinheiro do prêmio - R$ 2 milhões ficariam com o dono do bilhete, e o restante seria entre a mulher e a terceira pessoa. No entanto, a vítima teria que sacar todo dinheiro que tivesse para como garantia. Influenciada, a mulher sacou R$ 1.082 que tinha em uma conta bancária e avisou o esposo que iria ganhar um dinheiro em um bilhete. O marido, desconfiado, chamou a PM, que chegou ao local no momento em que a vítima entregaria o dinheiro para os golpistas.

A dupla ainda tentou fugir, mas foram detidos e identificados como I.B., de 66 anos, e T.M.M., de 26 anos. Em revista no interior do carro, foram achados diversos bilhetes que usariam nos futuros golpes, R$ 713,65 e US$ 102 em dinheiro, bem como uma pequena porção de maconha. O golpista mais jovem assumiu ser usuário de droga.

Quando a ocorrência ainda estava sendo registrada no batalhão da PM, outra mulher, W.T.S.A., de 73 anos, foi à corporação e reconheceu-os por terem lhe furtado R$ 6 mil no mesmo golpe no último dia 10 de junho.

A vítima de Maringá, que os reconheceu, perdeu cerca de R$ 7 mil há aproximadamente dois meses. A delegacia de estelionatos deve convocar as vítimas de golpe do bilhete dos últimos dois anos para fazer o reconhecimento dos suspeitos. (Redação O Diário / Foto: Portal Tá Sabendo?)

Jovem é preso com quase uma tonelada de maconha na região dos Campos Gerais do Paraná

A Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) divulgou na terça-feira (24) a apreensão de 917 kg de maconha na BR-277, em Palmeira, na região dos Campos Gerais do Paraná.

Os tabletes da droga foram encontrados na madrugada de domingo (22). Um jovem de 18 anos foi preso. Segundo o Denarc, o rapaz disse que a maconha era transportada, geralmente, em dias de jogos do Brasil porque fica mais fácil enganar a fiscalização.

Policiais civis do Núcleo da Região Metropolitana do Denarc, com a ajuda de um delegado, de agentes da Receita Federal, alémde cães farejadores do canil do Denac, participaram da operação. Eles fiscalizavam a região e suspeitaram de uma caminhonete com placas de Curitiba. O veículo estava estacionado em um posto.

Depois de verificar a documentação da caminhonete e o chassi, os policiais descobriram que o veículo estava com placas clonadas e tinha sido roubado em São Paulo. O motorista, que fazia a guarda da caminhonete e da droga, já tinha antecedentes criminais pelo mesmo crime.

A operação ocorreu com base em denúncias anônimas feitas do Denarc. As investigações apontam que os quilos da maconha seriam distribuídas na Região Metropolitana de Curitiba. (Redação G1 PR / Foto: Divulgação/Denarc)

PM prende autor de furto e outros delitos em Santo Antônio da Platina

Por volta das 13h45 de terça-feira (24), a equipe de motociclistas da Polícia Militar de Santo Antônio da Platina, formada pelos soldados Santos e Vernier, foi até a Rua Ivo Farto Brito, no Jardim Moralina após solicitação via 190 informando que uma pessoa alta, cor parda, havia pulado num quintal naquele endereço e forçava a porta da residência.

Quando os PMs chegaram, o marginal pulou o muro da casa e correu, porém foi abordado ali próximo e preso.

Foi na Rua das Orquídeas em frente ao Bar do Foguinho, sendo identificado como Eder da Costa Quinelato (foto), já conhecido no meio policial por diversos delitos praticados.

Chamado de "Cabuloso", no domingo (22), realizou um furto e na segunda-feira (23), uma fraude no comércio local.

O rapaz foi encaminhado para uma cela na carceragem da delegacia de polícia civil. (Redação e foto: NP Diário)

PM apreende 1,5 kg de drogas e detém casal em Londrina

A Polícia Militar apreendeu aproximadamente 1,5 quilo de drogas e prendeu um casal por tráfico em duas ocorrências registradas na terça-feira (24) em Londrina. A primeira delas se deu no Jardim Cristal, zona sul, onde foram detidos um homem de 38 anos e uma mulher de 21.

O casal foi flagrado, segundo informações do 5º Batalhão da PM, com 14 papelotes de cocaína, 42 pedras de crack e foi encaminhado à delegacia. A segunda apreensão de drogas aconteceu na Avenida Theodoro Victorelli, no Marco Zero, zona leste de Londrina.

Uma equipe das Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) se deslocou até o endereço após o recebimento de uma denúncia anônima de movimentação estranha no local. Os policiais não encontraram suspeitos, mas apreenderam uma sacola com entorpecentes abandonada na mata.

Foram apreendidos 99 papelotes com 40 gramas de cocaína, 431 pedras de crack com 120 gramas, 1,2 quilo de maconha dividido em 13 porções, além de uma balança de precisão. As drogas também foram levadas até a delegacia. (Redação e foto: O Diário)

Foto em celular leva dupla que cultivava maconha em guarda-roupa à prisão

A Polícia Militar de Apucarana autuou em flagrante dois jovens por tráfico de drogas na noite de terça-feira (24). A dupla cultivava pés de maconha em um guarda-roupa improvisado como estufa. As plantas foram encontradas em uma casa no Jardim São Pedro, centro da cidade.

O flagrante teve início quando a PM checou o celular de um dos rapazes, de 20 anos, e visualizou fotos dos pés de maconha. Perguntando, o jovem indicou que as imagens haviam sido feitas na casa de um amigo, de 21 anos.

Os policiais foram até a residência e descobriram os pés de maconha. Os oito vasos com as plantas foram apreendidos. A PM localizou também uma balança de precisão e outros instrumentos para o consumo da droga. A dupla foi detida e encaminhada para a delegacia da cidade. (Redação e imagens: Portal Bonde)

Novos tempos: em Curitiba, jovem comercializava drogas somente através de depósito bancário

Uma jovem de 21 anos foi presa em flagrante pela Polícia Militar no bairro Pinheirinho, em Curitiba, no fim da tarde de terça-feira (24). Com ela foi encontrada uma pequena porção de crack e outra de maconha, mas não foi isso que comprovou o tráfico de drogas.

O que levou a jovem à prisão foram comprovantes de depósitos de valores pequenos e mensagens de texto de usuários de drogas.

Ainda, a PM encontrou no celular trocas de SMS da suspeita com o namorado. O detalhe é que ele está preso em uma cadeia do Paraná, também por tráfico. (Redação Banda B)

Investigações sobre “máfia do DPVAT” e explosões em S. A. da Platina completam 3 anos sem culpados

Dois casos de grande repercussão ocorridos em junho de 2011, em Santo Antônio da Platina, completaram três anos sem a identificação de culpados. As investigações da suposta ‘Máfia do Dpvat’ praticada dentro do Hospital Nossa Senhora da Saúde, e das ‘Explosões na rua Rio Branco’ que destruíram grande parte da pavimentação e das galerias pluviais, além de comprometer a estrutura de vários imóveis localizados na região atingida, seguem à espera de laudos e de depoimentos para serem concluídos.

Os inquéritos instaurados pela então delegada da 38ª Delegacia Regional de Polícia, Margareth Alferes de Oliveira Mota, que também passou pelo crivo de seu substituto, Fátimo de Siqueira, atualmente são conduzidos pelo titular da Delegacia de Polícia, Tristão Antônio Borborema de Carvalho, que atende às requisições do Ministério Público.

Na tarde de terça feira (24), o delegado informou que em relação ao caso ‘Dpvat’ ele ainda aguarda a conclusão do laudo de exame grafotécnico realizado em objetos e documentos apreendidos pelos investigadores no HNSS e enviados ao Instituto de Criminalística (IC),assim como segue cumprindo às solicitações do Ministério Público na análise de quebra de sigilo, através do Cadastro de Pessoa Física (CPF), para identificar novas vítimas.

Quanto às ‘Explosões na rua Rio Branco’, Tristão de Carvalho informou que o inquérito foi encerrado como inconclusivo à época pela delegada responsável pelas investigações com respaldo de laudos do Instituto de Criminalística. No entanto, por requisição do Ministério Público a Polícia Civil permanece diligenciando o caso. Conforme o delegado, uma testemunha chave no inquérito,que reside em outra cidade, ainda não foi localizada para prestar depoimento. Entretanto, a autoridade policial afirma que aguarda apenas o resultado de um processo administrativo para responsabilizar uma empresa investigada no inquérito por crime ambiental, a qual os sócios também poderão ser indiciados criminalmente pelos danos causados pelas explosões.

A fraude contra o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) pode ter ultrapassado a casa de R$ 1 milhão, enquanto os prejuízos causos pelas explosões somaram mais de R$ 500 mil, conforme levantamentos à época. (Redação TANOSITE)

Professor morre após ser atingido por tiro disparado por PM reformado no trânsito de Cascavel

Um professor morreu no início da tarde de quarta-feira (25) após ser atingido por um tiro em Cascavel, no oeste do Paraná. Segundo a Polícia Civil, ele estava em uma moto quando o motorista de um carro atirou. O suspeito foi preso e encaminhado para a Delegacia de Homicídios para prestar depoimento.

O crime ocorreu na Rua Administração, esquina com a Avenida Carlos Gomes, no bairro universitário. De acordo com a polícia, o motorista do veículo parou na esquina e o motociclista parou ao lado, antes de ser atingido pelo tiro e morrer no local. O Corpo de Bombeiros foi chamado para prestar socorro a vítima, mas apenas constatou a morte.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil confirmou que o autor do disparo é um policial militar reformado. As circunstâncias estão sendo investigadas. (Redação G1 PR / Foto: Eduardo Francisco Fornari/ RPCTV)

Feira dos pequenos produtores muda a rotina de moradores em Assaí

Uma pequena feira de artesãos e produtores rurais no centro de Assaí (35 Km de Cornélio Procópio), está mudando os hábitos dos moradores locais e contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos próprios feirantes.

A feira, que surgiu com a intenção de valorizar a produção local e fixar o homem ao campo, é realizada toda quarta-feira, das 7 às 19 horas, na avenida principal da cidade, em frente à igreja matriz.

Uma das barracas reúne cerca de 10 pessoas, com produtos e origens diferentes, mas que se consideram da mesma família. O casal Jacinto e Helena Iwata se orgulha em trazer para a feira as frutas e legumes que a família produz na propriedade distante 20 quilômetros da cidade. Um exemplo é a uva rubi, que foi classificada recentemente em primeiro lugar em uma exposição agrícola nas categorias cor, sabor e tamanho.

Para o produtor, mais do que vender suas frutas e legumes, a feira representa uma oportunidade de deixar a vida no campo pelo menos um dia na semana para conviver com outras pessoas e mudar a rotina que considera "estressante".

A dona Helena, por sua vez, garante que as mercadorias da feira estão sempre mais em conta do que nos supermercados, pois fazem uma pesquisa para acompanhar os preços.

A doceira Daniela Rezende mora no centro de Assaí e compartilha o mesmo espaço com a família Iwata. Além das vendas nos dias de feira, ela contabiliza aumento nos pedidos de doces desde que começou a trabalhar na feira há seis meses. "A feira mudou completamente a minha vida; aqui somos uma grande família e um ajuda o outro", justifica.

A feira reúne também algumas pessoas que produzem artesanatos. Entre elas está a artesã Aparecida Zotelli, que mostra seus panos de prato e bordados, entre outros produtos, expostos em um pequeno espaço. Ela diz que, além der fazer o que gosta, a feira representa uma nova oportunidade para comercializar o que produz.

A professora Vera Tsuda aproveita as caminhadas matinais para passar pela feira no caminho de volta para casa. Ela destaca a diversidade e a qualidade dos produtos. "Tudo é fresquinho e bem melhor que os produtos dos supermercados", compara.

A comerciante Dirce Miquelini Vieira mora em um bairro um pouco afastado do centro e sempre que precisa busca mercadorias na feira. Ela agora está empenhada em levar a experiência para mais perto de sua residência. "São vários bairros próximos com um bom fluxo de pessoas e ficaria mais fácil para as donas de casa que não têm como vir ao centro da cidade", argumenta.

A feira está servindo de vitrine para a Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon), implantada recentemente, mas que ainda é pouco conhecida da população. O responsável pelo órgão, Antenor Henrique Monteiro Neto, fica de plantão no local para esclarecer as dúvidas dos consumidores e atender eventuais queixas. A principal reclamação, segundo ele, é com a prestação do serviço de telefone celular porque apenas uma operadora trabalha na cidade.

A feira foi batizada com o nome "Teia da Cidadania" por ter objetivos bem mais nobres que a simples comercialização de mercadorias.

Para a secretaria de Cultura e Turismo do município, Aparecida Maria Silva de Lima, a feira vem agregar valor aos produtos dos artesãos e pequenos agricultores, com incentivo à agroindústria familiar, criar condições para a permanência do produtor na zona rural e oferecer uma alternativa de renda o que, segundo ela, pode ser traduzido em qualidade de vida.

A secretaria lembra que o município não quer repetir as experiências de êxodo que reduziram de forma significativa a população do município, que é hoje de 16 mil habitantes. O primeiro êxodo aconteceu após a geada negra de 1975 e o segundo com a migração de milhares de trabalhadores para o Japão nas décadas de 1980 e 1990.

A feira reúne um grupo de 27 pessoas. Todo pessoal passou por um período de capacitação ministrado por técnicos do Sindicato Rural do município.

A ideia da feira foi tão bem assimilada que a população pediu que seu horário de funcionamento fosse ampliado. Ela começou a ser realizada há seis meses, das 15 às 19 horas e agora funciona das 7 às 19 horas. (Reportagem de Eli Araújo para a FOLHA DE LONDRINA)