terça-feira, 30 de setembro de 2014

Prazo de inscrição do Enem 2014 para presos abre nesta terça

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos candidatos privados de liberdade e jovens que cumprem medidas socioeducativas começam às 10h desta terça-feira (30). O prazo termina às 23h59 do dia 30 de outubro (horário de Brasília). O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25).

FAÇA O SIMULADO DO ENEM

As provas do Enem para pessoas privadas de liberdade serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro nas unidades prisionais e socioeducativas que fizeram adesão no Inep.

Os coordenadores pedagógicos das unidades são os responsáveis por fazer as inscrições no site http://sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais.

 O exame segue o mesmo molde da primeira versão que será aplicada nos dias 8 e 9 de novembro para um número recorde de inscritos: 8.721.946 candidatos.

No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para fazer as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia, será a vez das provas de linguagens e códigos, matemática e redação com cinco horas e 30 minutos de duração. O exame começa sempre às 13h.

Com os Enem, os candidatos, dependendo do desempenho, podem solicitar a certificação do ensino médio ou ainda disputar uma vaga no ensino superior por programas como o Prouni (que oferece bolsa de estudos na rede privada) ou Sisu (que seleciona para as universidades públicas).

Requião usa a “bala de prata” na internet, mas não na TV

ReproduçãoTV / Após o senador Roberto Requião (PMDB) anunciar que iria “disparar” no programa televisivo de ontem à noite uma “bala de prata” que encerraria a carreira política de adversários, o horário eleitoral do peemedebista foi usado para enaltecer o lado humano do candidato ao governo. Em vez de denúncias, o que se viu foi a candidata a vice de Requião, Rosane Ferreira (PV), destacar a influência das mulheres na vida do peemedebista. Após a propaganda eleitoral, porém, Requião usou a internet para explicar que a “bala de prata” era a revelação de que ataques contra ele que tem sido publicados na web partiram de computadores do Palácio Iguaçu, da Celepar e da Copel. Exaltado, Requião chegou a dizer que algumas das denúncias teriam sido feitas, também, de um computador da casa do governador Beto Richa (PSDB). O peemedebista ainda acusou o adversário de vazar documentos particulares da esposa dele, Maristela Requião.

Por meio da assessoria de imprensa, o governo disse que Requião está tentando criar factoides e que ninguém do Palácio tem envolvimento com o vazamento das informações.
Teorias da conspiração
Desde a terça-feira da semana passada, Requião vinha frisando no Twitter e em várias entrevistas que o horário eleitoral de ontem encerraria a carreira política de alguns adversários, dando margem a diversas teorias da conspiração. “O [Beto] Richa deve ficar de plantão”, chegou a afirmar. O programa levado ao ar, porém, falou apenas da relação do peemedebista com as mulheres, enquanto eram exibidas fotos da mãe, da esposa e da filha dele.
Apesar de a ameaça não ter ir ao ar, a “bala de prata” de Requião causou preocupação na campanha de Richa, sobretudo porque o programa do peemedebista seria exibido na sequência do programa do tucano. Tanto é que a campanha do atual chefe do Executivo usou um longo depoimento do ex-governador Orlando Pessuti – antigo aliado, mas hoje inimigo declarado de Requião –, no qual ele dizia que o candidato do PMDB tem o histórico de fazer qualquer coisa para vencer uma eleição. “Não acredite em nada das mentiras que você vai ver a partir de agora”, afirmou Pessuti, que também disse que o candidato peemedebista faz “promessas que nunca cumpre”. O próprio Pessuti, no entanto, participou de duas campanhas ao lado de Requião na disputa pelo governo (2002 e 2006) na condição de vice.
Cerca de uma hora depois, Requião usou o Facebook para anunciar a “bala de prata”, porque o seu site de campanha estava fora do ar por supostos ataques de Richa e seguidores dele – 150 mil ataques simultâneos, alguns de servidores hospedados na Rússia, segundo a assessoria de Requião. Munido de um laudo assinado por dois peritos particulares em crimes eletrônicos, o peemedebista afirmou ter em mãos a prova de que ataques contra ele na internet partiram da máquina estatal e, inclusive, da casa do atual governador.
Em seguida, responsabilizou Richa pelo vazamento de documentos preenchidos a mão com movimentações financeiras particulares de Requião, que teriam sido encontrados em 2010 em um cofre no Palácio das Araucárias. “Era um inventário do pai da minha mulher, que só interessa à minha família. E ele foi roubado pelos criminosos que hoje o divulgam a serviço da campanha do Beto, com o agravante de que estava no gabinete do governador”, atacou. “A má-intenção fica provada porque esses documentos desapareceram há 4 anos, mas eles ficaram esperando o momento para usá-lo na eleição.”

Candidatos participam hoje de último debate

A RPCTV realiza hoje à noite, depois da novela Império, o último debate entre os candidatos ao governo do Paraná antes do primeiro turno das eleições. O encontro é considerado o último fato relevante antes das eleições, já que o horário eleitoral para os candidatos a governador acaba amanhã – o último dia de propaganda no rádio e na televisão é quinta-feira, com os programas dos presidenciáveis. A importância do debate pode ser medida pela forma como os candidatos organizaram as suas agendas para hoje: poucos compromissos e muito tempo dedicado à preparação para o evento, conforme as agendas divulgadas ontem à tarde.

De acordo com o jornalista Adailton Barros Bittencourt, coordenador da cobertura eleitoral da RPCTV, serão cinco blocos, quatro com perguntas feitas entre os candidatos e um para as considerações finais. O debate começa após a novela e vai até a 1 hora de amanhã. Sete dos oito candidatos a governador devem participar. O critério utilizado pela RPCTV foi o de candidatos cujos partidos tenham representação no Congresso Nacional. Com base nesse critério, Rodrigo Tomazinim (PSTU) ficará de fora.

Conforme Bittencourt, dois blocos serão de perguntas com tema livre, à escolha dos candidatos, e os outros dois blocos terão tema determinado, definidos pela produção. Entre os temas estão saúde, segurança, educação, pedágio, duplicações de rodovias e contratação de professores. “A expectativa sempre é por um debate de ideias, por apresentação de projetos para o desenvolvimento do Estado e que possa trazer esclarecimentos para o cidadão”, declarou Bittencourt. “Pedimos que as diferenças pessoais e políticas sejam deixadas de lado e que todo e qualquer tipo de questionamento e embate acalorado seja em torno das ideias.”

Diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo considera esse o “último grande evento da campanha eleitoral”. “Com certeza esse debate definirá as eleições. Salvo se a bala de prata anunciada pelo Roberto Requião (PMDB) for um fenômeno”. Segundo ele, desse debate entre os candidatos sairá “a última cartada para o [governador] Beto Richa (PSDB) tentar ganhar no primeiro turno ou para a oposição levar a decisão para o segundo turno”. “Depois disso não tem mais nada.”

Em Londrina

Enquanto os candidatos se preparam para o confronto desta noite, na televisão, o Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH) tenta organizar junto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) um debate temático sobre direitos humanos. O evento está marcado para às 19 horas de amanhã, na sede da APP-Sindicato, na Avenida JK. De acordo com Carlos Henrique Santana, do MNDH, apenas os candidatos Gleisi Hoffman (PT) e Rodrigo Tomazini (PSTU) confirmaram presença até agora.

COMENTÁRIOS

Saiba o que caracteriza boca de urna no dia das eleições

A legislação eleitoral estabelece como crime, no dia da eleição, a arregimentação (o recrutamento) de eleitores ou a propaganda de boca de urna. A prática pode resultar em 6 meses a 1 ano de detenção, com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa que pode variar de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

No dia da votação, também são proibidos o uso de alto-falantes e amplificadores de som, a promoção de comício ou carreata e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

No entanto, é permitido ao eleitor manifestar sua preferência, individual e silenciosa, por candidato, partido político e coligação, por meio de bandeiras, broches, dísticos e adesivos no momento em que for votar.

Já a divulgação de pesquisa de intenção de voto (de boca de urna) feita no dia das eleições somente pode ocorrer a partir das 17h, nas eleições relativas à escolha de deputados estaduais ou distritais, deputados federais, senador e governador. E apenas após as 19h no caso da eleição para presidente da República, sempre respeitando o fuso horário de cada localidade.

Dilma sobe de 36% para 40,4%, Marina tem 25,2%, e Aécio, 19,8%

DivulgaçãoPesquisa MDA divulgada nesta segunda-feira (29) mostra que a presidente Dilma Rousseff ampliou a vantagem  que tinha em relação a Marina Silva no primeiro turno da corrida ao Palácio do Planalto. Dilma subiu de 36% para 40,4% das intenções de voto. Marina oscilou de 27,4% a 25,2%, no limite da margem de erro na comparação para a sondagem divulgada no dia 23 de setembro. O candidato do PSDB, Aécio Neves, oscilou de 17,6% para 19,8%, também no limite da margem de erro (2,2 pontos porcentuais).
No principal cenário de disputa para segundo turno, Dilma venceria Marina por nove pontos de vantagem. A petista tem 47,7% contra 38,7% da candidata do PSB. No levantamento anterior, Dilma tinha 42% e Marina, 41%, em situação de empate técnico. 

Na disputa entre Dilma e Aécio, a presidente também ampliou a diferença e se reelegeria com 49,1% contra 36,8% do tucano. A petista tinha 45,5% contra 36,5% do tucano. 

Segundo a CNT, foram entrevistados 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades federativas das cinco regiões do País, nos dias 27 e 28 de setembro. A margem da pesquisa de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00992/2014.

Polícia Federal abre concurso com 600 vagas

A Polícia Federal divulgou na última sexta-feira (26), a abertura de concurso público que visa o provimento de 600 vagas, sendo 30 delas, exclusivas às pessoas com necessidades especiais e 120 para candidatos negros.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.cespe.unb.br, no período de 6 a 26 de outubro de 2014, com taxa de R$ 150,00.

Podem concorrer ao posto, homens e mulheres graduados em curso de nível superior, dentre outras exigências expostas no documento de abertura. O certame visa à contratação de Agente de Polícia Federal.

Os profissionais atuarão em regime de 40 horas semanais, em regime integral e com dedicação exclusiva, com salários de R$ 7.514,33.

Prova

Os candidatos serão avaliados por meio de Provas Objetiva, Discursiva, Exame de Aptidão Física, Exame Médico, Avaliação Psicológica, Investigação Social e Curso de Formação Profissional.

Confira outras informações no edital de abertura: http://site.pciconcursos.com.br/arquivo/1289745.pdf.

Barco que naufragou será içado do rio Paraguai; londrinense segue desaparecido

DivulgaçãoO barco-hotel  que afundou no rio Paraguai na última quarta-feira (24) será removido do local do naufrágio ainda nesta semana. É o que garante o capitão-tenente da Agência Fluvial de Porto Murtinho (MS), Alexandre Brandão. "O governo paraguaio vai contratar uma empresa especializada para içar a embarcação. Só depois disso vamos poder retomar as buscas aquáticas", destacou.
O naufrágio deixou, até então, onze pessoas mortas, entre tripulantes paraguaios e turistas dos municípios de Londrina e Alvorada do Sul. Doze se salvaram e outras três, entre elas o londrinense Benedito da Silva, continuam desaparecidas. 

As buscas aquáticas foram suspensas no domingo (28). "Não podemos mergulhar nas proximidades do barco por questões de segurança", explicou Brandão. As buscas na superfície, entretanto, continuam a ser realizadas, de acordo com ele. "No domingo, percorremos mais de 60 quilômetros e a intenção é continuar com os trabalhos nesta segunda-feira", garantiu.

O naufrágio do barco-hotel aconteceu quando os turistas e tripulantes voltavam de uma pesca. Um tornado atingiu a embarcação, que virou e afundou. Vinte e seis pessoas estavam dentro da barco, sendo 16 brasileiros e 10 tripulantes paraguaios.

Londrina: cavaletes de candidatos provocam acidente de moto na avenida Tiradentes

Diego Sanches/Bonde RepórterLevados pelo vento, cavaletes de candidatos provocaram um acidente na avenida Tiradentes no final da tarde desta segunda-feira (29). Duas mulheres que estavam em uma motocicleta caíram do veículo após colidir contra o material de campanha. A ocorrência foi registrada por volta das 17h20, na altura do Jardim Shangri-lá. A condutora da motocicleta, Gislaine Vicente Santos Fernandes, de 33 anos, sofreu ferimentos leves e foi encaminhada à UPA do Jardim Sabará. Já a passageira, Alcione de Paula Siqueira, de 29, foi levada ao Hospital Universitário com fratura na clavícula. 

O internauta Diego Sanches passava pelo local no momento do acidente e registrou as consequências da colisão. Ele, inclusive, acionou o Siate para o socorro das vítimas
A legislação eleitoral vigente em Londrina prevê que os cavaletes devem ficar a pelo menos 1,5 metro do meio-fio nas calçadas e a três metros em esquinas e rotatórias. No caso dos canteiros, eles precisam ficar a 3 metros das esquinas e separados entre si por um metro. 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Moradores se revoltam após assalto contra adolescente e amarram bandido até chegada da PM

Um jovem assaltante foi detido por moradores após assaltar uma adolescente na tarde de sexta-feira (26) em São José dos Pinhais.

De acordo com testemunhas, o bandido cometeu o crime no bairro Costeira, mas rapidamente a vizinha se mobilizou e o amarrou até a chegada da Polícia Militar.

No local, a PM registrou o boletim de ocorrência e encaminhou o assaltante em flagrante para a Delegacia de São José dos Pinhais. (Redação e foto: Banda B)

Mais de 1.300 pessoas sofrem com estragos da chuva no Paraná

O número de cidades com moradores atingidos pela chuva, que cai sobre o estado desde quarta-feira (24), chegou a 17 no sábado (27). De acordo com o boletim da Defesa Civil, são 1.359 pessoas atingidas e 153 casas danificadas. Além disso, as rodovias PR-650 e a PR-492 apresentam ponto de interdição.

Na primeira, no trecho entre São João do Ivaí a Godoy Moreira, no norte do estado, a estrada está interditada próximo ao quilômetro 18 porque o Rio Corumbataí transbordou, cobrindo a pista.

Já na PR-492, entre Paraíso do Norte e Marechal Cândido Rondon, a ponte sobre o Rio Ivaí encontra-se parcialmente interditada – no sentido Paraíso do Norte. O trânsito é controlado por agentes do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR) e do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar.

Os estragos foram causados, em grande parte, por tempestades, vendavais e granizo. A cidade com o maior número de moradores afetados é Cascavel. Segundo a Defesa Civil, 270 pessoas foram atingidas e 20 estão desalojadas, ou seja, precisaram buscar abrigo na casa de familiares. (Redação G1 PR / Foto: Celio de Oliveira Roseno)

Homem é morto após atirar contra policiais em Paranavaí

Um homem de 50 anos morreu após confronto com policiais militares em Paranavaí, no noroeste do Paraná, na noite de sábado (27). Segundo a Polícia Militar (PM), pessoas denunciaram que a vítima agrediu dois clientes em um bar e fez ameaças com uma arma. Após informações de testemunhas, os policiais encontraram o suspeito armado na casa onde morava. Ao ser abordado, de acordo com a PM, o homem atirou contra os policiais, que reagiram. A vítima morreu no local.

Ainda conforme a PM, o homem foi até o bar por duas vezes, e agrediu clientes atirando garrafas contra eles. O suspeito retornou armado ao estabelecimento e chegou a tentar disparar contra os clientes, mas a munição não saiu.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Paranavaí. Nenhum policial ficou ferido. A Polícia Civil vai investigar o caso. (Redação G1 PR)

Flanelinha do DF que aceita cartão de crédito diz faturar R$ 6 mil por mês

Um flanelinha de Brasília inovou ao adotar máquinas de débito e crédito para receber gorjetas dos clientes  no estacionamento onde trabalha há 27 anos, no Setor Hoteleiro Norte, na capital federal. O piauiense Edinaldo dos Santos, que diz ser mais conhecido na região do que “nota de R$ 1”, vai todos os dias para o estacionamento no próprio carro e afirma ter uma renda de R$ 6 mil por mês.

No Distrito Federal, a atividade de guardador e lavador de carros é regulamentada desde 2009. O flanelinha, porém, não pode obrigar o motorista a pagar pelo serviço. Ele pode atuar em  "área externas, públicas, destinadas a estacionamento". "O guardador deve ser habilitado por órgão de trânsito para que possa efetuar manobras utilizando automóvel deixado em sua guarda."

Não é fácil, não. Se chegar um estranho aqui, não arruma nada. Tem que ter conhecimento, ninguém vai jogar a chave na sua mão. Ninguém entra assim. A gente não deixa também. A gente fala, 'olha cara, a gente já está cuidando aqui', e eles entendem. Não chega nem a ter disputa."

Santos chegou a Brasília aos 18 anos, em busca de emprego. O irmão trabalhava como taxista e sugeriu que ele lavasse carros no centro da capital. O trabalho, que era para ser apenas um bico, já dura quase três décadas. Nesse período, Santos se casou, teve quatro filhos e comprou uma casa em Planaltina de Goiás que, segundo ele, é avaliada em R$ 400 mil.

A máquina de cartão custou R$ 800 e foi comprada em várias parcelas, há seis anos. Santos diz que passa até R$ 1 nela, se for preciso. "As taxas são boas, 1,5%, desconta na hora. Também aceito tíquete-refeição", diz. "Tenho ainda uma máquina de recarga de celular. Ganho 4% do que vendo."

O carro de Santos, avaliado em R$ 16 mil, funciona como seu escritório. É nele que o flanelinha guarda notas fiscais, recibos de transações, máquinas de cartão de crédito, chips de celular e o alvará de funcionamento da lanchonete que ele iniciou há alguns anos, no próprio veículo.

Para ajudar na venda de lanches, Santos contratou uma funcionária, que prepara e leva para os clientes misto-quente, pão de queijo, bolo, tapioca, café. "Meus clientes são funcionários de hotéis, churrascarias, taxistas. Os funcionários de uma rádio também comem meu lanche e fazem até propaganda ao vivo da 'Edilanches", conta.

O flanelinha também tem uma kombi, que comprou por R$ 10 mil. O veículo é usado para guardar material usado na lavagem de carros. "Lavo sozinho cerca de 20 carros por dia, a R$ 20 cada", disse. "Busco em casa e devolvo, se for preciso."

Ser conhecido e ter a confiança de motoristas em uma área valorizada não é para qualquer um. “Não é fácil, não. Se chegar um estranho aqui, não arruma nada. Tem que ter conhecimento, ninguém vai jogar a chave na sua mão", afirma. “Ninguém entra assim. A gente não deixa também. A gente fala, 'olha cara, a gente já está cuidando aqui', e eles entendem. Não chega nem a ter disputa."

Santos conta que em uma única ocasião teve o "território ameaçado". "Uma vez fui para o Nordeste visitar meu pai, e quando voltei tinha um cara aqui estranho. Na época, falei com o policial que ele não queria sair, e o próprio PM pediu para ele sair daqui numa boa, que aqui quem estava era eu, há muitos anos. Ele disse que não, que não tinha ponto para trabalhar, mas o policial não deixou. E aí ele foi embora."

O flanelinha trabalha de segunda a sábado, das 6h às 20h, e afirma que não pretende se aposentar tão cedo. Segundo ele, os dois irmãos, de 24 e 48 anos, estão desempregados e também estão trabalhando como flanelinhas no local. Eles tiram até R$ 140 por dia lavando carros. (Redação G1 DF / Foto: Isabella Formiga)

Apresentadora e repórter do 'Globo News' se desentendem no ar

Na noite deste sábado (27), um desentendimento de pautas entrou para a lista de gafes na TV. O caso, desta vez, aconteceu durante a transmissão do canal “Globo News”.

A apresentadora Carla Lopes chamou um link ao vivo com a repórter Fernanda Galvão e perguntou o que os candidatos à presidência haviam feito durante o dia. Fernanda então, passou apenas a agenda de Marina Silva, candidata do PSB.

Depois da despedida da colega, Carla retornou e perguntou sobre o que os outros candidatos haviam feito. Fernanda fez sinal de negativo com a cabeça e respondeu: “Você não me avisou, amor”. Sem graça, Carla finalizou: “Nós tivemos um problema. Um problema, infelizmente...”.

Em Cornélio Procópio, jovem é assassinado com tiro na cabeça no Conjunto União

Em Cornélio Procópio, por volta das 21h de sexta feira (26), após ouvirem disparos de arma de fogo, moradores do Conjunto União encontraram o jovem Magnum Pinto da Silva, 20, ferido com um tiro na cabeça em umas das ruas do bairro.

Socorrista do SAMU e SIATE imediatamente foram acionados, juntamente com equipes da Polícia Militar e ao se dirigirem ao local, logo encontraram a vítima, agonizando.

Segundo o Dr. Felipe do SAMU, todos os procedimentos de emergência foram realizados para tentarem salvar a vítima, inclusive foi usado o desfibrilador, mas mesmo intubado, o rapaz não resistiu ao ferimento e entrou em óbito ainda dentro da ambulância durante o atendimento.

O corpo da vítima, que já possui passagens pela polícia, foi encaminhado ao IML de Londrina após perícia da Polícia Civil.

De acordo com informações, pelo menos duas pessoas estariam envolvidas no assassinato e diligências foram realizadas pela PM no intuito de encontrar os acusados, que já foram identificados, porém, por enquanto, sem êxito.

A PM espera que em breve os suspeitos sejam presos e contam com a colaboração da população através de denúncias pelo do telefone 190.

Em Bandeirantes, homem é preso após tentar matar desafeto

De acordo com a Polícia Militar de Bandeirantes (32 Km de Cornélio Procópio), na sexta feira (26), a equipe da Rotam conseguiu realizar a prisão em flagrante de um indivíduo que minutos antes havia efetuado um disparo de revólver calibre 38 contra um seu desafeto.

Segundo a PM, a vítima, um homem adulto, foi encontrado e socorrido próximo ao “Sacolão Ueda”.

A vítima relatou que havia sido atingido em seu braço direito. Disse ainda que o acusado havia fugido em um VW/Voyage.

Em posse das informações a equipe PM conseguiu abordar o veículo e prender o acusado junto ao revólver e munições.

Em Sertaneja, dona de bar parte para cima de cliente e retoma dinheiro furtado do caixa

De acordo com a Polícia Militar de Sertaneja (32 Km de Cornélio Procópio), por volta das 18h de sexta feira (26), a equipe da PM foi acionada a deslocar a determinado bar localizado na área central de Sertaneja, onde a proprietária do estabelecimento, uma mulher de 26 anos, estava em vias de fato com um dos clientes.

Segundo a PM, ao chegarem ao local eles constaram o fato e obtiveram êxito em apaziguar as partes.

Ao questionarem sobre os motivos do ocorrido, a dona do estabelecimento passou a afirmar aos policiais que havia se retirado apenas por alguns instantes do balcão do bar e se aproveitando de sua ausência, o indivíduo, conhecido como “Mastiga”, que estava jogando sinuca, foi até o caixa e furtou a quantia de R$105,00.

Conforme relato da mulher, ao retornar ela foi avisada pelos clientes do furto e diante disto, partiu para cima do acusado e conseguiu recuperar parte do dinheiro com ás próprias mãos.

O acusado recebeu voz de prisão, sendo encaminhada para o devido procedimento legal, juntamente com a vítima.

Em Congonhinhas avô é acusado de abusar sexualmente do próprio neto

De acordo com a Polícia Militar de Congonhinhas (45 Km de Cornélio Procópio), no decorrer do dia de sexta feira (26), compareceu ao DPM um casal, que passou a relatar que possivelmente o filho de 5 anos teria sido abusado sexualmente ou mesmo estuprado pelo próprio avô materno, um homem de 66 anos de idade.

Segundo a PM, o casal explicou que havia se ausentado por uns dias e deixado os filhos no Sítio do avô, mas ao retornarem da viagem, o filho disse que o avô teria praticado sexo com ele ativamente.

Diante do exposto, uma equipe da PM, juntamente ao delegado de polícia, deslocou até o sítio, onde efetuou a condução do acusado.

Incendiário é preso pela Polícia Civil de Jacarezinho 23 anos após ter cometido o crime

Investigadores do Grupo de Diligências Especiais da Polícia Civil em Jacarezinho prenderam José Maria da Silva em decorrência de sua condenação em processo penal por crime de incêndio doloso a uma pena de cinco anos de reclusão.

O mandado foi expedido em 2011, pela Justiça Criminal.

José Maria trabalhava a nove anos em uma associação e já esteve preso na cadeia pública de Jacarezinho em 1991, quando fugiu após uma rebelião de presidiários, tendo incendiado o setor de carceragem colocando em risco de morte trinta e cinco detentos, policiais e danificando significativamente o patrimônio público.

Delegado-Chefe da 12ª Subdivisão Policial, Marcos Fernando da Silva Fontes, relatou que muitas vezes uma pessoa está detida e participa de uma rebelião ou motim em concurso com outros crimes, e acaba sendo solto pelo crime que o levou à prisão. Porém, meses ou anos passam-se, e uma sentença condenatória pode surgir pelo fato de ter danificado uma delegacia, presídio ou cometido algum crime no cárcere.

Fica a lição a todos aqueles que estão presos, que o modo correto de reivindicar seus direitos é através de advogado ou defensor público ou ainda durante as visitas dos promotores públicos, mas os enclausurados, mas jamais se deve recorrer à violência, ressaltou o delegado. (Redação e Imagem Portal JNN)

Em Cornélio Procópio, grupo de jovens é detido pela PM com droga na Vila Mariana

De acordo com a Polícia Militar de Cornélio Procópio, na tarde de sábado (27), dois jovens identificados como Leandro, 21 e Rafael, 19, foram presos e dos menores, ente15 e 16 anos de idade apreendidos com três porções de maconha, totalizando 900 gramas da droga.

O grupo estava na Vila Mariana e segundo a PM, o local já vinha sendo monitorado há dias, sendo que no sábado, várias pessoas conhecidas no meio policial por usarem de substâncias ilícitas foram observadas adentrando no bairro com o intuito de comprar drogas.

Com o grupo, a PM ainda encontrou uma pedra de crack, uma balança digital e aparelhos celulares, além de R$ 50,00 em notas diversas.

Todos foram encaminhados junto ao material apreendido para os devidos procedimentos na 11ª SDP.

Motociclista sofre acidente ao tentar desviar de cachorro na PR 160

No início da noite de domingo (28), socorristas do SIATE de Cornélio Procópio foram acionados para prestarem atendimento a um motociclista que sofreu uma queda na PR 160, na saída para Leópolis.

De acordo com o socorrista Helton do SIATE, o acidente correu nos arredores do Jardim Progresso, próximo as futuras instalações do Hospital Regional e ao chegarem ao local, à equipe de atendimento encontrou o motociclista consciente e orientado, sendo amparado por populares.

Segundo o socorrista, o motociclista, de nome Claudinei, 25, sofreu uma luxação no ombro esquerdo, corte contuso no joelho esquerdo e escoriações pelo corpo.

Durante o atendimento, a Claudinei relatou aos socorristas que acabou caindo ao tentar desviar de um cachorro que estava na pista a qual ele trafegava, informou Helton.

Após receber os primeiros socorros e passar por uma breve avaliação, o motociclista foi imobilizado e encaminhado ao PS da Santa Casa para exames mais completos.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Chuva forte prejudica familias em Cambará

Um temporal seguido de raios e trovões caiu sobre Cambará no início da noite desta quinta-feira (25), deixando um saldo de destruição. Várias casas foram invadidas pelas águas.
O caso mais crítico foi registrado num conjunto de casas próximo aos Três Poderes. Cerca de 10 famílias tiveram suas moradias invadidas por água acompanhada de muita lama. Não há registro de feridos e vítimas fatais.
Os bairros Gonzaga, Ignez, Jardim Santo Antonio e Bairro Estação também foram atingidos e famílias foram desabrigadas. A parte do prédio da antiga sede social do Clube Operário não resistiu e veio abaixo. Os moradores das regiões ribeirinhas estão apreensivos. “Hoje ninguém dorme aqui” disse uma moradora assustada com a violência das águas.
No Bairro Estação, a Moradora Cleonice de Fátima Bárbara Berto relata que estava jantando juntamente com cinco crianças no momento em que teve a casa invadida por lama, entulho e muita água. “Foi um grande susto” conta. Dona Cleonice explicou que não houve tempo para nada. “Só pensei nas crianças” disse entre lágrimas. A força da água que atingiu a casa de dona Cleonice se deu por conta do rompimento de um muro que separa a sua casa de um terreno. “Ouvi o estrondo e a porta arrebentou trazendo para dentro de casa água suja e muita lama” relata.
Vizinhos ajudam na limpeza. Ergueram moveis e utensílios domésticos. Muito pouca coisa restou.
A prefeitura de Cambará presta assistência às famílias atingidas. Nos casos mais graves está sendo oferecido vagas em Hotéis aos desabrigados. Cristina de Paula, Secretária de Assistência Social está, ao lado da primeira Dama Edilaine Polizel Olivato, percorrendo as áreas atingidas, assim como a Secretária de Saúde e o Prefeito João Mattar. Não se sabe o número de desabrigados e tão pouco não há informações sobre a quantidade de milímetros que caiu sobre a cidade.
Há previsões de mais chuvas durante a madrugada o que deixa em alerta os patrulheiros da Defesa Civil.
Mais detalhes a qualquer momento.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Capotamento de ambulância deixa dois feridos em Siqueira Campos

Duas pessoas ficaram feridas no capotamento de uma ambulância registrado por volta das 14h45 de quarta-feira (24) no km 284 da PR-092, em Siqueira Campos (Norte Pioneiro do Paraná).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista do veículo teria perdido o controle da direção em uma curva e capotado. O condutor, identificado como Roberto Pimentel da Silva, de 56 anos, sofreu ferimentos leves e foi levado para a Santa Casa de Siqueira Campos.

A mulher que estava sendo transportada, de 72 anos, sofreu ferimentos graves. A idosa, identificada como Terezinha Juraci Teodoro, também foi levada para a Santa Casa. Ela não corre risco de morte.

As vítimas precisaram ser retiradas das ferragens da ambulância, segundo os bombeiros. O veículo, com placas AWL-9355, de Curitiba, ficou parcialmente destruído. (Redação Portal Bonde)

Placa com propaganda eleitoral atrapalha visão de motorista e homem é atropelado em S. A. da Plantina

Uma placa publicitária posicionada em local inadequado provocou um grave acidente , no centro de Santo Antônio da Platina. Um homem de 69 anos foi atropelado ao tentar atravessar a rua e sofreu ferimentos graves na região da cabeça.

De acordo com testemunhas, o aposentado Wagner Ribeiro passou mal ao tentar cruzar a Rua Marechal Deodoro, no cruzamento com a Rua Marechal Floriano Peixoto e acabou atingido por um carro que fazia uma conversão.

O motorista do veículo, Josimar Martins, 24, disse que ao fazer a manobra teve a visão atrapalhada pela placa eleitoral, que o impediu de visualizar a vítima. “O senhor já estava agachado e cambaleando quando o retrovisor atingiu a cabeça dele. Não vi ninguém ao parar na esquina, e avancei. Infelizmente aconteceu essa fatalidade por causa dessas placas com conteúdos políticos, que só atrapalham. Quem é que pune esses candidatos em situações como essa?”, questionou Martins.

O motorista prestou socorro à vítima e a acompanhou até o Pronto Socorro Municipal após o atendimento prestado pelas equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros.

Os exames revelaram que o aposentado sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e um coágulo no cérebro em decorrência da batida. Diante do diagnóstico, os médicos informaram à família que seria necessário um procedimento imediato por uma equipe de neurocirurgiões.

Em poucos minutos os supervisores do Pronto Socorro Municipal fizeram contato com a central reguladora do Samu, em Cornélio Procópio, e conseguiram a transferência aérea do paciente para a Santa Casa de Londrina.

O helicóptero Falcão 2, do Graer, pousou no estádio municipal José Eleutério da Silva por volta das 17 horas e decolou com a vítima cerca de meia hora depois.

Dois policiais militares e um médico do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acompanharam a vítima no traslado, que durou aproximadamente 25 minutos até o destino. (Redação e imagem: TANOSITE)

Padre é suspeito de desviar quase R$ 1 milhão de paróquia em Cascavel

O Conselho Econômico da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Cascavel, no oeste do Paraná, denunciou um padre e três funcionários pelo desvio de R$ 800 mil desde 2011. Segundo a denúncia, o dinheiro de doações e de eventos promovidos pela paróquia eram desviados com falsos relatórios.

O Arcebispo Metropolitano de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, confirmou que houve falsificação de assinaturas em documentos. “Os integrantes do conselho disseram que a assinatura do tesoureiro foi falsificada”, afirmou o religioso.

Conforme Dom Mauro, dois padres foram nomeados para investigar o caso. Testemunhas e o padre citado nas denúncias já foram ouvidos. Eles têm até dia 30 de setembro para apresentar um relatório e depois disso um promotor de Justiça, que é formado em direito canônico, será nomeado pelo arcebispo. Esse promotor vai decidir se sugere ao bispo abrir um processo canônico ou arquivar o processo. Se for aberto o processo canônico o tribunal eclesiástico vai julgar o padre.

Durante as investigações, o padre denunciado vai continuar atuando na paróquia. “Se um membro que está ali esta se sentir prejudicado e quiser ir na Justiça Civil é direto deles”, diz Dom Mauro. (Do G1 PR, com informações e imagem da RPCTV de Cascavel)

Suspeito de assalto é morto após confronto com policiais militares em Londrina

Um homem morreu após confronto com a Polícia Militar em Londrina, na manhã des quarta-feira (24). Segundo a PM, o rapaz foi abordado pelos policiais após assaltar um posto de combustíveis, no centro da cidade. Ele foi perseguido e, durante luta corporal, tentou pegar a arma de um dos policiais. O outro policial atirou no suspeito, que morreu na hora.

Câmeras de segurança registraram o assalto, e mostram a chegada do suspeito ao posto de combustíveis, no centro da cidade. Ele aborda o frentista e segue até a loja de conveniência do posto. No caixa, uma atendente é rendida, e o assaltante pega o dinheiro. Quando percebe a chegada de um cliente, ele sai da loja de conveniência, e retorna logo depois. Ao voltar, o suspeito é surpreendido por policiais que chegaram ao local para lavar a viatura.

As imagens mostram também quando o frentista avisa os policiais do assalto, e o suspeito tenta despistar dizendo que o assaltante teria fugido do outro lado. Os policiais mandam o rapaz parar, mas ele tenta fugir pela rua lateral.

De acordo com a PM, houve luta corporal entre o suspeito e os policiais em uma rua próxima ao posto. Após o ladrão tentar tomar a arma de um policial, o outro reagiu e atirou contra o suspeito. Um dois policiais ficou ferido na perna.

 “Ele tirou a arma do policial, esse policial pediu por socorro e o outro, por segurança,teve que efetuar disparos, o que levou o indivíduo a óbito”, explica o tenente-coronel Hudson Teixeira, comandante da PM em Londrina.

Ainda conforme a PM, com o rapaz foram encontrados o dinheiro roubado e uma chave de fenda. Ele é suspeito de tentar furtar outros estabelecimentos próximos ao posto durante a madrugada. A Polícia Militar abriu uma investigação para apurar a morte do suspeito e também os outros assaltos.

Para o comandante da PM, os policiais agiram de forma correta. “Eles fizeram o que a técnica recomenda. Solicitaram apoio de mais viaturas, mas, infelizmente, antes da chegada das outras viaturas, o individuo era forte e foi a alternativa que tiveram”, diz Teixeira. (Do G1 PR, com informações e imagens da RPC TV Londrina)

Juiz proíbe Tiririca de usar paródia de Roberto Carlos em campanha

O juiz Márcio Teixeira Laranjo, da 21º Vara Cível de São Paulo, decidiu na terça-feira (23), que o deputado federal Tiririca (PR-SP), deve parar de utilizar em sua campanha para reeleição uma versão de "O portão", de Erasmo e Robero Carlos. A editora EMI, responsável pela obra do compositor, havia entrado em agosto com notificação para pedir a suspensão do uso da música, por considerar que se tratava de violação de direitos autorais. Segundo o juiz, "deve prevalecer a garantia dos direitos autorais na obra utilizada na paródia".

A decisão determina que "os réus se abstenham de veicular filme publicitário que utilize a música e a letra adaptada, em qualquer meio de comunicação, sob pena de multa no valor de R$ 2.000,00 por ato de descumprimento, limitado a R$ 100.000,00".

O advogado do partido de Tiririca, Ricardo Vita Porto, afirmou na quarta-feira (24), que "o partido ainda não foi notificado, desconhece o teor da ação e vai aguardar para verificar as medidas cabíveis".

Já o advogado da EMI, José Diamantino, disse que, na época em que o processo foi aberto, enviou aos responsáveis pela campanha de Tiririca um e-mail com a notificação. "Não recebemos nem um pedido de desculpa nem proposta de pagamento", afirmou.

A proibição da paródia não vai precisar ser veiculada durante a propaganda do deputado. "A princípio, a mídia brasileira divulgou amplamente o descontentamento dos compositores e da gravadora com a veiculação do filme publicitário, o que já bastaria para dar amplo conhecimento do uso não autorizado da obra pelo candidato a deputado federal", informa o texto da decisão.

A Lei de Direito Autoral diz que "são livres as paráfrases e paródias que não forem verdadeiras reproduções da obra originária". Na época em que o processo foi iniciado, o advogado do partido de Tiririca disse: "Não associamos ninguém à campanha neste caso, está claro que é uma imitação. Quem assiste não confunde, não acha que é o Roberto Carlos que está falando. É uma paródia, permitida pela Lei de Direitos Autorais, e não a utilização da música integral de Roberto Carlos".

O advogado da EMI argumentou: "A lei permite a paródia em um contexto de comédia, em um circo ou em um programa de humor. Na medida em que uma pessoa usa a música adaptada para promover uma marca ou um candidato, o caso é diferente".

Ele também disse fez um pedido de indenização e que o valor ainda não foi definido. "Ela vai ser arbitrada no final do processo", explicou Diamantino. "O juiz provavelmente vai nomear um perito para avaliar quanto vale uma música do Roberto Carlos de acordo com os valores que ele usa numa campanha. Queremos uma indenização com esses parâmetros, agravados pelo fato de que a letra foi alterada." (Redação G1 SP)

Capotamento de ambulância deixa dois feridos em Siqueira Campos

Duas pessoas ficaram feridas no capotamento de uma ambulância registrado por volta das 14h45 de quarta-feira (24) no km 284 da PR-092, em Siqueira Campos (Norte Pioneiro do Paraná).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista do veículo teria perdido o controle da direção em uma curva e capotado. O condutor, identificado como Roberto Pimentel da Silva, de 56 anos, sofreu ferimentos leves e foi levado para a Santa Casa de Siqueira Campos.

A mulher que estava sendo transportada, de 72 anos, sofreu ferimentos graves. A idosa, identificada como Terezinha Juraci Teodoro, também foi levada para a Santa Casa. Ela não corre risco de morte.

As vítimas precisaram ser retiradas das ferragens da ambulância, segundo os bombeiros. O veículo, com placas AWL-9355, de Curitiba, ficou parcialmente destruído. (Redação Portal Bonde)

Educadora é acusada de colocar cabeça de criança em vaso sanitário no norte do Paraná

Uma educadora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Judas, do município de Cafeara, no Norte do Paraná, foi flagrada por uma zeladora na última sexta-feira (18) quando colocava a cabeça de uma criança de 3 anos no vaso sanitário do banheiro da creche.

Segundo informações do Conselho Tutelar, a mãe foi comunicada sobre a ocorrência em reunião realizada na terça-feira (23) com a direção da CMEI.

Na quarta-feira (24), a mãe da criança procurou o Conselho Tutelar, que já pediu esclarecimentos sobre a suposta agressão ao estabelecimento de ensino.

Ainda conforme o Conselho Tutelar, caso nenhuma providência seja tomada, a mãe disse que vai procurar a Promotoria da Vara da Infância e Juventude.

A reportagem do Portal Bonde procurou a direção da CMEI São Judas, que afirmou que não está autorizada para comentar o assunto e disse apenas que "as providências legais estão sendo tomadas". A Secretaria Municipal de Educação de Cafeara informou que a responsável pela pasta está em viagem para Curitiba. (Redação Portal Bonde)

Meninas têm o cabelo cortado em colégio de Itambaracá

De acordo com a Polícia Militar de Itambaracá (46 Km de Cornélio Procópio), na manhã de terça feira (23), durante o intervalo em um colégio da cidade, várias meninas tiveram seus cabelos cortados por dois garotos, também alunos do estabelecimento.

Duas mães registraram ocorrência na PM e segundo suas filhas, elas passavam o tempo livre no pátio da escola quando foram surpreendidas pelos meninos que as atacaram pelas costas usando tesouras escolares, cortando os seus cabelos.

Na sequência os menores fugiram, ficando as vítimas a mercê da zombaria dos demais alunos.

Indignadas e chorando muito pela humilhação sofrida, as meninas se dirigiram à diretoria do estabelecimento, onde encontraram mais alunas que foram atacadas pelos mesmos adolescestes.

Contaram as vítimas, que os agressores a ameaçaram, afirmado que se elas não fizessem o que eles pedissem, os mesmo continuariam os ataques.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Placa com propaganda eleitoral atrapalha visão de motorista e homem é atropelado em S. A. da Plantina

Uma placa publicitária posicionada em local inadequado provocou um grave acidente , no centro de Santo Antônio da Platina. Um homem de 69 anos foi atropelado ao tentar atravessar a rua e sofreu ferimentos graves na região da cabeça.

De acordo com testemunhas, o aposentado Wagner Ribeiro passou mal ao tentar cruzar a Rua Marechal Deodoro, no cruzamento com a Rua Marechal Floriano Peixoto e acabou atingido por um carro que fazia uma conversão.

O motorista do veículo, Josimar Martins, 24, disse que ao fazer a manobra teve a visão atrapalhada pela placa eleitoral, que o impediu de visualizar a vítima. “O senhor já estava agachado e cambaleando quando o retrovisor atingiu a cabeça dele. Não vi ninguém ao parar na esquina, e avancei. Infelizmente aconteceu essa fatalidade por causa dessas placas com conteúdos políticos, que só atrapalham. Quem é que pune esses candidatos em situações como essa?”, questionou Martins.

O motorista prestou socorro à vítima e a acompanhou até o Pronto Socorro Municipal após o atendimento prestado pelas equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros.

Os exames revelaram que o aposentado sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e um coágulo no cérebro em decorrência da batida. Diante do diagnóstico, os médicos informaram à família que seria necessário um procedimento imediato por uma equipe de neurocirurgiões.

Em poucos minutos os supervisores do Pronto Socorro Municipal fizeram contato com a central reguladora do Samu, em Cornélio Procópio, e conseguiram a transferência aérea do paciente para a Santa Casa de Londrina.

O helicóptero Falcão 2, do Graer, pousou no estádio municipal José Eleutério da Silva por volta das 17 horas e decolou com a vítima cerca de meia hora depois.

Dois policiais militares e um médico do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acompanharam a vítima no traslado, que durou aproximadamente 25 minutos até o destino. (Redação e imagem: TANOSITE)

Carro e carreta se envolvem em acidente na BR 369, próximo ao trevo do Distrito do Congonhas.

Por volta do meio dia de quarta feira (24), socorristas do SIATE e SAMU de Cornélio Procópio foram acionados para prestarem atendimento a vítimas de acidente, onde um veículo Honda/Civic e um caminhão Scania carregado de farelo de trigo se envolveram em uma colisão na BR 369, em uma curva próxima ao trevo do Distrito de Congonhas (12 Km de Cornélio Procópio).

Segundo informações colhidas no local, a carreta seguia em direção a Cornélio Procópio e ao passar pela curva houve a colisão com a automóvel que vinha no sentido contrário. Após o choque, o caminhão foi parar no acostamento do outro lado da via, passando com o rodado em cima da canaleta, provocando o capotamento do veículo, que espalhou a carga pela margem da rodovia.

De acordo com o Sgt. Noel do SIATE, o motorista do automóvel foi socorrido por populares, que o encaminharam para o atendimento hospitalar.

O motorista da carreta, permanecia no local, sendo atendido pelas equipes do SAMU e SIATE. Ele apresentava dores na região lombar e suspeita de fratura na coluna, sendo então imobilizado e encaminhado ao PS da Santa Casa local.

Equipes da Econorte realizaram o trabalho de limpeza da rodovia que ficou parcialmente interditada.

Não há informações mais precisas de como ocorreu o acidentes, mas a chuva que caia no momento pode ter influenciado colisão, ficando a cargo da Polícia Rodoviária Federal investigar o que realmente aconteceu.

Usuário esquece que devia para traficante, vai comprar mais e é baleado nas nádegas

Um homem de 37 anos foi baleado no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, na noite de segunda-feira (22), ao tentar comprar mais drogas na região. O homem é viciado em crack, esqueceu que estava devendo para o traficante e foi recepcionado com disparos de arma de fogo. Ele foi ferido nas nádegas e na perna. O suspeito de ter atirado contra ele foi detido horas depois.

O atentado aconteceu por volta das 20h30 na rua José Ananias Mauad, próximo a trincheira da Rua Chile. Segundo testemunhas, a vítima foi vista já baleada pedindo socorro no meio da rua. A Polícia Militar (PM) foi acionada e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) encaminhou o homem até o Hospital Cajuru. Ele estava com dois ferimentos por arma de fogo, mas não corria risco de morte. “Ele tem duas perfurações, na perna e nas nádegas, as duas com orifício de entrada e saída. Ele confirmou para os policiais que veio aqui comprar drogas”, contou o sargento Vieira do Corpo de Bombeiros.

Em depoimento aos policiais, a vítima confirmou que teria ido comprar crack e teria esquecido que estava devendo outras drogas já consumidas dias atrás. A polícia fez patrulhamento pela região e conseguiu prender um traficante da região, conhecido e identificado apenas como Elias, suspeito de ter atirado contra o usuário de drogas. O traficante foi encontrado próximo ao local dos disparos.

“A equipe foi rápida e conseguiu deter o atirador no mesmo local do crime. Ele vai ter que contar direito que aconteceu, mas o relato da vítima já nos trouxe informações importantes”, contou a tenente Luiza.

Elias foi encaminhado pela equipe do 12º Batalhão da PM até o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul) e deve responder pelo crime de tentativa de homicídio. (Redação Banda B / Foto: DB)

Chinesa em situação de escravidão é encontrada em loja no interior de SP

A Polícia Federal de Araçatuba (SP) encontrou na terça-feira (23), uma chinesa de 23 anos, que vivia trancada no depósito de mercadorias e sem condições adequadas para comer ou dormir. De acordo com a PF, uma loja de bijuterias mantinha a mulher trabalhando em situação semelhante à de escravidão, há pouco menos de um ano -  a jovem está no Brasil há três anos.

Os donos da loja, que também são chineses, foram encaminhados para a sede da Polícia Federal para esclarecimentos. O casal suspeito pode responder por trabalho escravo, que prevê de 2 a 8 anos de prisão; o crime é inafiançável e eles devem ser transferidos para cadeias da região.

De acordo com Frederico Franco Rezende, delegado da Polícia Federal, a jovem trabalhava para pagar uma dívida de seus pais com os comerciantes. "Ela recebia em torno de R$ 1 mil mensais, mas todo o salário ficava retido com os proprietários da loja", explica.

Segundo o boletim de ocorrência, a PF fez o flagrante após ser chamada para averiguar uma denúncia sobre documentação e procedência de mercadorias. De acordo com a polícia, a mulher era mantida no segundo piso do estoque, com um colchão no chão e coberto com tapumes de madeira e papelão. Aparentemente, a mulher bebia água dentro de um balde. Pedaços de tomate e frango foram encontrados estocados no chão.

De acordo com depoimentos de funcionárias da loja, a mulher era constantemente xingada e não podia sair do local, mas não sabiam das condições em que vivia. “Os donos diziam ser tios dela e não a deixava sair da loja, sempre dizendo que ela tinha que trabalhar. Ela também não comia e não podia usar o banheiro. Como ela não falava português direito, mas sabíamos da situação”, conta uma mulher, que não quis ser identificada.

A PF informou que a jovem não é parente dos comerciantes. Ela também foi encaminhada à Polícia Federal, onde aguarda para ser ouvida. O Ministério Público do Trabalho acompanha o caso e deve providenciar um abrigo para a jovem. (Redação G1 SP / Imagem: TV TEM)

Em Curitiba, motorista de ônibus vê jovem furar catraca de estação e o mata a facadas

Um homem esfaqueou um jovem que tentou furar a catraca na estação-tubo Quitandinha, no Sítio Cercado, em Curitiba, na tarde de terça-feira (23). O caso aconteceu na linha do ônibus Circular Sul, na Rua dos Pioneiros.

Segundo informações da Polícia Militar, o autor do crime seria um motorista, uniformizado, que estava no coletivo como passageiro. Quando o veículo abriu as portas para o desembarque no tubo, o homem saiu e esfaqueou um rapaz que estava pulando a catraca. A Polícia Civil apurou que a vítima já fazia isso com frequência.

“Dessa vez, como não foi diferente, o autor golpeou o rapaz com uma faca. Nós acreditamos que o motivo tenha sido vingança por essa atitude”, disse o superintendente Bastos, da PC, em entrevista.

O corpo do jovem foi recolhido ao Instituto Médico Legal e o motorista foi preso em flagrante. Ele deve ser encaminhado à delegacia nas próximas horas. (Redação Banda B / Foto: Michael Cruz)

Quadrilha que escolhia vítimas de assaltos pela internet é presa na região de Curitiba; um foi baleado

Uma quadrilha acusada de escolher as vítimas de assalto por sites de compra e venda pela internet foi presa no final da tarde de terça-feira (23), em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com o delegado Marcelo Magalhães, em um dos assaltos inclusive uma vítima teria sido estuprada pelos bandidos. Ao todo, quatro pessoas acabaram presas e um quinto homem, que reagiu a abordagem e tentou se esconder em um apartamento da Avenida Rui Barbosa, acabou baleado.

Segundo o delegado Magalhães, há seis meses passaram a surgir denúncias na Delegacia de Furtos e Roubos sobre ações a partir de sites de compra e venda, na qual os bandidos escolhiam as vítimas pela internet. “Após a primeira visita, eles voltavam no dia seguinte e realizavam o assalto a mão armada. Em três dos roubos as vítimas foram dopadas por medicamentos pesados e, em um, a vítima foi estuprada por dois homens”, comentou.

Segundo o delegado, hoje dois carros e alguns objetos foram recuperados. Os presos irão responder pelos roubos e pelo estupro.

Durante a tentativa de fuga do baleado, a Banda B chegou a receber a informação que ele mantinha uma família refém em São José dos Pinhais, informação que foi negada posteriormente pela Polícia Civil.

Ele precisou socorrido de helicóptero após ser baleado na tentativa de fuga. (Redação Banda B / Foto: Juliano Cunha)

Contrabandista se joga de carro durante perseguição policial em Foz do Iguaçu

Um vídeo divulgado pela delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, mostra o momento em que um motorista se joga do carro em movimento durante uma perseguição feita pela Polícia Militar (PM) e agentes da Receita Federal em uma área rural de São Miguel do Iguaçu. A ação foi feita durante uma operação especial para combater o crime de contrabando na região de fronteira. A operação começou no sábado (20) e não tem prazo para acabar.

O motorista que se jogou do carro fugiu e até a manhã de terça-feira (23) não tinha sido encontrado. O veículo seguia pela área rural em um comboio com outros quatro carros. Todos levavam cigarros contrabandeados nos bancos e no porta-malas. Os cinco veículos e mais de 45 mil maços de cigarros foram apreendidos durante a operação. Além de cinco pneus – também sem nota fiscal. Conforme a Receita, o valor apreendido passa de R$ 180 mil.

Uma das estratégias desse tipo de operação, ainda de acordo com a Receita, é montar pontos fixos de fiscalização. Na região de Foz, o principal deles fica próximo da praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu. (Redação G1 PR)

Dona de casa mantida refém pega arma de ladrão, atira e mata o meliante em Campo Largo

Uma dona de casa matou um assaltante de 18 anos na Vila Bancária, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, na manhã de terça-feira (23). De acordo com a Polícia Militar (PM), ela e o marido foram rendidos dentro de casa e entraram em luta corporal com um dos ladrões em um quarto, quando a mulher conseguiu pegar a arma e disparou.

O sargento Paulo Rossi, da PM, afirmou que o tiro dado pela dona de casa pode ter sido acidental. “Quando pegou a arma pode ter disparado automaticamente. O suspeito chegou a ser socorrido, mas morreu na ambulância. Outro adolescente que estava junto foi apreendido e dois marginais fugiram em um Palio, com placas de São Paulo”, descreveu o policial militar

Ainda de acordo com o sargento, a PM foi acionada e a equipe chegou a ouvir o disparo dado pela dona de casa. “Uma vizinha suspeitou da movimentação e ligou no 190. Na porta da casa, nós conseguimos apreender o adolescente, quando subíamos ao segundo andar ouvimos o disparo e encontramos o assaltante ferido, vindo a morrer em seguida”, contou.

Por fim, o sargento explicou que agora as vítimas serão encaminhadas à Delegacia de Campo Largo, que apura o caso. “Certamente ela será ouvida e, sob a alegação de legítima defesa, fica em liberdade. Foi uma ação tomada mediante a uma ameaça de morrer”, concluiu Rossi.

Os suspeitos seriam moradores em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. (Redação Banda B / Foto: Braz Morais – Folha de Campo Largo)

Papa autoriza e ex-arcebispo acusado pedofilia é preso no Vaticano

O Vaticano disse na terça-feira (23) que prendeu um ex-arcebispo acusado de pagar por sexo com crianças enquanto era um núncio apostólico (embaixador do Papa) na República Dominicana, informa a agência Reuters.

Jozef Wesolowski (foto), está em prisão domiciliar, informou o Vaticano em um comunicado.

Wesolowski é a figura mais proeminente da Igreja a ser presa desde que Paolo Gabriele, um ex-mordomo papal, foi condenado em 2012 por roubar e vazar documentos privados do Papa Bento XVI.

Diferente de Gabriele, Wesolowski não foi detido na prisão do Vaticano, poucos quartos anexados a um tribunal, mas foi colocado em prisão domiciliar em um apartamento do Vaticano por razões médicas.

Wesolowski foi afastado por um tribunal do Vaticano no começo deste ano e aguardava julgamento e acusações criminais. De acordo com a France Presse, o Vaticano abriu nesta terça um julgamento criminal contra o ex-núncio por pedofilia.

Ele estava morando em liberdade em Roma e vítimas de abuso sexual pediam sua prisão, expressando preocupação de que ele pudesse fugir.

O Vaticano disse que esta detenção reflete o desejo do Papa Francisco “que um caso tão grave e delicado seja tratado sem atraso, com rigor justo e necessário”. (Redação G1 / Foto: Diario Gente)

PM de C. Procópio prende 3 pessoas e apreende drogas na área central da cidade

De acordo com o SD Tinti da Polícia Militar de Cornélio Procópio, investigando inúmeras denúncias que davam conta que em uma casa localizada na Rua Colombo, na área central, haveria pessoas envolvidas com o controle do tráfico de drogas naquela região da cidade, na tarde de terça feira (23), a PM obteve êxito em prender três suspeitos e aprender drogas, além de grande soma em dinheiro e vasto material de origem duvidosa.

Segundo Tinti, monitorando o local de forma velada, os PMs puderam observar um meliante, já conhecido no meio policial, adentrando na casa e saindo rapidamente. Ele usava uma moto Honda Twister de cor amarela e diante da atitude suspeita, ele logo foi abordado.

Com o rapaz os policiais encontraram cerca de dois mil e quatrocentos reais em dinheiro, o qual ele afirmou ter ganhado cortando cabelos, porém, sabendo que o indivíduo está desempregado, os PMs suspeitaram que a soma pudesse ter vindo do tráfico de drogas.

Em virtude desta forte evidência, os policiais se dirigiram para casa mencionada nas denúncias, onde encontraram o morador, de nome Alan, que estava acompanhado de duas mulheres.

Após uma breve varredura nos dois imóveis que estão no mesmo terreno, os PMs encontraram uma porção considerável de maconha, dinheiro trocado, vários celulares, joias e aparelhos eletrônicos.

A princípio, os suspeitos esboçaram uma pequena reação, mas vendo que a situação estava a desfavor deles, acalmaram e passaram a colaborar com os policiais, revelou o SD Tinti.

Todos os envolvidos possuem passagem pela polícia pelo crime de tráfico de drogas, inclusive o motociclista, quando menor, afirmou o policial militar.

Para PM, o grupo trabalha distribuindo drogas para traficantes de rua e o rapaz detido a princípio, usava a moto para recolher o dinheiro com estes delinquentes, que acabam se misturando com os cidadãos comuns para comercializar maconha, crack e cocaína na região central da cidade, salientou Tinti.

Todos os envolvidos foram detidos e encaminhados junto à droga, o dinheiro, a moto e demais objetos para a 11ª SDP, onde foram apresentados ao delegado de plantão.

Após ameaçar agredir professora, aluno tenta se matar em colégio de Cornélio Procópio

No início da noite de terça feira (23), por volta das 19h, socorristas do SAMU de Cornélio Procópio foram acionados para atenderem a um aluno de um curso noturno do Colégio Castro Alves, que tentou contra a própria vida durante um surto psicótico.

Rapidamente a equipe de socorro se dirigiu ao colégio localizado no final da Rua Minas Gerais, acompanhada por policiais militares que também foram chamados, onde encontrou o rapaz de cerca de 30 anos, com um profundo corte em um dos pulsos, provocado por um estilete o qual ele escondia na cintura, que por sorte não rompeu os vasos sanguíneos mais importantes.

De acordo com o Dr. Felipe, médico do SAMU, o paciente sofre de problemas psiquiátricos e na noite anterior já havia criado problemas se atirando de uma escadaria do colégio, após tentar agredir uma professora.

O aluno, que não teve o seu nome revelado, recebeu os devidos cuidados médicos ainda no interior do colégio e posteriormente foi encaminhado ao PS da Santa Casa que fica bem próximo da unidade de ensino, onde ficou aos cuidados da equipe clínica de plantão.

Conforme informações colhidas no local, os alunos estão revoltados com este rapaz em particular por acreditarem que ele gera certo risco para os demais estudantes e o querem fora do colégio para a segurança de todos, inclusive professores e outros funcionários.

Alguns alunos se manifestaram de forma bastante expressiva perante a imprensa que se fazia presente no local, afirmando que a segurança do colégio vem se demonstrando falha e exigindo providências.

A diretoria do colégio foi procurada, mas devido o ocorrido, não puderam conceder entrevista, informando apenas que estudam melhorias, sendo que em breve tomarão medidas para solucionar este e os demais problemas.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

MULHER FICA FERIDA EM CAPOTAMENTO NA PR-436

Nesta terça feira (23) por volta das 17h20min um acidente grave movimentou o Corpo de Bombeiros de Bandeirantes na PR 436, próximo a entrada para o Distrito Nossa Senhora da Candelária.


Segundo as primeiras informações colhidas no local por solados do Corpo de Bombeiros, o veículo Renault Clio vermelho, placas AEF-2033 que era conduzido por Anne Elise Castanho Espíndula (29), fazia uma ultrapassagem quando se deparou com uma moto que vinha na direção contrária.

A condutora teria perdido o controle, saindo da pista e caindo em um barranco capotando várias vezes, ela foi encaminhada pelos Bombeiros para a Santa Casa de Bandeirantes, com suspeita de trauma de crânio, onde aguarda melhora para uma possível transferência.

Trabalharam na ocorrência os Bombeiros, Sd Silveira, Sd Zacarias, Sd Bruno e Sgt Carmo.

Imagem de espíritos de mãos dadas causa polêmica na Internet - Leia a matéria completa em: http://tnonline.com.br/noticias/geral/58,293305,23,09,imagem-de-espiritos-de-maos-dadas-causa-polemica-na-internet.shtml Copyright © 2014 Tribuna do Norte (TNOnline)

Histórias de fantasmas sempre nos causam arrepio – mesmo nos mais corajosos. Uma imagem de um acidente com duas mortes, ocorrido na PR 180, próximo de Goioerê, está causando polêmica na Internet. Publicada pelo site Goionews, a foto da tragédia está chamando a atenção porque, para muitas pessoas, é possível enxergar duas pessoas de mãos dadas no alto de um barranco – onde, segundo testemunhas, não havia ninguém no momento da foto.  Se a imagem já causa um certo arrepio, depois que você ler a história do acidente, vai dar mais calafrios. Pois, os supostos espíritos que aparecem na foto acima, para alguns, trata-se da alma das duas mulheres que morreram na colisão – Edna Silva Amaral e Leonice de Lara. Já outros sugerem que, como o filho de Edna faleceu em um acidente nas proximidades do local em que Edna também perdeu a vida. A imagem mostraria o filho vindo buscar a mãe. E claro, há também quem diga que tudo não passa de ilusão de ótica.

- Leia a matéria completa em: http://tnonline.com.br/noticias/geral/58,293305,23,09,imagem-de-espiritos-de-maos-dadas-causa-polemica-na-internet.shtml
Copyright © 2014 Tribuna do Norte (TNOnline)

Prefeitura é evacuada por conta de ameaça de bomba

A Polícia Militar determinou que funcionários e visitantes do prédio administrativo da Prefeitura Municipal de Curitiba, no centro Cívico da capital, evacuem o local por conta de uma ameaça de bomba. Um pacote abandonado em uma das esquinas do prédio que ocupa uma quadra inteira fez com que o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) fosse acionado. 

Primeiramente, segundo relato de funcionários, a determinação foi que os servidores permanecessem em suas salas.Na sequência, veio a solicitação para que o prédio fosse evacuado. 

O Bope abriu o pacote, seguindo os procedimentos de segurança, e não confirmou a ameaça de bomba,encontrando dentro de uma caixa com produtos de uma operadora de cartão de crédito. O trânsito no entorno da prefeitura, que havia sido bloqueado por conta da operação, foi liberado por volta das 18h30.

Copiloto paranaense está desaparecido após suposto roubo de avião em MT

A polícia busca pistas do piloto Evandro Rodrigues de Abreu e o copiloto Rodrigo Frais Agnelli (foto), que estão desaparecidos desde o último sábado (20), após o suposto roubo de uma aeronave da candidata do PSD ao governo do estado, Janete Riva. Eles estavam no aeroporto municipal de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, aguardando a candidata para seguir rumo à cidade vizinha, Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km da capital, quando não foram mais vistos.

A suspeita é de que os dois tenham sido sequestrados e levados para a Bolívia, junto com a aeronave, modelo King Air, C90GTI, que estava sendo usada pela candidata para percorrer as cidades do interior em busca de apoio. No momento do suposto roubo, Janete seguia para o aeroporto, acompanhada do candidato a senador pela mesma sigla, Rui Prado. Quando eles chegaram a aeronave não estava no local.

Buscas estão sendo feitas na região de fronteira com a Bolívia. Segundo a Polícia Civil, uma equipe foi ao país vizinho atrás de pistas e pedir apoio da polícia boliviana para colaborar com as investigações sobre o caso. A polícia acredita que o avião tenha sido roubado por traficantes para o transporte de drogas.

A Polícia Federal também estaria ajudando nas investigações a pedido de Janete Riva, porém, o G1 tentou entrar em contato com a instituição para obter mais informações, mas a assessoria da PF não atendeu as ligações.

As famílias dos pilotos acompanham as investigações de Cuiabá, onde moram, segundo a assessoria da candidata. Evandro Rodrigues de Abreu possui dois filhos, sendo um adolescente de 14 anos e uma menina de 10. Já Rodrigo é pai de um bebê de pouco mais de um mês.

Evandro é de Juara, a 690 km de Cuiabá, e trabalha com a família Riva há vários anos, enquanto o copiloto é natural do Paraná, mas vive em Cuiabá com a família. Cerca de 15 minutos antes de o avião desaparecer, a equipe que trabalha na campanha da candidata havia entrado em contato com o piloto.

Janete Riva lançou candidatura neste mês após o marido dela, José Riva, do mesmo partido, ter sido impedido pela Justiça Eleitoral de disputar a eleição. Ele é considerado 'ficha suja' por responder a mais de 100 processos pelos crimes de improbidade administrativa com dolo e dano ao erário e ter quatro condenações em segunda instância. (Redação e foto: G1 MT)