quarta-feira, 4 de março de 2015

Cambará tem única Guarda Municipal da região

Cambará tem única Guarda Municipal da regiãoNa manhã desta sexta-feira,dia seis, haverá uma reunião na câmara de vereadores de Santo Antônio da Platina para discutir,segundo informa o presidente do legislativo, Valdir Souza(PSB) a criação de uma Guarda Municipal no município.O assunto também já foi mencionado em reunião, há três anos,do Conselho de Segurança platinense,mas até agora não se chegou a um denominador comum.Só que, em Cambará, a Guarda Civil Municipal existe há 25 anos prestando serviço altamente relevante na cidade.
A entidade foi criada pela Lei nº 842 de 1989, na gestão do então prefeito Mohamed Ali Hanzé(PMDB), já falecido.
Inicialmente começou os trabalhos com 15 guardas,os quais atuavam na segurança do patrimônio público.No ano de 1997 foi aberto um concurso com mais 36 vagas, atualmente a GCM conta com 29 Guardas e mais 12 cedidos para integrarem a equipe da Dcivil do município.
Os integrantes possuem, em média, idade de 30 anos e recebem um salário médio de R$ 1.700,00 mensais.
A GCM de Cambará possui sua sede própria, que fica no Parque Alambari 1, no centro da cidade, conta com quatro automóveis viaturas e duas motocicletas, todos equipados e padronizados, com dispositivos sonoros, giroleds e plotagem  personalizadas da corporação.
De acordo com o Diretor da GCM Márcio Ferreira, no princípio,foi criada para garantir os bens, serviços e logradouros públicos, pronto socorro, prefeitura, postos de saúde e praças. Em oito de agosto de 2014, foi sancionada a lei 39/2014, dando a poder de polícia a todas as GCMs do Brasil, assim passando a proteger não só o bem público como também a vida.
Importante lembrar que as GCMs não são regidas pelas disciplinas militares, tendo como chefe superior o prefeito.
Ferreira ressaltou que bem antes desta lei ser sancionada, a Guarda Civil Municipal de Cambará já realizava o serviço de auxílio às Policias Militar e Civil, na maioria de suas operações.Também faz rondas constantes 24 horas por dia em toda a cidade, dando assim maior segurança para a população.Já está em fase de procedimentos para adquirir as armas não letais, ( Taser )“A guarda é uma força complementar aos órgãos de segurança publica, por isso todas as cidades deveriam ter", enfatizou o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário