terça-feira, 21 de março de 2017

JOVENS E ADULTOS Com 23 mil analfabetos, Londrina registra baixo número de matrículas no EJA

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Londrina agendou para a próxima sexta-feira (24) uma audiência pública para discutir os problemas e melhorias que precisam ser implantadas no sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Londrina. O encontro está marcado para às 19h no plenário do Legislativo.

De acordo com o último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Londrina conta com aproximadamente 23 mil pessoas que não sabem ler e escrever. Houve um crescimento em relação ao levantamento de 2010, quando a cidade possuía 18 mil analfabetos. Para diminuir esse índice, o município dispõe do EJA, que é realidade em 34 escolas, sendo 28 na zona urbana e 6 na área rural. No entanto, o número de matriculados não tem correspondido com a expectativa da Secretaria de Educação.

"Recebemos relatos de professores que entram na sala de aula e possuem poucos alunos para ministrar a disciplina. Não que eles estejam reclamando, mas sim dando um alerta sobre as perdas que o EJA vem acumulando ao longo do tempo. Queremos saber o que está acontecendo e tentar encontrar uma explicação para essa baixa adesão", ressaltou o presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Amauri Cardoso (PSDB).



Segundo levantamento prévio divulgado pela Secretaria de Educação, Londrina possui apenas 380 matriculados nas séries iniciais do EJA, ou seja, do 1º ao 5º ano. A secretária responsável pela pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes, reconheceu o cenário negativo e argumentou que não é fácil convencer "essas pessoas a voltarem para a escola".

Para tentar melhorar o retrospecto da cidade, a prefeitura deve intensificar medidas como o "Busca Ativa', quando o cadastro é feito em lugares bem movimentado, como praças e feiras livres. A última edição ocorreu no início de março na região dos Cinco Conjuntos. O resultado foi considerado como "positivo", mas ainda não há data e local para novas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário