quinta-feira, 6 de abril de 2017

SAIBA O QUE FAZER Caixa antecipa para este sábado segundo lote do FGTS Inativo

A Caixa Econômica Federal antecipou para este sábado (8) o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos em março, abril e maio.

É preciso que o trabalhador se planeje para o saque, se ele necessitar ir a uma agência da Caixa é importante saber que mais de 2 mil agências estarão abertas entre 9h e 15h neste sábado. Além disso, está prevista a abertura antecipada (2 horas antes) de todas as agências da Caixa nos dias 10, 11 e 12 de abril para pagamento exclusivo de contas inativas do FGTS.

Mais de 7,7 milhões de brasileiros têm direito ao saque neste lote. O valor total disponível ultrapassa R$ 11,2 bilhões e equivale a 26% do total disponível. No total, serão 4,8 milhões de trabalhadores, que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31/12/2015, que possuem o direito e o calendário vai até julho sendo organizado a partir do mês de nascimento dos trabalhadores.



Uma recomendação do presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, é que antes de ir para uma agência, o trabalhador pesquise se realmente possui esse direito, evitando tumultos ainda maiores. É possível consultar as contas inativas do FGTS neste link: https://www.contasinativas.caixa.gov.br/pages/inter/home.html.

Domingos acrescenta que uma renda extra sempre é bem-vinda, mas é preciso cuidado para não trasformar essa oportunidade em mais uma "onda de consumo", que não terá impacto efetivo na vida financeira das pessoas. Pior, essa utilização pode colocar em risco a reserva financeira já construída por meses - ou anos - pelo trabalhador, como ocorre nos casos de pessoas que utilizarão um dinheiro para iniciar um financiamento não planejado.

"Muitas pessoas usam rendas extras sem considerar a sua situação financeira atual. Infelizmente, isso é comum. Portanto, procure levantar seus números e ter consciência se está em situação de equilíbrio, endividamento, inadimplência ou se é investidor. O ideal é que a quantia possa melhorar a qualidade de vida da pessoa e família, não apenas agora, mas especialmente no futuro", orienta Reinaldo Domingos.

Confira abaixo orientações para quem está em situação de inadimplência, de equilíbrio financeiro e também para quem já tem o hábito de investir.

Caso o valor a ser resgatado seja suficiente para quitar alguma dívida em atraso totalmente, é interessante agir dessa forma. Mesmo assim, é válido negociar e conseguir descontos, diminuindo parte da dívida, para então fazer o pagamento à vista. Por outro lado, se não for para quitar 100% da dívida, avalie a opção de investir o valor para ter força para negociar no futuro.

De uma forma ou de outra, o principal a ser feito nessa situação delicada é se educar financeiramente, ou seja, mudar seu comportamento para não mais retornar à inadimplência. O primeiro passo é olhar para a sua situação de forma honesta e levantar todos os números, traçando um planejamento para renegociar a dívida – agora ou no futuro – em parcelas quem respeitem o orçamento mensal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário