segunda-feira, 3 de julho de 2017

IMBRÓGLIO Papa faz novo apelo por 'solução pacífica' na Venezuela

Enquanto continua a repressão das forças de segurança e de grupos paramilitares contra manifestantes na Venezuela, o papa Francisco lançou neste domingo (2) um forte apelo para que se encontre uma "solução pacífica e democrática" para a crise no país.

O líder da Igreja Católica lembrou da situação na nação latina por conta da Festa da Independência da Venezuela, que será celebrada no dia 5 de julho, em meio aos conflitos que deixaram o país à beira de uma guerra civil.

"Asseguro minhas orações para essa nação tão cara a mim e exprimo minha proximidade às famílias que perderam seus filhos nas manifestações. Faço um apelo para que se coloque fim à violência e se encontre uma solução pacífica e democrática para a crise", disse o Papa no Ângelus deste domingo.


Francisco tem demonstrado bastante preocupação com a situação da Venezuela ao longo dos últimos meses, mas, ao contrário do que ocorreu na Colômbia e na reaproximação entre Cuba e Estados Unidos, o Vaticano não tem conseguido o mesmo sucesso no papel de mediador.

Em junho passado, o presidente Nicolás Maduro enviou uma carta pedindo a ajuda do Pontífice para buscar uma solução para a crise política, uma semana depois de o líder católico ter recebido bispos venezuelanos no Vaticano.

Na ocasião, o Papa ouviu um relato detalhado do caos na Venezuela e ainda recebeu uma lista com os nomes dos que morreram em manifestações no país. Até aqui, os três meses de protestos diários já registraram pelo menos 80 vítimas.
Agência Ansa

Nenhum comentário:

Postar um comentário