Como se prevenir?
Nas férias, o descompromisso e o relaxamento normal de atividades do dia a dia, leva a situações que poderão conduzir aos perigos que os Raios provocam.
Campos de futebol sejam na areia, em estádios ou na várzea, quadras de esportes ou quaisquer atividades esportivas a céu aberto, ficam cheios de adeptos aos esportes de verão. O perigo é enorme. Na iminência de uma tempestade com raios, evite áreas descampadas. Se não houver como se proteger, o ideal é ficar no chão, com as mãos na nuca e os pés juntos.
Está na praia, na piscina, no rio ou em lagos?
Ao aproximar-se uma tempestade, saia da água e procure um abrigo coberto. A água é boa condutora de eletricidade e se um raio atingir próximo do local onde estiver poderá ser fatal.
Quando estiver na rua, procure um local coberto, bar, loja ou abrigar-se dentro de um carro, mas jamais embaixo de uma árvore. Nos últimos dez anos, 20% das mortes por raio no Brasil aconteceram dentro de casa.
Sugestões de proteção para este caso é evitar utilizar o telefone com fio, ele é condutor de energia. O ideal é usar o sem fio.
O mesmo serve para o telefone celular quando este estiver conectado à tomada para carregar.
Também deve-se evitar tomar banho durante uma tempestade. Uma descarga atmosférica (Raio) poderá atingir a rede elétrica aumentando por indução a tensão, podendo queimar o chuveiro ou provocar choques na torneira do chuveiro, que poderá ser fatal.
- Usar objetos metálicos como a tesouras, facas ou similares é mito. Estes objetos não atraem o raio.
- Espelhos não atraem raios, é um mito antigo no Brasil, do tempo do Brasil colonial.
Colaboração de Guido Potier – Físico pesquisador sobre Descargas Atmosféricas por 20 anos – com 3 Livros publicados sobre o assunto. (Fonte: Porta TA NO SITE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário