De acordo com o Dr. João, que integrava a equipe de atendimento juntamente com o condutor Val e a enfermeira Juliana, Marcelo não foi atingido por uma descarga elétrica diretamente. Durante a tempestade, o trabalhador estava molhado e agarrado ao caminhão, fatores estes que contribuíram para que ele recebesse a onda de energia que se espalhou ao redor de onde caiu o raio, provocando o desmaio.
A vítima não apresentava queimaduras ou qualquer tipo de ferimento, mas foi conduzido ao PS da Santa Casa para passar por um exame completo, informou o médico, que salientou que durante a incidência de tempestades, mesmo trabalhando, ninguém pode ficar andado pelas ruas, ou exposto a raios e sim procurar abrigo até que a tormenta passe.
Em Praia Grande, no litoral do Estado de São Paulo, por volta das 18h, quatro pessoas da mesma família, inclusive uma jovem grávida, foram mortas durante a queda de um raio ao lado de um quiosque.
Além das vítimas fatais, outras quatro pessoas foram atingidas durante o incidente, sendo que uma encontra-se em estado grave. Três estão fora de perigo, passaram por avaliação buco-maxilo-facial no Hospital Irmã Dulce, por apresentarem ferimentos no rosto e foram liberadas no início da noite. (informações do G1)
Especialistas dão as seguintes dicas para as pessoas se protegerem dos raios:
O que você deve fazer dentro de casa: Não tome banho durante as tempestades; Não use chuveiro ou torneira elétrica; Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, tais como fogões, geladeiras, torneiras, canos, etc.; Evite ligar aparelhos e motores elétricos, para não queimar os equipamentos; Afaste-se das tomadas e evite usar o telefone; Desconecte das tomadas os aparelhos e eletrônicos tais como televisão, som, computadores, etc.; Permaneça dentro de sua casa até a tempestade terminar; Desligue os fios de antenas dos aparelhos.
O que você deve fazer fora de casa: Evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas, de energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica; Afaste-se dos seguintes locais:
- Tratores e outras máquinas agrícolas;
- Motocicletas, bicicletas e carroças;
- Campos abertos pastos, campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores isoladas, postes, mastros e locais elevados;
Permaneça dentro de seu veículo caso o mesmo tenha teto de estrutura metálica.
Lendas e verdades sobre os raios:
A sabedoria popular, nem sempre tão sábia, criou uma série de noções falsas que podem levar à tragédia:
Lenda: Se não está chovendo não caem raios.
Verdade: Os raios podem chegar ao solo a até 15 km de distância do local da chuva.
Lenda: Sapatos com sola de borracha ou os pneus do automóvel evitam que uma pessoa seja atingida por um raio.
Verdade: Solas de borracha ou pneus não protegem contra os raios. No entanto, a carroceria metálica do carro dá uma boa proteção a quem está em seu interior; sem tocar em partes metálicas. Mesmo que um raio atinja o carro é sempre mais seguro dentro do que fora dele.
Lenda: As pessoas ficam carregadas de eletricidade quando são atingidas por um raio e não devem ser tocadas.
Verdade: As vítimas de raios não “dão choque” e precisam de urgente socorro médico, especialmente reanimação cardio-respiratória.
Lenda: Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar.
Verdade: Não importa qual seja o local ele pode ser atingido repetidas vezes, durante uma tempestade. Isto acontece até com pessoas.
Cuidado com as cercas
As cercas conduzem o raio. Elas podem ser isoladas das edificações e aterradas nesses pontos.
Em locais de circulação de pessoas e animais as cercas devem ser seccionadas e aterradas em intervalos regulares.
Essas recomendações aplicam-se também a varais longos e ou que estejam em contato com edificações.
O aterramento sempre deverá ser feito utilizando-se hastes próprias para o mesmo. (Com informações do site “Faz Facil”)
Nenhum comentário:
Postar um comentário