A última palestra aconteceu na Escola Estadual Assad Kalil Richa, no distrito de São Roque do Pinhal e foi acompanhada por dezenas de alunos, que ouviram atentamente as orientações e tiraram várias dúvidas com o detento e o delegado.
“É muito gratificante poder contribuir na formação dessas crianças e adolescentes mostrando a elas os valores e responsabilidades que precisam carregar desde muito cedo. A palestra tem como objetivo esclarecer o que é e como funciona o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), explicar sobre as responsabilidades criminais como injúria, bullying e danos ao patrimônio público, por exemplo, que é o ato infracional, como são aplicadas as medidas socioeducativas e, principalmente sobre a iniciação no tráfico de drogas. São tópicos extremamente importantes para a formação dos cidadãos. Além de toda explanação, os alunos também tem a oportunidade de ouvir o testemunho de um preso condenado a um ano e oito meses de prisão pelo crime de tráfico de drogas”, explicou o delegado.
Marlon Magalhães conta nas palestras que o crime não compensa, e revela como é a vida dentro da cadeia. “Fui preso e condenado por tráfico de drogas e me arrependo muito de ter entrado nessa vida. Por mais que eu diga a verdade são poucas as pessoas que acreditam, e não me resta outra coisa a não ser pagar pelo crime que cometi. Dentro da cadeia é terrível. Aquele lugar não recupera ninguém. O que realmente nos recupera é a nossa mente, por isso é que devemos pensar bastante antes de entrar no mundo do crime para depois não se arrepender. Confesso que consegui avaliar o erro que cometi e estou pronto para retomar a vida em sociedade, mas a maioria das pessoas que cumpre pena deixa cadeia pior do que entrou”, revelou o preso.
O projeto do delegado Rubens Perez está sendo bastante elogiado na rede municipal de ensino, que pretende continuar promovendo as palestras. (Redação e foto: Informe Policial)
Nenhum comentário:
Postar um comentário