segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cenas de aluno humilhando professora e passando a mão em suas partes íntimas revolta o país

As cenas são estarrecedoras. O vídeo do aluno de 14 anos que fala mal a professora na Escola Estadual Dom Jose de Haas, em Araçuaí, no norte de Minas, é revoltante. Não satisfeito, joga os livros dela no chão, dá tapas e ainda passa a mão nas partes íntimas da educadora. Ao fundo, é possível ouvir outros alunos rindo da cena toda.

"Você é feia, desconfia. Você tem homem?". Ele joga os livros no chão e dá ordens: "vai pegar p..., vai pegar agora". Ele ainda toca as partes íntimas da educadora. "Está com medo de se sentir ofendida? Não o vai falar nada? Você está tremendo, querida? E se eu pegar nos seus p...? Vagabunda".

Tudo isso, vejam bem, dentro de uma escola. Não bastasse o absurdo da cena toda, a professora teria ficado tão constrangida que não denunciou o fato no dia, conforme contou a vice-diretora, Silvana da Cunha Mela. O jovem é estudante da 6ª série e já esteve internado por decisão judicial em 2014 por ter agredido um jovem com um tijolo.

— Ele nunca respeitou ninguém, não tem limite. A professora ficou tão constrangida que nem denunciou no dia. Quando fiquei sabendo, a levei na delegacia para fazer boletim de ocorrência. O vídeo não mostra, mas ele chegou a dar um chute nela.

Silvana também revelou que o jovem tem estrutura familiar "complicada", o irmão mais velho já foi preso, o lugar em que mora é difícil, tudo contribui. Mas nada, absolutamente nada, justifica ver um professor sofrer este tipo de agressão dentro do ambiente escolar. Não bastassem todas as dificuldades que os professores já enfrentam os salários irrisórios, a falta de estrutura, de apoio e de condições de trabalho, ainda são submetidos a esse tipo de humilhação.

Pela reação dos demais alunos, fica óbvio que há algo de muito podre acontecendo com a educação das crianças, e não é dentro da sala de aula. Quando os pais não ajudam na formação, não comparecem na escola, não se interessam e abrem mão de suas responsabilidades, é isso o que se vê. Alunos fazendo o que bem entendem e professores desrespeitados.

A mudança começa dentro de casa. Não adianta mandar filho para escola achando que professor tem o dever de educar. Professor vai ensinar o currículo escolar, mas respeito e valores humanos são coisas se aprende com os pais. Ver um aluno passando a mão na professora, como faz o jovem do vídeo, dá um desgosto imenso. Mostra que estamos falhando miseravelmente na criação dos seres humanos. (Redação R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário