quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Londrina fica na "2ª divisão" das cidades paranaenses com potencial turístico

Arquivo/Folha de LondrinaO Ministério do Turismo (MTur) adotou uma nova metodologia para categorizar os municípios brasileiros. A partir de quatro variáveis de desempenho econômico (número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais), os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E.

O Paraná teve 261 cidades agrupadas em categorias de A até E. Curitiba, assim como todas as capitais brasileiras, e o município de Foz do Iguaçu ficaram na categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Outros nove municípios do estado, como Londrina e Cascavel, foram inseridos na categoria B; e 32 na categoria C, incluindo Marechal Cândido Rondon, Morretes e Pontal do Paraná. As 218 cidades restantes foram categorizadas como D e E.

A categorização, como é chamada, atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o tamanho da economia do turismo de cada localidade. 

Segundo o Ministério do Turismo, o fato de um município ser categorizado em D ou E não significa que ele receberá menos apoio que um município categorizado como A ou B. A categorização contempla as 303 regiões turísticas inseridas no Mapa do Turismo Brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário