De acordo com o subtenente, o que ocorreu na madrugada de sexta-feira foi uma grande fatalidade e não há como se prever uma situação como aquela.
Segundo Nicolau, tudo indica que o fogo tenha sido causado por um curto circuito em um quarto onde ficavam vários computadores enquanto os três moradores dormiam, gerando uma densa fumaça tóxica, que se alastrou rapidamente pela casa, que estava toda fechada, extinguindo o oxigênio e isso foi à causa da morte das vítimas.
Na chegada da primeira equipe de combate a incêndio e salvamento, após ouvir o relato do sobrevivente que informava que duas pessoais ainda estariam no interior da residência, um dos bombeiros, o SD Antunes, conseguiu chegar até a porta principal da casa após a derrubada do portão, na tentativa de retirar alguma vítima que poderia estar próxima, mas logo percebeu que a entrada seria impossível, visto a densa fumaça e ele poderia se tornar mais uma vítima caso seguisse adiante, pois o monóxido de carbono produzido pelo fogo, se inalado por mais de três minutos, provoca perda de consciência e na sequência, após mais três minutos no local, o óbito é iminente, informou o subtenente.
Então ele voltou atrás avisou os companheiros, os SD Borba e o SD Santos Filho, sobre a situação, que rapidamente se equiparam com os trajes especiais de proteção contra o fogo, capacetes e os cilindros de oxigênio.
Pouco depois o SBT Nicolau chegou ao local com o segundo caminhão e partir daí eles puderam entrar na casa com segurança, se revezando, mas a visibilidade era quase nenhuma e somente através do tato que eles conseguiram encontrar a primeira vítima, a Sra. Francisca, que estava caída na cozinha, apesar de populares informarem que as mulheres estavam nos quartos.
A senhora apresentava os sinais vitais muito fracos, sendo retirada e levada para o atendimento de socorro, mas não resistiu.
Após revirarem toda a casa, que tinha muitas portas e corredores estreitos, os bombeiros encontraram o corpo de Lenira no interior do banheiro do quarto do casal. A porta estava fechada e as torneiras abertas, com o chão todo alagado, indicando que ela procurou abrigo naquele local para tentar se salvar das chamas, sem levar em conta a fumaça tóxica, revelou Nicolau.
O subtenente lembrou que a casa não ficou destruída, somente o local onde iniciou o incêndio, mas a fumaça que se alastrou, provocou irritação até nas pessoas que observavam o trabalho das equipes de socorro do lado de fora do imóvel, na rua e acabou levando os policiais militares que ajudavam no resgate ao hospital.
Para tentar evitar uma tragédia como esta, todo cuidado é pouco e as pessoas devem estar atentas há algumas informações básicas, que é não ligar vários equipamentos em uma só tomada, examinar as instalações elétricas mais antigas, manter a casa com alguma ventilação, não adormecer com velas acessas, ou outro tipo de chama.
O apoio de vizinhos também é fundamental e ao perceber fumaça saindo da residência nos arredores da sua, o melhor afazer é acionar o socorro especializado, como ocorreu recentemente em um edifício na área central da cidade, onde o morador esqueceu uma panela no fogo, dando início a um incêndio, que logo foi contido após populares virem a fumaça saindo de uma janela e acionarem o Corpo de Bombeiros.
Manter os locais de saída do imóvel livres e sinalizados para rápida fuga também é algo importante,
Em caso de incêndio, tentar sair do local o mais rápido possível abaixado, orientou o Subtenente Nicolau.
Antes de finalizar, Nicolau salientou que nas fotos mostradas pela mídia no geral, não havia muitas imagens dos bombeiros, mas isto ocorreu pelo fato deles estarem se revezando, estando alguns no interior do imóvel tentando resgatar as vítimas e outros no atendimento de socorro imediato.
O subtenente também aproveitou para novamente enobrecer o apoio dos policiais militares, das equipes médicas e a população, que se empenharam em ajudar a sua equipe durante o atendimento.
Nós da equipe do site Anuncifácil gostaríamos de agradecer o SBT Nicolau e a sua equipe presente no momento, os soldados Eduardo, Antunes, Borotta e Borba, que nos receberam com muita cordialidade como sempre, esclarecendo os fatos que acontecerem de forma muito atenciosa e prestativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário