No Sudoeste do Estado e nos Campos Gerais, as temperaturas ficaram negativas. Pato Branco e Guarapuava registraram -2ºC. Curitiba, famosa por ser a mais fria de todas as capitais, teve mínima de 2ºC. Maringá e Umuarama tiveram mínima em 4ºC.
Em Londrina, há previsão de geada fraca para esta quarta (19) e quinta-feira (20), segundo a agrometeorologista do Instituto Ambiental do Paraná (Iapar) em Londrina, Heverly Morais. Depois dos 7°C de hoje, a mínima para os próximos dois dias será de 5°C e a máxima, de 18 °C. "A geada é generalizada em todo o Paraná, mas pega mais forte nas regiões Sul e Oeste, onde já ocorre desde ontem", diz. Ela explica que a intensidade é maior nestes locais devido à localização e ao relevo – quanto mais alto, mais frio.
Ainda de acordo com ela, o prejuízo para a agricultura é menor porque os produtores se previnem e cuidam para reduzir os danos. No caso da região de Londrina, podem sofrer mais as hortaliças e o café. "Os produtores cobrem as folhas e aquecem as estufas. E, se houver perdas, em sessenta dias, as hortaliças voltam", diz.
No caso do café, a orientação é enterrar as mudas de até seis meses e, para os pés com seis meses a dois anos, o ideal é cobrir com terra até o tronco, para evitar a perda da muda. O Iapar tem um sistema que avisa os cafeicultores automaticamente sobre a chegada de geadas, para que tomem as providências antecipadamente.
(Atualizado às 8:54)
Redação Bonde com Simepar
Nenhum comentário:
Postar um comentário