/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/G/6/pRt1MpRlaFJe3KQRHjsA/04.jpg)
O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas pelo estado e representa o quanto de dinheiro há na economia local. Só no terceiro trimestre, o crescimento registrado do PIB foi de 1,4%. No acumulado do ano, a alta já chega a 2,1%, enquanto a média nacional ainda está em 0,6%.
Segundo o Ipardes, os bons resultados fizeram o instituto revisar mais uma vez a meta de crescimento da economia do Paraná. Neste ano, os técnicos do Ipardes apostavam em alta de 1,5%, mas agora já acreditam que o estado possa alcançar um aumento do PIB de até 2,3%.
Ainda de acordo com o Ipardes, todos os setores da economia ajudaram a puxar os resultados positivos neste terceiro trimestre. O destaque, porém, ficou para o setor da agricultura, que cresceu 11,1%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Um dos motivos para isso foi a safra de milho, no inverno, que superou as expectativas.
Recuperação da indústria
O setor industrial, que nos últimos anos sofreu com a crise, começa a mostrar sinais de recuperação no Paraná. Os dados do Ipardes mostram que no último trimestre a alta foi de 2,5%, impulsionada pela produção de máquinas e equipamentos e veículos automotores, que cresceram 14,8%, e 11,4%, respectivamente.
No acumulado deste ano, o setor industrial mostra que voltou a caminhar, com alta de 1,3%.
Mais impostos
O bom desempenho dos setores econômicos também teve reflexos na geração de impostos. O Ipardes apontou que a Receita Estadual conseguiu arrecadar 3,1% a mais neste trimestre. Neste ano, a alta da arrecadação já chega a 1,6%, entre janeiro e setembro.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário