Com o Decreto nº 1.525, de 15 de dezembro de 2017, o governo municipal sanciona o uso da versão 3.0 do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), disponibilizado gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF). O atual sistema disponibiliza novas ferramentas e uma complementação de funcionalidades, dando uma nova cara à solução, sendo que uma das principais novidades é o peticionamento eletrônico.
Com ele, o cidadão poderá solicitar serviços para o Município sem ter a necessidade de ir até a sede administrativa da Prefeitura. Para tanto, será preciso fazer um cadastro de usuário externo no sistema, sem custo. Assim, o munícipe poderá abrir um processo, anexar documentos e acompanhar o protocolo e o andamento do trâmite feito pelas secretarias municipais, autarquias ou fundações em tempo real. Também será possível fazer a inserção de documentos em processos já autuados junto à Prefeitura por meio da ferramenta peticionamento intercorrente.
Para o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti e Silva, o avanço do processo eletrônico é de fundamental importância para a melhoria da eficiência da gestão pública tanto no quesito transparência quanto na agilidade do processo, além de avanços no controle de prazos e universalização das informações. "Quanto mais os processos saem do papel e vêm para o digital, mais agilidade a gente tem e mais controle de prazos. Além disso, a transparência é muito maior, representando um avanço na publicidade dos atos porque o processo físico fica restrito a uma área, uma sala, uma gaveta e qualquer pessoa que queira acessá-lo precisa se deslocar até a Prefeitura. A partir do momento em que ele se torna digital, pode ser acessado de qualquer lugar do mundo. Universalizar o sistema eletrônico é uma meta ousada, que trará benefícios para a cidade", ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário