sexta-feira, 1 de junho de 2012

Café do norte do Paraná recebe certificação internacional de qualidade


O café produzido na região conhecida como norte pioneiro, no Paraná, recebeu uma certificação internacional de procedência. Isso significa que, de acordo com uma análise que levou seis anos para ficar pronta, o grão produzido naquela área tem características específicas, que não existem em outros lugares do mundo.
Veja a reportagem do
ParanáTV 2ª edição, da RPC TV

O certificado geográfico foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Com o documento, cerca de 7,5 mil produtores, de 45 cidades da região, podem ser beneficiados. A região é a terceira do Brasil a conseguir a certificação. As outras duas ficam em Minas Gerais.
Para o presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Luiz Roberto Saldanha, a certificação poderá servir como ferramenta de marketing para os produtores.
Nas regiões de cafés especiais, o certificado também significa lucro. Uma saca desse tipo de café pode ser vendida por até R$ 600. O valor é 30% superior ao do café comum.
Qualidade
Para alcançar o certificado, os produtores da região precisaram mudar as técnicas de cultivo e manuseio do café. Os cuidados começam na adubação correta, passam pelo controle de pragas e terminam na hora da colheita. Apenas grãos maduros são retirados dos cafezais. Não há contato com o solo e com a umidade durante a secagem.
Graças aos cuidados, o sabor do café ficou naturalmente adocicado. “Nosso conselho é que seja tomado sem açúcar”, diz Saldanha.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário