quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Departamento do Meio Ambiente de C. Procópio intensifica combate à murta em benefício à agricultura

O Departamento do Meio Ambiente de Cornélio Procópio, iniciou uma forte batalha para erradicação da murta na área urbana e rural do município. A iniciativa de combater a planta foi divulgada terça-feira (4), na sede do Sindicato Rural Patronal.

A murta, uma árvore de pequeno porte que caiu no gosto da população e é plantada dentro dos quintais das residências e também nas calçadas, como árvore de sombra. Infelizmente ela vem causando sérios problemas aos pomares de laranja do Paraná, pois serve como hospedeira da bactéria Huanglongbing (HBL), que é altamente destrutiva em árvores cítricas.

Em 2013 o poder público sancionou uma Lei que proíbe qualquer tipo de comercialização da planta, além de seu plantio ou cultivo na cidade.

A Lei Municipal encontra-se de acordo com a existente no Estado do Paraná, que também coíbe o cultivo da árvore que agora terá que ser erradicada de todo o território procopense.

Para o Departamento do Meio Ambiente, o principal foco em Cornélio, é a conscientização dos munícipes em receber os podadores que, gradativamente, percorrerão toda a cidade. Esta iniciativa da Prefeitura está acontecendo em parceria com engenheiros agrônomos, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), Secretaria Municipal de Agricultura, Emater, Adapar, Sindicato Rural e Conselho de Sanidade Agropecuária (CSA).  (Com informações do departamento de comunicação da prefeitura de Cornélio Procópio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário