segunda-feira, 30 de abril de 2012

Número de declarações entregues deve ficar abaixo da média em Londrina


O número de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) entregues na região de Londrina deve ficar abaixo do esperado pela delegacia regional da Receita Federal. Segundo o delegado-adjunto, David de Oliveira, a quantidade de declarações enviadas até às 23h59 desta segunda-feira (30), último prazo para a entrega da declaração, deveria atingir a casa das 220 mil. "Mas, pelos registros do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados, empresa pública responsável pela transmissão dos dados) esse número não será atingido.”
O delegado não informou os dados parciais da regional de Londrina, mas disse que o ritmo de transmissão das declarações na cidade está mais lento do que em outras regionais. "Estamos com uma taxa de 4,4 mil declarações entregues por minuto em todo o país, e até esta tarde cerca de 1,2 milhão de contribuintes ainda não haviam enviado suas declarações", explicou o delegado.

Prazos 
Segundo Oliveira, esses dados são comuns no último dia do prazo. "A expectativa é de que 25 milhões de contribuintes entreguem suas declarações em todo o país. No ano passado, por exemplo, somente no último dia foram entregues mais de 3,2 milhões de declarações", disse.
O prazo para envio da declaração termina às 23h59 desta segunda-feira. O contribuinte que deixou para a última hora corre o risco de enfrentar certa instabilidade no sistema. A Receita Federal espera receber cerca de 300 mil declarações por hora em média, neste último dia.

A Receita já descartou a possibilidade de prorrogação do prazo de entrega. A última vez que isso ocorreu foi em 1997, ano em que o sistema de entrega da declaração on-line foi implantado.
O primeiro lote de restituição do IRPF 2001 será liberado no dia 15 de junho. Os lotes seguintes serão liberados no dia 15 dos meses subsequentes, ou no primeiro dia útil seguinte, quando a data cair em um fim de semana ou feriado. O sétimo e último lote será liberado em 17 dezembro.
A ordem de liberação das restituições obedece ao critério de entrega da declaração. Os contribuintes que enviaram os dados pela internet terão prioridade, seguidos dos que declararam em disquete.
De acordo com o Estatuto do Idoso, os contribuintes idosos (com 65 anos ou mais) têm prioridade no recebimento das restituições, e devem recebê-la ainda no primeiro lote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário