sexta-feira, 4 de maio de 2012

Comércio otimista para o Dia das Mães


O comércio varejista de Londrina está com uma boa expectativa para as vendas do Dia das Mães. Segundo pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), 81,8% dos lojistas esperam ter aumento de vendas em relação ao Dia das Mães do ano passado, enquanto 18,2% acham que irão manter o mesmo desempenho de 2011. Nenhum comerciante entrevistado afirmou esperar queda nas vendas em comparação com a mesma data do ano anterior. Em média, o aumento de vendas esperado pelos comerciantes é de 24%. Mas há lojas, nos setores de calçados e eletrodomésticos, que esperam vender o dobro ante 2011.
Nos últimos dias, o movimento nas lojas aumentou significativamente. Exemplo foi a última segunda-feira, véspera do feriado de 1º de maio, quando uma multidão – parecida com a que percorre o centro de Londrina aos sábados com o horário estendido – aproveitou a folga para fazer compras. Para os lojistas, a data é considerada o segundo Natal, pelo apelo emocional que traz.
A dona de casa Ilma dos Reis, 46 anos, era uma das que pesquisavam preços de lavadoras ontem à tarde. “Eu resolvi me dar esse presente porque minha filha não terá condições para isso”, explicou.
Já nas lojas de roupas e calçados, muita gente antecipou a compra de presentes de menor valor. Numa das lojas de calçados do Calçadão, boa parte das vendas era para presente. “Temos muitos pedidos de embalagem para presentes”, disse a empacotadora Glaucia Fernandes. A escriturária Jolcenéia Arruda, 34 anos, estava lá para comprar uma lembrança para a mãe, que a acompanhava nas compras. “Optei por um sapato porque vamos ter um casamento e quero que ela vá bem bonita. Como ela ia ter mesmo que comprar, resolvi me antecipar e já dei o presente”, contou. As roupas de inverno também viraram opção. “Comprei um casaco para minha mãe. Achei bonito e útil”, disse Carolina Neves, 21, estudante.
Juros e IPI
Segundo o diretor comercial da Acil, Marcelo Ontivero, a pesquisa da associação é realizada por amostragem com os seus associados. “São pesquisados por área, setor e atividade, no comércio de rua e também shoppings”, explicou. Ele disse que, em sua rede de loja – a Móveis Brasília – já começou a registrar um crescimento nas vendas e que este ano pode chegar a se igualar ao Dia das Mães do ano passado, que foi considerado excelente. “Em 2011 foi registrado um crescimento de 15% em relação a 2010. Esse ano, eu acredito que a redução da taxa de juros e de IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] para a linha branca vão ajudar muito”, estimou.
Segundo ele, a venda de fogões, geladeiras e lavadoras de roupas em sua rede já registra um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. “Como são presentes tradicionais desta época, é provável que tenhamos vendas melhores após o dia do pagamento”.
Nas lojas de eletrodomésticos cheias, os vendedores confirmam a tendência. Segundo um deles, que trabalha para uma rede nacional de lojas e que pediu para não ser identificado, há muitos pedidos de orçamento, principalmente para lavadoras e geladeiras. “O pessoal aproveita essa época para trocar os eletrodomésticos, fazendo um agrado para as mães. A redução do IPI também vai ajudar”, afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário