terça-feira, 29 de maio de 2012

Greve em hospital de Curitiba deixa 1 mil pacientes sem atendimento


 greve dos médicos do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, provocou o cancelamento de 1 mil atendimentos ambulatoriais nesta segunda-feira (28), segundo a direção do HC. A paralisação vai até quinta-feira (31), em protesto conta a Medida Provisória (MP 568/12) que reduz os salários dos médicos nos hospitais federais e universitários.
No centro cirúrgico, 21 cirurgias foram canceladas e apenas nove pessoas conseguiram ser operadas, porque apresentavam quadro emergencial. Em condições normais, o HC realiza em média 40 operações por dia. Não foi informado o número de exames suspensos.
Dos 400 médicos que trabalham no HC, 300 estão em greve. Eles chegaram a realizar uma assembleia nesta segunda, mas optaram por manter a paralisação. Somente o atendimento nos setores de Urgência e Emergência está mantido, assim como o tratamento de pacientes já internados ou que fazem sessões de quimioterapia.
Durante a manhã, um homem com problemas no coração passou mal e caiu no chão, na porta do hospital. Socorrido por dois enfermeiros, ele teve que esperar cerca de 20 minutos até que um médico viesse atendê-lo.
Em apoio à manifestação, os estudantes de medicina da UFPR também interromperam as atividades na semana passada, o que pode afetar os serviços no Hospital do Trabalhador, Maternidade Victor Ferreira do Amaral e unidades básicas de saúde conveniadas com a UFPR.
Pacientes com consultas ou exames agendados para esta semana devem entrar em contato com a central de atendimento do hospital, pelos telefones: (41) 3360-7833 ou (41) 3360-1800. De acordo com o HC, os procedimentos serão remarcados, mas devem ocorrer só em 30 dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário