quinta-feira, 28 de junho de 2012

Santa Casa vem a público esclarecer sobre atendimento prejudicado devido a acúmulo de pacientes


Santa Casa vem a público esclarecer sobre atendimento prejudicado devido a acúmulo de pacientes

Depois de noticias sobre casos da gripe Influenza A H1N1 na cidade de Cornélio Procópio, que informaram inclusive do falecimento de um rapaz devido à doença, a Santa Casa do município vem recebendo um grande número de pacientes, nos quais os mesmo suspeitam estarem com a doença.
Decorrente a esta situação, a direção do hospital veio a público, através do médico Dr. José do Carmo, pedir a comunidade procopense calma. Em razão do apavoramento da população, o plantão do hospital municipal vem sobrecarregando e pessoas que necessitam de atendimento de urgência vêm sendo prejudicadas.
Jose do Carmo pede à população que os primeiros atendimentos devem passar pelos postos de saúde dos bairros, pois os médicos destes locais estão aptos a diagnosticar qualquer doença antes de tudo e se for necessário, eles encaminharão o paciente para o tratamento no hospital, caso haja necessidade.
A direção da Santa Casa deverá pedir para a Secretaria de Saúde do Município que os postos de saúde permanecem abertos durante a noite atendendo o público para aliviar o fluxo de pessoas no hospital municipal.
Praticamente a Santa Casa de Cornélio atende sozinha a população não só da cidade como também dos municípios vizinhos, por pelos menos 150 dias no ano, visto que os postos de saúde fecham a noite, nos finais de semana e nos feriado e o hospital acaba sobrecarregando nestes períodos. Os investimentos em saúde por parte do governo não são muitos e os recursos municipais repassados não atendem a demanda, pois não cobrem os custos, não havendo possibilidade de contratação de mão de obra especializada, compra de materiais e equipamentos hospitalares, dando mal para garantir o funcionamento e pagamento de salários dos funcionários.
Para o Dr. José do Carmo é inviável o pensamento de criar de um hospital municipal exclusivo da prefeitura para desafogar a Santa Casa e resolver o problema de imediato, devido a vários fatores, uma idéia que poderia ser avaliada seria a instalação na cidade de Unidades de Pronto Atendimento 24h, também chamadas de UPAs, de responsabilidade do Governo Federal, que são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
Quanto à gripe A H1N1, o Dr. José do Carmo informou que atualmente a Santa Casa esta com quatros pacientes com a suspeita da doença, eles passam bem o quadro clínico dos doentes é estável, sendo observados por especialistas e, além disso, o hospital municipal esta preparado com mais leitos disponíveis caso ocorra outras manifestações da gripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário