quarta-feira, 27 de junho de 2012

SEMANA INTERNACIONAL DE COMBATE AS DROGAS - Brasileiros usam drogas cada vez mais cedo


SEMANA INTERNACIONAL DE COMBATE AS DROGAS - Brasileiros usam drogas cada vez mais cedo

No Dia Mundial de Combate às Drogas, comemorado na terça feira (26), um dado preocupa autoridades e especialistas no Brasil: o uso de drogas está acontecendo cada vez mais cedo na vida dos brasileiros.
"Esta é a grande preocupação devido à precocidade do acesso ao álcool e às demais drogas, sendo que o que é mais notório é o abuso do álcool, entre menores de 18 anos", disse a psicóloga Leandra Iglesias, diretora da Associação Brasileira de Alcoolismo e Outras Drogas (Abrad).
Em todo o mundo, estima-se que cerca de 230 milhões de pessoas (5% da população adulta, com idade entre 15 e 64 anos) tenham usado alguma droga ilícita pelo menos uma vez em
De acordo com a Abrad, o uso do álcool e do tabaco começa em torno de 12 anos de idade, em média. "Nós costumamos dizer que o álcool e o cigarro, que são as drogas legais, são a porta de entrada para as drogas ilegais", destacou Leandra Iglesias. "Esta é a nossa preocupação, porque ninguém começa com uma droga pesada", completou.
Cerca de 12,5% da população brasileira são dependentes de álcool. E o consumo entre as mulheres aumentou 55% nos últimos dez anos, "de forma abusiva", informou a psicóloga.

Consumo Mundial
Em todo o mundo, estima-se que cerca de 230 milhões de pessoas (5% da população adulta, com idade entre 15 e 64 anos) tenham usado alguma droga ilícita pelo menos uma vez em 2010. O problema da droga atinge cerca de 27 milhões de pessoas, o que representa 0,6% da população mundial. Praticamente uma em cada 100 mortes entre adultos é atribuída ao uso de drogas ilícitas, como cocaína e heroína.
Os dados fazem parte do Relatório Mundial sobre Drogas 2012, divulgado ontem pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). Segundo a publicação, o consumo e a produção de drogas ilícitas está estável, apesar de mudanças nos fluxos e mercados de consumo.
O relatório estima que houve nos últimos anos uma redução do uso de cocaína na América do Sul. No período de 2009 a 2010, a prevalência caiu de 0,9% para 0,7% da população. Entretanto, o dado não é seguro, pois, entre outros motivos, não tem informação precisa sobre o consumo da droga no Brasil.
Os dados disponíveis sobre o consumo da cocaína e seus derivados no país ainda são do ano de 2005. Uma das dificuldades para saber sobre o consumo é que ainda não há consolidação nacional dos dados das secretarias de Segurança dos estados. A previsão do Ministério da Justiça é ter os dados consolidados no próximo trimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário