sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Candidatos fazem “guerra” de bandeiras em Nova Fátima


A cidade de Nova Fátima (38 Km de Cornélio Procópio), faz uma campanha eleitoral bem diferente do convencional. Os eleitores demonstram suas preferências colocando bandeiras com as cores dos dois candidatos a prefeito, de um lado a cor azul e outro o amarelo. As bandeiras são colocadas em varas de bambu com cerca de cinco a seis metros de altura, que podem ser observadas até pelos motoristas que passam pelas rodovias próximas, as PRs 090 e 218.
A campanha, pelo menos na aparência, segue de maneira tranquila, mas nos bastidores é possível perceber uma verdadeira guerra de nervos entre os dois candidatos, que fazem questão de manter distância um do outro. De um lado, está o atual prefeito Nilson Xavier, conhecido como Cabeça, que concorre à reeleição, e de outro, está o candidato Mário Sérgio dos Santos, o Marinho dos Santos, que já foi prefeito da cidade na década de 1990.
Apesar da preferência ostensiva dos moradores, as divergências se limitam ao campo político. O massagista aposentado diz que tem um vizinho que está do ''outro lado'', mas isto não interfere na amizade entre ambos. Para ele, as bandeiras são uma boa estratégia de campanha. ''A gente sabe quem é quem na cidade'', resume.
Para a professora Ana Maria Pacheco, a colocação das bandeiras nos quintais é uma forma de expressão que os eleitores encontraram para manifestar suas preferências, o que, segundo ela, nem sempre é possível. ''Hoje, tem gente que não assume o que faz ou pensa com medo de represálias, mas cada um deve ficar do lado que quer'', afirma.
Mesmo assim, a professora diz que prefere manter se ''neutra'' no processo eleitoral no município. Ana Maria também acredita que a colocação das bandeiras pode representar as divergências políticas entre os dois candidatos, mas que isto, pelo menos por enquanto, não interfere no relacionamento entre as pessoas na cidade.
Para não prejudicar o comércio local, não são utilizados carros de som nas ruas da cidade e a utilização de adesivos parece ''discreta''. O município tem 8.147 habitantes e 6.415 eleitores. (Folha Web)



Nenhum comentário:

Postar um comentário