quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PM descobre plano de fuga em buraco da cadeia de Ibaiti

Um plano de fuga do Setor de Carceragem Temporária (Secat) da 37ª Delegacia Regional de Polícia de Ibaiti foi descoberto por policiais militares na tarde desta segunda-feira, dia 22.Um sargento descobriu e alertou os demais.
Os presos haviam feito um buraco, numa das paredes nos fundos da carceragem. Eles planejavam fugir durante a madrugada. Policiais militares e civis fizeram uma inspeção em toda a carceragem da unidade na tarde desta segunda-feira com os presos separados. O buraco foi bloqueado e a cela foi lacrada.
A carceragem de Ibaiti, construída em 1950 tem capacidade para 19 presos. O local abriga hoje 43 detentos entre homens, menores e mulheres. O prédio está localizado no centro da cidade.
Na cela onde foi encontrado o buraco havia 23 presos. Apenas um policial civil faz a guarda do presídio durante a noite.
Um decreto assinado pelo governador Beto Richa no início do ano garantia que a carceragem de Ibaiti seria transferida para a Secretaria de Justiça (SEJU). No local funcionaria apenas o presídio sendo mantido por agentes penitenciários especializados na guarda de presos. Os policiais civis, que constitucionalmente deveriam fazer apenas serviços de investigações, mudariam para um prédio cedido pela prefeitura no bairro Cohapar, antiga Creche Tio Fonseca. O prédio foi reformado, mas hoje funciona interinamente o posto de saúde do bairro (o antigo local passa por reformas). A prefeitura de Ibaiti não se pronunciou quando entregará o prédio para que funcione a nova delegacia.
De acordo com o decreto, as unidades transferidas seriam transformadas em estabelecimentos penais de regime semiaberto, órgãos de execução penal e unidades de ressocialização, educação e capacitação profissional de presos.
O processo de mudança necessitaria da contratação de agentes de cadeia e alteração de contratos de prestação de serviços, principalmente na área de alimentação.
Além de Ibaiti, a carceragem de Jacarezinho também passará para o SEJU, segundo o decreto. (Redação NP Diário)


Nenhum comentário:

Postar um comentário