quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Média de 70 trotes por dia atrapalham o trabalho do SAMU em Cornélio Procópio

SAMU de Cornélio Procópio vem recebendo nos últimos tempos, uma média de 70 trotes via telefone por dia e esta brincadeira de mau gosto, que também é crime, esta atrapalhando o sistema de atendimento de socorro da instituição.
No Paraná trotes telefônicos são considerados crime, prevendo punições a quem faz uso desta pratica ilícita aos serviços telefônicos de atendimento a emergências, como Corpo de Bombeiros, SAMU e forças policiais.
De acordo com a lei 17.107/12 aprovada pela Câmara de Deputados do Paraná e sancionada pelo governador Beto Richa, ficou estabelecida a punição para quem passar trote telefônico para serviços públicos de emergência. A proposta foi elaborada e aprovada pela Assembleia Legislativa e estabelece uma multa, sendo que o reincidente sobre outras penalidades.
Ligações originadas de telefones públicos serão alvo de levantamentos específicos para verificar a procedência das ligações. Os dados permitirão a adoção de medidas preventivas ou posterior investigação, identificação e responsabilização de pessoas, de acordo com a lei.
As ligações das pessoas que fazem este chamado falso, que muitas às vezes não são crianças e jovens, mas sim adultos que usam de linguagem obscena com as atendentes, ficam registradas e a partir de agora o SAMU tomara as devidas medidas legais.
De acordo com o Dr. Ugo, médico regulador do SAMU, não há um horário de maior incidência de ligações, sendo que o SAMU recebe trotes a qualquer período do dia ou noite, que acaba impedindo que uma pessoa que realmente precise de socorro, entre em contato com os socorristas devido à linha estar ocupada e minutos podem fazer a diferença em caso urgentes.
Para se ter ideia do trabalho do SAMU em Cornélio Procópio, somente no mês de novembro até agora, a equipe de socorristas atenderam 377 chamados de ocorrências médicas e contando a região toda, foram mais de 1730 solicitações de socorro, conforme mostra o quadro abaixo
Para tal, a direção do SAMU pede ajuda da população na conscientização, educando os menos avisados nas escolas, grupos, sociedades, associações e mesmo em casa, mostrando para eles que trote é crime e pode evitar que uma vida seja salva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário