sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Perigo dos raios: prevenção ainda é a melhor atitude

Uma imagem que fascina os mais leigos e assombra quando observa-se seus efeitos destruidores. Nos últimos 10 anos em torno de 1.400 brasileiros foram vítimas mortais pelos raios apresentando uma média de 140 pessoas por ano, com aproximadamente 12 pessoas por mês ou seja, 4 pessoas por semana. Nosso País é o que tem registrado a maior incidência de raios no mundo, em torno de 50 milhões por ano. Se eles caem ? Sim, no mínimo 2 vezes no mesmo lugar, sobem, ocorrem entre nuvens, dentro da própria nuvem e em direção à atmosfera, sempre iluminando os céus e nos apresentando um espetáculo de beleza e destruição.
Conforme informações do INPE – São José dos Campos – SP, há previsão de que para esse verão de 2013 ocorrerá um aumento de incidência de raios nas regiões sul e sudeste do Brasil. Ou seja, haverá um número de tempestades acima da média das que ocorreram nos últimos anos.

Como se prevenir?
Nas férias, o descompromisso e o relaxamento normal de atividades do dia a dia, leva a situações que poderão conduzir aos perigos que os Raios provocam.
Campos de futebol sejam na areia, em estádios ou na várzea, quadras de esportes ou quaisquer atividades esportivas a céu aberto, ficam cheios de adeptos aos esportes de verão. O perigo é enorme. Na iminência de uma tempestade com raios, evite áreas descampadas. Se não houver como se proteger, o ideal é ficar no chão, com as mãos na nuca e os pés juntos.

Está na praia, na piscina, no rio ou em lagos?
Ao aproximar-se uma tempestade, saia da água e procure um abrigo coberto. A água é boa condutora de eletricidade e se um raio atingir próximo do local onde estiver poderá ser fatal.

Quando estiver na rua, procure um local coberto, bar, loja ou abrigar-se dentro de um carro, mas jamais embaixo de uma árvore. Nos últimos dez anos, 20% das mortes por raio no Brasil aconteceram dentro de casa.
Sugestões de proteção para este caso é evitar utilizar o telefone com fio, ele é condutor de energia. O ideal é usar o sem fio.
O mesmo serve para o telefone celular quando este estiver conectado à tomada para carregar.
Também deve-se evitar tomar banho durante uma tempestade. Uma descarga atmosférica (Raio) poderá atingir a rede elétrica aumentando por indução a tensão, podendo queimar o chuveiro ou provocar choques na torneira do chuveiro, que poderá ser fatal.

Alguns mitos:
- Usar objetos metálicos como a tesouras, facas ou similares é mito. Estes objetos não atraem o raio.
- Espelhos não atraem raios, é um mito antigo no Brasil, do tempo do Brasil colonial.
Colaboração de Guido Potier – Físico pesquisador sobre Descargas Atmosféricas por 20 anos – com 3 Livros publicados sobre o assunto. (Fonte: Porta TA NO SITE)



Nenhum comentário:

Postar um comentário