quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Precariedade nas instalações e falta de pessoal suspendem atendimento no Procon

Os consumidores de Londrina e região não poderão contar com os serviços do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) até, pelo menos, segunda-feira (7). Por conta da precariedade nas instalações e a falta de pessoal, o atendimento ao público externo foi interrompido na quarta-feira (2). Os serviços administrativos seguem normalmente.
O que mais preocupa o recém-nomeado coordenador do Procon em Londrina, Rodrigo Brum Silva, é a falta de pessoal para o atendimento ao público. Com uma média de cem atendimentos diários, o ideal seria ter dez estagiários para a triagem inicial. A realidade, porém, é bem diferente. “Temos apenas três pessoas para esse atendimento inicial. Isto faz com que os funcionários de carreira, que deveriam se ater ao trabalho administrativo, de apuração e de fiscalização, tenham que ser deslocados para a triagem”, avaliou.
Ele lamentou a situação em que encontrou o núcleo. “É muito complicada. O sofá, onde as pessoas se sentam para aguardar o atendimento, está em um estado deplorável. Faltam até mesmo assentos nos sanitários utilizados pelos funcionários do núcleo”, detalhou. “Ninguém deixou de trabalhar. O que temos de melhor são nossos funcionários, que estão dando o melhor de si. Falta estrutura e assim que resolvermos esses problemas emergenciais vamos poder prestar um serviço muito melhor à população.”
A questão do mobiliário deve ser resolvida “a toque de caixa”. Segundo Silva, em uma reunião, o vice-prefeito Guto Belusci garantiu que o possível será feito para melhorar a situação. Já a questão de aumento de pessoal deve levar mais tempo para ser resolvida. A contratação de estagiários é feita através de teste seletivo organizado pela Prefeitura. Os aprovados são distribuídos entre os órgãos públicos.
Apesar disso, uma reunião está marcada para a tarde desta quinta-feira (3) para agilizar o encaminhamento dos estagiários já aprovados. “Vamos tentar resolver essa questão o quanto antes. Esse pessoal que já foi selecionado precisa ser chamado, para que possamos liberar nossos funcionários de carreira”, comentou o coordenador.
Além da contratação de estagiários pela Prefeitura, o Procon vai reativar convênios com instituições de ensino superior da cidade. O núcleo tinha um convênio com a Centro Universitário Filadélfia (Unifil). No modelo, os estagiários eram pagos pela instituição e o trabalho no Procon contava como atividade de extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário