sábado, 29 de junho de 2013

Ator Danny Glover participa de ato em montadora de carros no Paraná

O ator norte-americano Danny Glover participou de uma assembleia do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, na tarde de sexta-feira (28). O evento ocorreu em frente à sede da montadora Renault, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da capital paranaense.
A assembleia tinha como tema o apoio aos trabalhadores da montadora Nissan - parceira global da Renault – no estado de Mississipi, nos Estados Unidos. De acordo com alguns funcionários da planta americana, que participaram do evento no Paraná, os colegas sofrem assédio moral dos gestores para não formarem um sindicato e nem reivindicarem os direitos trabalhistas.
Filho de um metalúrgico, Glover, de 66 anos, é conhecido pelos papeis que interpretou no cinema, como o policial Roger Murtaugh, na série Máquina Mortífera, e no longa Ensaio Sobre a Cegueira, do brasileiro Fernando Meirelles. Ele também atua em causas humanitárias e já foi embaixador da agência das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
No ato, que também teve a presença de representantes de sindicatos norte-americanos, destacou a importância do Brasil na economia mundial. “O Brasil é a quinta economia do mundo. O que acontece aqui, é o que acontece no mundo inteiro”, lembrou.
Ele defendeu que os trabalhadores participem de um movimento global para garantir direitos a todos. “Se vocês se levantam pelos trabalhadores do Mississipi, vocês estão ao lado dos trabalhadores da África do Sul, de outros trabalhadores aqui no Brasil, da Austrália, de todos os lugares do mundo. E se entenderem que estão juntos, estaremos por todos, por justiça”, afirmou.
Após a fala com o público, Glover atendeu aos jornalistas. Ele disse que luta por um direito que todos os trabalhadores devem ter de formar um sindicato. O ator também afirmou que esteve na fábrica do Mississipi e conversou com os funcionários. “Eu fui à fábrica do Mississipi há cerca de um ano e apoiei os trabalhadores, homens e mulheres, a criar coragem para defender o direito de ter um sindicato”, contou.
 “Não é permitido a eles ter um sindicato. Eles são forçados, intimidados e, às vezes, até ameaçados se decidem ter um sindicato”, afirmou ainda o ator. Segundo ele, uma das diferenças entre os metalúrgicos brasileiros e os norte-americanos é a possibilidade de poderem se reunir em sindicatos, o que facilita o pedido de garantias coletivas à categoria.
Esta não é a primeira vez que Glover participa de uma campanha em favor de trabalhadores. Em 2010, ele chegou a ser preso durante um ato de apoio aos funcionários de uma rede de lanchonetes norte-americana. No ano seguinte, esteve no Brasil, para participar das comemorações do Dia do Trabalho, em São Paulo. (Redação G1 Paraná)



Nenhum comentário:

Postar um comentário