terça-feira, 4 de junho de 2013

Santa Mariana será abastecida pelo Aquífero Guarani

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está perfurando um poço artesiano que terá 820 metros de profundidade para captar a água. O poço se localiza no pátio da atual estação de tratamento, no centro da cidade, o que vai facilitar a integração com o sistema já existente.
Quando o poço for ativado, a capacidade de abastecimento em Santa Mariana será mais crescerá mais que o dobro.
A perfuração do poço foi iniciada no mês de março e deve ficar pronto em 60 dias, mas as obras que compreendem toda a parte operacional só devem ser concluídas no próximo ano ou em 2015, segundo estimativas da gerência regional da Sanepar em Londrina. O investimento é de R$ 1,8 milhão.
O novo poço terá uma vazão de 180 mil litros de água por hora. Atualmente, a captação de água para abastecer a cidade é feita no Ribeirão Araras, que fornece 150 mil litros de água por hora.
Embora a água do aquífero seja potável, a Sanepar vai colocar flúor por ser uma determinação do Ministério da Saúde, uma vez que a água percorre toda uma rede de abastecimento antes de chegar aos consumidores.
O Aquífero Guarani é um gigantesco manancial de água doce subterrânea transfronteiriço, sendo o maior do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul e ocupa uma área de 1,2 milhões de Km², estendendo-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro, abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 
(Reportagem especial de Eli Araújo para Folha Web)




Nenhum comentário:

Postar um comentário