segunda-feira, 1 de julho de 2013

Médicos alertam quanto ao risco da gripe H1N1 na região

Médicos alertam a população de Cornélio Procópio e região quanto ao risco de contrair a gripe H1N1. Segundo a clínica Dijamedes Garrido, médica reguladora do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), ao perceber qualquer sintoma de gripe, procure uma unidade de saúde o quanto mais rápido possível.
As pessoas não devem se aglomerar em ambientes fechados e o uso de álcool para a limpeza de mãos que foi esquecida, deve se tornar hábito novamente.
A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.
No paraná já ouve casos de morte e a população deve estar atenta salientou a médica do SAMU.
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais à pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.
É de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação O antigripal Tamiflu, que pode ser encontrado na rede de saúde municipal, tem se mostrado eficaz contra o vírus H1N1, mas ele só é cedido através de prescrição médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário