segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Devido à baixa umidade de ar, Bombeiros alertam sobre o perigo de incêndios ambientais na região de C. Procópio

Com o clima seco e a falta de chuvas, o Paraná vem registrando índices de umidade relativa do ar abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para se ter ideia, em Paranavaí, no noroeste do estado, o índice foi de 19%, o menor já registrado e gerou um alerta, uma vez que o recomendado é acima dos 60%. 
A falta de humidade causa nas pessoas alergias ou doenças respiratórias, como asma, bronquite, renite e os médicos recomendam que as pessoas que sofrem destes males, encham baldes de água e espalhem pela casa.
Por outro lado, com a estiagem, a incidência de queimadas e incêndios ambientais é grande, onde o fogo pode atingir áreas residenciais e a fumaça provoca problemas respiratórios, principalmente nas crianças e idosos.
Se antecipando a possíveis incêndios ambientais na região de Cornélio Procópio, o comando do Corpo de Bombeiros, através do Sgt. Haroldo, procurou a equipe de reportagem dosite Anuncifácil para informar sobre uma campanha conscientização que esta sendo realizada na cidade, que tem como intuito, alertar a população sobre o problema da baixa umidade relativa do ar e pedir que as pessoas o evitem colocar fogo em terrenos, matas e entulhos.
Uma situação corriqueira que acontece na cidade e que provoca certo descontentamento, é quando um morador de uma determinada residência, que ao limpar o seu quintal, acaba colocando fogo no entulho que sobra, deixando os vizinhos irritados com a fumaça.
Neste caso, o melhor a fazer é avisar quem mora ao lado de sua casa antes que a limpeza seja feita, para que o vizinho possa se precaver, evitando assim um desentendimento ou mesmo uma doença respiratória que pode ser agravada, orientou o Sgt. Haroldo.
O bombeiro lembrou que provocar incêndio em matas, terrenos, entulhos, plantações ou beiras de rodovias é crime e a pessoa que for flagrada colocando fogo nestes locais é presa por crime ambiental.
No ano passado, os bombeiros tiveram problemas com incêndios ambientais em matas às margens da BR 369, na região do Conjunto Panorama, na área circunvizinha a pedreira, na mata em torno ao monumento ao Cristo Rei e para evitar que isto novamente ocorra, O Corpo de Bombeiros conta com a colaboração da população, salientou o Sgt. Haroldo.
Quanto ao clima na região, o Simepar informou que na faixa norte paranaense, a previsão para incidência de chuvas nos próximos dias é muito baixa, ou seja, o sol ainda predomina e faz calor durante a semana, mantendo a umidade relativa do ar ainda abaixo do índice.



Nenhum comentário:

Postar um comentário