sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Delegado Mânica de Cornélio Procópio faz alerta sobre crimes praticados pela internet

O alerta foi dado pelo delegado chefe da 11º Subdivisão Policial de Cornélio Procópio, Luiz Carlos Mânica, um dos maiores especialista em crime cibernético da Policial Civil no Estado do Paraná.

Mânica deixou claro a sua preocupação com a inocência de alguns usuários da internet que aceitam solicitações de amizade de perfis falsos nas redes sociais, os chamados “fakes”, principalmente no Facebook, onde o “internauta” acaba compartilhando informações familiares.

O delegado vem realizando palestras esclarecedoras sobre o tema, todas as semanas.

Luiz Carlos orienta que os bandidos cibernéticos são muito persuasivos em suas afirmações e postagens, mas de forma nenhuma passam informações pessoais. Sendo assim, a melhor maneira de identificar um “fake” criminoso é verificar se existem informações pessoais, em seu perfil e se elas são verdadeiras. Se constatado a mentira, desfaça a amizade imediatamente.

O delegado avisa que estes criminosos, nunca postam fotos verdadeiras sobre eles mesmos e suas famílias, eles se escondem atrás figuras públicas conhecidas, paisagens e até personagens de desenho animado para atrair crianças. O aconselhável é não aceitar amizade de pessoas estranhas, com fotos e figuras suspeitas. Nunca se sabe quem está por trás daquele perfil.

Na lista do delegado estão estelionatários, pedófilos, falsários, ladrões, chantagistas, além de sequestradores e homicidas.

Recentemente Mânica participou do 2º Congresso Jurídico da Faculdade Dom Bosco, no anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal. Em suas explanações ele mostra que o computador é como um carro, tem uma espécie de placa de registro individual. E quando um criminoso acessa a internet, ele deixa uma espécie de digital, como uma “pegada” e a polícia já está equipada para localizar o infrator.

Apesar da burocracia e da demora nas investigações , se configurado o crime, dificilmente o bandido escapa das responsabilidades criminais.

Hoje em Cornélio Procópio e toda a região da 11º Subdivisão Policial, existe uma verdadeira “epidemia” de perfis falsos sendo utilizados fartamente nas redes sociais, muitos deles para promover difamações e falsas notícias.

O aviso do delegado é providencial e oportuno! Se você preza pela sua família, não deixe uma pessoa estranha e disfarçada entrar na sua casa através do seu computador. Ela vai contemplar informações pessoais, que podem comprometer a sua vida e de quem você mais ama.

Hoje em dia todo o cuidado é pouco. (Com informações do Blog Sem Censura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário