quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Postos de guarda-vidas são construídos sem escada no Paraná

Os postos de guarda-vidas do litoral do Paraná, recém-construídos, não possuem escadas para que os bombeiros subam até o local. Ao todo, a licitação previu 20 postos, com 14,62 metros quadrados. A administração pública pagou R$ 18.710,68 por cada uma das unidades, que começam a Operação Verão 2013/2014 inoperantes.

O projeto anexo à licitação já não previa as escadas. O processo definiu que Matinhos contará com cinco unidades, Pontal do Paraná, dez, e Guaratuba, cinco. O objetivo dos postos elevados é dar mais visibilidade aos guarda-vidas, tirando-os da beira da praia.

Mas, diante da equivoco do projeto, a proposta não foi concretizada. A estudante Nathani Cristina da Rocha Paiva, de 22 anos, comenta que a estrutura ofertada para os guarda-vidas não mudou. No Balneário de Shangri-lá, em Pontal do Paraná, posto algum possui escada. “Eu concordo que tem que fazer, é necessário. Mas, ficou inutilizável e vai ficar abandonado, ninguém vai utilizar”, avaliou a estudante.

O Corpo de Bombeiros admite a falha no projeto e afirma que a corporação vai arcar com os custos para que as estruturas estejam completas para este período de maior movimento de turistas.

“É uma falha do processo. Em algum momento ela [a escada] acabou sendo suprimida. Como não são os bombeiros quem fazem, não dá para verificar em que momento houve esta falha, que já está sendo corrigida”, explicou o tenente Fernando Tratch. O edital de licitação foi lançado pela Paraná Edificações, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, responsável pela coordenação das obras e serviços contratados pela adminsitração estadual.

O tenente lembrou que os postos foram pagos sem a escada. Se houvesse a estrutura, complementou Tratch, o valor seria mais caro. “O termo se baseia em questão de madeira. Então, se não foi prevista a madeira, você deixou de pagar pela escada. Se você for analisar, o valor do posto seria mais alto”.

Agora, Corpo de Bombeiros de Pontal do Paraná vai arcar com esta despesa extra. O tenente não sou informar quanto será gasto com cada escada. (Redação G1 Paraná / Foto: Nathani Cristina da Rocha Paiva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário