quinta-feira, 24 de abril de 2014

Professores da rede estadual de ensino entram em greve na quarta feira (23)

Começa na quarta-feira (23), a greve de professores e funcionários da rede estadual de ensino. A greve atingirá as 2.149 escolas da rede pública de ensino do Paraná. Ao todo trabalham na rede estadual 72.000 professores e 23.000 funcionários.

Em todo Estado já foram formados os comandos regionais de greve, organizados pelos 29 Núcleos Sindicais da APP. Segundo o diretor de Comunicação da APP-Sindicato, professor Luiz Carlos Paixão da Rocha as expectativas para início da greve são muitos boas: “Devemos começar a greve amanhã com adesão de mais de 70% da categoria. É uma greve que já inicia com muita força. Queremos com isso que o governo apresente uma proposta concreta de atendimento das nossas reivindicações”.

No mesmo dia que inicia a greve a categoria organiza um grande acampamento em frente ao Palácio Iguaçu que será mais uma forma de pressionar o governador a atender as principais reivindicações da greve. Haverá uma programação política e cultural durante os dias de acampamento aberta a toda comunidade, como o lançamento do vídeo com depoimentos de professores, sobre suas experiências com o adoecimento e sofrimento mental no trabalho, no dia 23 às 20h e também o Seminário Estadual de Funcionários, no dia 25.

Entre os itens da pauta, estão. 33% de hora-atividade, o piso nacional, pagamento de avanços em atraso.

O governo deve mais de R$ 100 milhões aos professores e funcionários em promoções e progressões, em atraso há um ano e meio. Neste valor estão incluídos os atrasados do PDE, concurso público.

A APP reivindica a realização de novos concursos públicos para professores e funcionários. O objetivo é que seja suprida a necessidade real da rede e que sejam realizados por universidades públicas. (Redação Bem Paraná)

Nenhum comentário:

Postar um comentário