segunda-feira, 28 de abril de 2014

Três pessoas morrem em deslizamento de terra em Paiçandu, na região de Maringá

Três pessoas morreram após serem soterradas em um deslizamento de terra numa obra de rede de esgoto no Jardim Novo Centro, em Paiçandu, região metropolitana de Maringá, na manhã de sábado (26). Depois de mais de quatro horas de trabalho, dois corpos foram localizados pelas equipes do Corpo de Bombeiros por volta das 14h30. Posteriormente, a terceira pessoa, que também estava desaparecida, também foi encontrada em óbito.

Entre as vítimas está Edmar Arbuini Pereira, de 26 anos, filho do proprietário da empreiteira SR Pereira, empresa de Sarandi contratada pela Sanepar para a execução da obra. Os outros trabalhadores foram identificados pelo Corpo de Bombeiros como José Augusto Soares dos Santos, de 39 anos, e Luiz Carlos Victor Filho, de 31 anos.

O deslizamento ocorreu por volta das 8h30, segundo o Corpo de Bombeiros, quando as vítimas trabalhavam na instalação da tubulação da rede de esgoto. Quatro trabalhadores estavam no local no momento do acidente e só um sobreviveu.

Um dos trabalhadores entrou na vala de aproximadamente 7 metros de profundidade para instalar a tubulação quando parte da terra cedeu, soterrando-o até a cintura.

Ao avistarem o companheiro parcialmente encoberto, os outros trabalhadores desceram para socorrê-lo. Um deles retornou para a superfície em busca de equipamentos para o resgate. Nesse intervalo, houve novo deslizamento de terra que encobriu as três vítimas.

Quatro máquinas – duas pás-carregadeiras, uma escavadeira e uma retroescavadeira – foram usadas para localizar os corpos. Antes mesmo que o primeiro corpo fosse resgatado, o Corpo de Bombeiros já dava como remota a possibilidade de sobrevivência pelo volume de terra.

O trabalho de resgate foi acompanhado por uma multidão. Conforme o tempo ia passando, mais pessoas chegavam ao local  - de carro, bicicleta ou a pé - em busca de informações. Equipes da Polícia Militar foram acionadas para impedir que os curiosos invadissem a área isolada.

Em nota, a Sanepar lamentou o acidente, e informou que haverá auditoria para apurar as causas do soterramento. Confira o texto, na íntegra:

"A Sanepar lamenta o acidente ocorrido neste sábado (26), em Paiçandu, no local onde acontecem obras de melhorias do sistema de esgoto da cidade. A Companhia informa que as vítimas são empregados da empresa Itaucara Construções Civis, empreiteira contratada para executar os trabalhos.

A Sanepar informa ainda que fará auditoria para apurar os fatos que provocaram o acidente. (Redação o Diário, com informações de Carla Guedes e Larissa Ayumi Sato / fotos: Ricardo Lopes e Leitor Celso Bentto)


Nenhum comentário:

Postar um comentário