O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.Em sua 6ª edição a pesquisa revelou que os 367 dos 399 municípios paranaenses (92%) apresentam pontuação superior a 0,6 ponto, frente a 60,7% observados em nível do ranking nacional. Isso foi possível graças ao avanço registrado de 62,7% das cidades do estado. As primeiras colocadas no ranking estadual foram Curitiba (1ª) e Maringá.
Nesta edição foram utilizados os dados de 2011, o que permite a comparação do desenvolvimento dos municípios com o ano de 2010, último ano da primeira década do século XXI. A metodologia foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro. O principal incremento foi situar o Brasil no mundo, com base em padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados.
Cornélio Procópio, em relação ao ano de 2010, mostram que índices de Desenvolvimento Municipal e Geração de Empegos & Renda decairam, fazendo a cidade sair do 38º lugar no ranking Estadual, indo parar no 46ºlugar. Por outro lado, a Educação e Saúde melhorou no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário