sábado, 29 de novembro de 2014

» Fraude no Bolsa Família beneficia servidores e até quem já morreu em Jacarezinho

Até quem já morreu está recebendo Bolsa Família em Jacarezinho (90 Km de Cornélio Procópio). É o que mostra o recadastramento que está sendo feito na cidade pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O trabalho já identificou que pelo menos 20 pessoas que já morreram continuam recebendo o auxílio do governo federal. Como senão bastasse, o recadastramento descobriu que há vários casos de servidores públicos, com renda bem acima do limite para conseguir o benefício, que também estavam recebendo o dinheiro destinado a famílias abaixo da linha da pobreza.

Dezesseis agentes têm até o final de janeiro para concluir o recadastramento. Isso incluiu visitar cada um dos domicílios dos cerca de 6, 3 mil cadastrados. Deste total, 2,3 mil recebem o beneficio.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, a cada 10 casas visitadas, em três são encontradas irregularidades.

Iniciado há duas semanas, o recadastramento entrevistou cerca de mil cadastros. Confirmada a irregularidade o cadastrado perde o benefício. Mas não é só isso, o fraudador também é denunciado ao Ministério Público Federal. Hoje, representantes da secretaria se reúnem com o Conselho Municipal de Assistência Social para debater sobre os casos de exclusão e bloqueio de beneficiários.

O recadastramento é feito em domicílio. De posse de um tablet os agentes entrevistam os beneficiários. São 90 perguntas. Os agentes também fotografam a documentação do beneficiário, inclusive o comprovante da sua renda e fotos da moradia. Desta forma, com o sistema recadastrado e informatizado, a Secretaria de Assistência Social tem a oportunidade de acompanhar a trajetória de todas as famílias, em um mapeamento real, podendo oferecer mais condições de qualificação profissional e oficinas.

O secretário de Assistência Social, Sidnei Ferreira comentou que Jacarezinho é a cidade pioneira no estado a realizar este recadastramento domiciliar. Com este mapeamento será possível incluir mais pessoas que estavam na fila de espera e que realmente precisam do benefício.

Ferreira também confirmou que já era previsto encontrar irregularidades durante o recadastramento, mas no índice de 30% foi uma surpresa. “Como ainda não terminamos nosso mapeamento e o benefício do Bolsa Família varia entre R$ 70 e R$ 400 ainda não temos os valores reais do desvio de dinheiro público. Dos 2,3mil beneficiários, acredito que restarão cerca de 1, 3mil a 1,5mil, um percentual muito alto”.

O Programa Bolsa Família exige que o beneficiário faça o cadastro nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), e a cada dois anos, retorne ao local para fazer o recadastramento se necessário. Não havia até então a visita domiciliar. “Em alguns casos, quando os agentes fazem o pedido da documentação que comprova a renda, os beneficiários dizem no ato que não querem mais ser recadastrado, o que comprova a irregularidade. Desta forma, a pessoa assina um termo dizendo que não quer fazer o recadastramento”, pontuou.



Qualificação

Sidnei Ferreira afirmou que a partir de 2015 todos os benefícios vão ter condicionalidade. Para receber qualquer tipo de benefício da Assistência Social ele terá que estar incluído em algum curso de qualificação ou oficina. “Vamos passar a liberar cesta básica, por exemplo, se a criança estiver na escola e se o pai da família estiver empregado. Em caso de desemprego, oferecemos os cursos de qualificação profissional para inserir o indivíduo no mercado de trabalho”.

A Assistência Social tem previsto para 2015 a abertura de mais de 3,5 mil vagas em cursos de qualificação profissional. Serão oferecidos 78 cursos. A relação de envio de demandas do 1º semestre do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) aponta que dos 23 municípios da região atendidos pelo Escritório Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social que poderiam se inscrever apenas 15 estão na listagem. Jacarezinho lidera o número de vagas e pretende fazer uma revolução social durante a administração. (Redação e foto: Tá No Site)

Nenhum comentário:

Postar um comentário