quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Oi lidera lista de reclamações dos consumidores do Procon no Paraná

Em 2014, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) atendeu 80.266 consumidores. Na lista dos serviços com mais reclamações e denúncias dos paranaenses estão telefonia fixa, bancos, telefonia móvel, TV por assinatura, cartões de crédito e planos de assistência funerária.

Os dados foram divulgados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne informações sobre as reclamações apresentadas pelos consumidores aos Procons.

No Paraná, a campeã de reclamações é a empresa de telefonia Oi, com 5.569 registros, seguida pela Organização Social de Luto de Curitiba, com 2.444 reclamações, e pela Tim/Intelig, com 1.924 atendimentos. GVT, Net, Sky e Banco Itaú aparecem na sequência.

Em todo o País, foram registrados 2.490.769 atendimentos pelos Procons integrados ao Sindec, sendo que 62,7% foram reclamações e denúncias e 37,3% correspondem a consultas e orientações prestadas aos consumidores.

O boletim do Sindec apresenta, entre outras informações, uma breve análise sobre os assuntos maior destaque em âmbito nacional e estadual e o ranking com as empresas mais demandas em cada Estado.

Nesta edição, também é possível verificar a comparação entre o volume de atendimento o respectivo índice de solução entre empresas de um mesmo setor econômico.

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é informatizado e integra o atendimento feito por Procons de 26 Estados, do Distrito Federal e de 336 municípios. O Boletim Sindec 2014 está disponível no link:

http://www.justica.gov.br/noticias/em-2014-mais-de-2-4-milhoes-de-consumidores-reclamaram-aos-procons/boletim-sindec-2014.pdf.

(Redação e foto: AEN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário