quinta-feira, 19 de março de 2015

Regional está no fundo do poço e só união pode salvar nosso hospital, diz presidente do Cisnorpi

Regional está no fundo do poço e só união pode salvar nosso hospital, diz presidente do CisnorpiNa manhã desta quarta-feira,dia 18, em Curitiba, uma reunião entre o deputado Luiz Cláudio  (PMDB), o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo e o prefeito de Tomazina, Guilherme Cury(PSB), buscou solucionar de forma imediata os problemas enfrentados pelo Hospital Regional do Norte Pioneiro, sediado em Santo Antônio da Platina. Athayde Ferreira Junior,prefeito de Wenceslau Braz e presidente da Amunorpi(Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) também participou.
Devido a dificuldades financeiras,a unidade deixou de atender gestantes e também crianças na UTI(Unidade de Tratamento Intensivo) neonatal. Romanelli defendeu que o hospital volte a atender imediatamente em sua plenitude. "Faremos o possível para que essa realidade não permaneça como está, afinal, todos temos consciência da importância desse hospital para o Norte Pioneiro", disse.
Segundo o prefeito Guilherme Cury, que assumiu interinamente a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), a situação foi levada até o parlamentar, que intermediou a reunião com a Secretaria de Saúde. “Falei com o deputado Romanelli assim que assumi o Cisnorpi e ele pediu que prontamente eu viesse a Curitiba para conversarmos com o secretário de Saúde para tentar levantar os recursos”, disse o chefe do executivo.
Guilherme ressaltou a emergência de uma solução rápida para o hospital, já que a unidade é responsável por 60% dos nascimentos da região. “O secretário sinalizou positivamente ao meu pedido e do Romanelli, dizendo que nesta quinta-feira, 19, fará o pagamento para que possamos chamar os médicos, acertar as pendências e colocar o Regional novamente em funcionamento no mais tardar segunda-feira  (23)”.
À tarde, o presidente participou de novo encontro com Micheli, desta vez com o deputado estadual Pedro Lupion(DEM),"há questões administrativas a serem corrigidas,após os R$ 600 mil liberados, vamos quitar pendências como os salários atrasados dos médicos e alguns fornecedores, mas é paliativo, temos que salvar o Regional com apoio de todos",declarou ao npdiario, no início da noite por telefone celular.Guilherme elogiou Romanelli e Lupion, "os dois estão sendo fundamentais",enalteceu.
Ele admitiu que a situação chegou "ao fundo do poço",pois,embora o salários dos 87 funcionários esteja em dia, há falta de insumos e até alimentação para os pacientes. Os prefeitos devem ajudar,principalmente os inadimplentes.Cada prefeitura paga um real por mês por cada habitante.São 22 municípios integrantes do Cisnorpi.
"Está uma correria, Santo Antônio da Platina, por exemplo, estava ontem com três parturientes para internar e não achava hospital",informou, apreensivo.
O tomazinense assumiu uma função indesejada pelos colegas tal a seriedade da crise, mas se conquistar o suporte apartidário dos políticos, da Imprensa responsável e de lideranças regionais, acredita que o Regional se manterá,"vamos fazer de tudo, porém sempre em conjunto",insistiu.
Uma assembleia marcada pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Cornélio Procópio e Região foi marcada para a segunda-feira, às 13 horas, e pode deflagrar a greve de parte dos funcionários,entretanto é possível que não tenha esse indicativo.Outros empregados são contratados por empresas terceirizadas e não devem aderir a qualquer paralisação.
Na tarde desta quinta-feira, o presidente do Cisnorpi fará outra reunião no próprio hospital, em Santo Antônio da Platina,para tratar do presente e do futuro do hospital.
Construído em 2001 através de um convênio entre a prefeitura platinense, governo do estado e Organização Mundial de Saúde (OMS), e pronto desde 2002, por conta de discussões em torno do seu gerenciamento e pela falta de equipamentos e profissionais,só foi inaugurado em 2006. Na época, a obra custou R$ 6,1 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário