terça-feira, 28 de abril de 2015

Cinzas de vulcão em erupção no Chile chegam ao Paraná, diz Simepar

As cinzas do vulcão Calbuco começaram a chegar ao Paraná no sábado (25), segundo o Instituto Meteorológico Simepar. O fenômeno, explicam os meteorologistas, se parece com nuvens esbranquiçadas e esparsas. Ainda segundo o Simepar, por enquanto não há riscos à saúde ou à aviação porque as nuvens estão bastante altas, a cerca de 10 mil metros de altitude, diferente do que acontece no Rio Grande do Sul, por exemplo, onde estão mais baixas.

O vulcão que fica no Sul do Chile estava inativo havia quase 50 anos e teve duas erupções desde quarta-feira (22). As cinzas também já atingiram o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Conforme a meteorologista do Simepar Scheila Paz, o fenômeno se concentra sobre as regiões sudoeste, centro sul e leste do Paraná e houve registros em Guarapuava, Palmas, Pato Branco e Ponta Grossa.

Scheila acrescenta que apesar de as nuvens terem concentração de dióxido de enxofre, não fazem mal. “Se estivesse mais baixo, seria prejudicial”, acrescenta ao adiantar que não é possível afirmar por quanto tempo permanecerão sobre o estado e se devem se dissipar para outras regiões.

As cinzas chegaram ao Paraná por causa de condições propícias. “São circulações de vento em níveis mais altos da atmosfera, deixando a situação mais favorável a este transporte”, aponta.

O morador do bairro de Uvaranas, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Guilherme Vieira, fotografou o céu por volta das 14h30 deste sábado. “Falei com uma amiga minha que é meteorologista em Santa Catarina e ela disse mesmo que a nuvem de poeira é do vulcão”, comenta. (Redação G1 PR / Foto: Reprodução Nasa e João Pereira dos Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário