Um dos Projetos de Lei mais importantes de valorização dos educadores da rede municipal de ensino de Bandeirantes, apresentados este ano na Câmara dos Vereadores, foi aprovado nesta quarta-feira (19), durante sessão extraordinária, por unanimidade. De autoria do Dr. Eduardo José Serra (PHS), o PL que institui o “Professor do Ano” – Programa de Valorização profissional do Professor, que pretende criar um mecanismo de incentivo para ampliação das práticas pedagógicas inovadoras nas instituições de ensino (Escolas Municipais e Centros de Educação Infantis) e escolha, de forma democrática, dos educadores do ano.
O projeto esteve um bom tempo tramitando na casa, já que pela normativa do regimento interno, precisaria passar pela apreciação de duas comissões: Justiça e Redação / Finanças e Orçamento. Como o teor da matéria é educação, também foi necessário passar pela apreciação dos vereadores que compõem a Comissão de Saúde e Educação. Todas as comissões avaliaram e deram parecer favorável. Mesmo assim, o projeto quase não passou pela votação na quarta-feira.
É que na sessão ordinária anterior, o vereador Claudemir Pedro pediu que fosse incluído um parecer jurídico no projeto, o que impossibilitaria o andamento do processo até que fosse feito novas avaliações da pauta. Começou, então, um embate de discursos. Dr. Eduardo usou um discurso duro, destacando que cada vereador, em cada comissão, teve muitos dias para fazer todas as análises possíveis e que o projeto não fere em nenhum momento, preceitos jurídicos. Mas o vereador propositor acabou saindo vitorioso no embate e o projeto entrou em pauta de votação. “O debate aconteceu devido ao mesmo vereador que deu parecer favorável, querer agora um parecer técnico, coisa que ele podia ter feito com calma antes, pois os projetos estão, há bastante tempo, na casa de lei. Mas, graças a Deus, deu tudo certo. Agora, segue para sanção”.
O projeto tem 30 dias para análise do prefeito Celso Silva (PDT). Se ele aprovar, nasce em Bandeirantes um projeto que deve se tornar uma referência para os municípios da região, já que além de instigar os educadores a criarem ações pedagógicas que possibilitem a dinamização do processo de ensino-aprendizagem, também se destaca por ser um mecanismo de prática da democracia e cidadania, já que alunos e professores votam e escolhem juntos, os professores merecedores de reconhecimentos públicos do ano. “Estou muito feliz por que passamos por esta etapa difícil. Agora, segue para outra etapa. Mas tenho fé em Deus e acredito que o prefeito, que também valoriza a educação, aprove esta Lei, tornando o município de Bandeirantes, um exemplo para toda região. Meu objetivo, com esta ação, é melhorar ainda mais o sistema de ensino de nossa comunidade e valorizar, aqueles precisam muito de apoio e valorização: os professores”, declarou o parlamentar. (Redação Veja Na Rede)
Nenhum comentário:
Postar um comentário