sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Beto Richa encara protesto de mulheres de presos em Londrina

Thamiris Geraldini/Equipe Bonde - Manifestantes foram para Câmara após protesto contra o governadorDezenas de mulheres e familiares de presos da unidade dois da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL 2) realizaram um protesto no Centro Cívico, na zona sul, durante a tarde desta quinta-feira (26). Elas aproveitaram a presença do governador Beto Richa (PSDB), que veio até a cidade com o objetivo de se reunir com o prefeito Alexandre Kireeff (PSD), para pedir por melhorias ao sistema carcerário do estado.

As manifestantes alegam que a situação é precária na PEL 2 desde o início de outubro, quando presos se rebelaram na unidade e destruíram diversas alas e celas. As mulheres garantem, ainda, que os detentos estão sendo maltratados por policiais e agentes.

Em uma rápida entrevista coletiva, o governador prometeu melhorias para a unidade prisional e falou até em uma possível ampliação. O tucano, no entanto, evitou estipular prazos para a realização das obras.

Richa falou, ainda, na transferência imediata de presos atualmente acomodados em locais improvisados. "Acabei de falar com o secretário de Segurança, que me informou que amanhã (27) serão transferidos 530 presos para as suas celas. Também estamos comprando uma tela divisória para a transferência de mais 150 detentos, e outros 150 estarão sendo transferidos para outras unidades prisionais do estado", garantiu.

Os familiares de presos continuaram com o protesto nas galerias da Câmara de Vereadores, em sessão durante a tarde desta quinta. A Comissão de Direitos Humanos do Legislativo pretendia criar um grupo, formado por parlamentares e representantes dos manifestantes, para se reunir ainda hoje com o governador e discutir as principais reivindicações. Richa, no entanto, foi embora da prefeitura antes da composição do grupo. (colaborou Edson Ferreira, da Folha de Londrina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário