sábado, 28 de novembro de 2015

Pedágio sobe até 10,28% no Paraná a partir de terça-feira

Os valores cobrados pelas 24 praças de pedágio do Paraná vão ficar mais caros a partir da próxima terça-feira (1º de dezembro). A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Estado (Agepar) autorizou o reajuste nesta sexta (27) com a alegação de que o aumento está previsto nos contratos firmados com as concessionárias e, por isso, precisa ser cumprido. A chamada correção anual contratual - definição adotada pelo poder público - vai variar entre 6,69% e 7,05%. O índice, conforme a Agepar, ficará abaixo da inflação do período, medida em 9,93% pelo IPCA.

O pedido de reajuste foi pedido pelas seis concessionárias de pedágio existentes no estado, que alegaram precisar custear a variação dos preços de diversos produtos e serviços, analisado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e autorizado pela Agepar.

A agência reguladora também autorizou a aplicação da revisão tarifária, também chamada de degrau tarifário, para cobrir os custos de obras não previstas em contrato, como viadutos e duplicações, ou obras cujo cronograma foi antecipado. Com isso, o reajuste anual médio nas tarifas ficará em 10,28%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário