segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Doe sangue antes de viajar e ajude a salvar vidas

Com o período de festas e férias e a chegada de 2016, grande parte da população viaja. Porém, é nesta época em que as doações de sangue chegam a cair até 30%, exatamente quando o Hemepar mais precisa dos doadores em função do aumento da demanda dos 384 hospitais credenciados, principalmente em função do maior movimento nas estradas e do registro de mais acidentes.

Para que os estoques de sangue se mantenham em níveis adequados, o Hemepar precisa, em média, de 200 doações por dia em Curitiba. Em todo Estado, são necessárias 800 doações diariamente. Assim, é possível atender à demanda ampliada.

Em Curitiba, o Hemepar abre em horários especiais nos dias que antecedem o Réveillon para que as pessoas consigam fazer a doação de sangue antes de ir viajar. Nos dias 28, 29 e 30 o Hemepar abre em horário normal, das 7h30 às 18h30. Em 31 de dezembro funciona até às 12h.

“Nossa preocupação é que as pessoas cumpram o seu dever cívico em doar sangue antes das viagens de férias. Dessa forma, podem aproveitar a viagem, sabendo que contribuíram para salvar vidas”, disse o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach.

O processo de doação dura em média 40 minutos. Após o procedimento, o doador permanece por mais 15 minutos no estabelecimento, onde recebe um lanche. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

Durante o período de festas, as atividades dos 22 centros da hemorrede estadual funcionam em horários especiais. Os horários normais de funcionamento retornam após a virada do ano, na segunda-feira (4).  (Redação e fato AEN)



Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Estar descansado e bem alimentado;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido Hepatite A após os 10 anos de idade;

- Não estar gripado, com febre ou diarréia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não estar grávida ou em período de amamentação;

- Estar em boas condições de saúde;

- Apresentar um documento oficial com foto.



Confira os horários pré-réveillon em Cornélio Procópio:

Dias 28, 29, 30, 31 de dezembro, 1º, 2 e 3 de janeiro: fechado

Nenhum comentário:

Postar um comentário