terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Pronto-socorro do HU em Londrina está superlotado há pelo menos três anos, aponta MP

Ricardo Chicarelli/Equipe FolhaLevantamento feito pela Promotoria de Defesa da Saúde Pública em Londrina aponta que o pronto-socorro do Hospital Universitário (HU) não ficou um mês sequer sem superlotação desde janeiro de 2013. Pela pesquisa, a unidade, com capacidade máxima para 48 pacientes, abrigou, no mínimo, 67 pessoas internadas por mês nos últimos três anos.

O número mínimo foi registrado, justamente, em janeiro de 2013. De lá para cá, a superlotação não parou de aumentar, conforme o levantamento do Ministério Público (MP).

Em 2013, o pico de internamentos no pronto-socorro aconteceu no mês de maio, quando a unidade abrigou 84 pessoas. Já no ano passado, o número de pessoas internadas no hospital, ao mesmo tempo, variou entre 70 (agosto) e 85 (abril). E a superlotação continuou neste ano, segundo o relatório do MP.
Os meses de 2015 com menos pacientes no pronto-socorro do HU foram janeiro e março (68). Já o mês mais 'superlotado' foi abril, quando a unidade deu abrigo para 86 pacientes.

No relatório, o MP concluiu que o "referido hospital operou nos anos de 2013, 2014 e 2015 com uma média de superlotação de 55% acima de sua capacidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário