segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Motociclista passa mal após colisão com carro na Avenida Alberto Carazzai, próximo a área central de C. Procópio

Por volta das 13h30 de sexta feira (15), socorristas do SIATE de Cornélio Procópio foram acionados para atenderem uma vítima de acidente entre um carro e uma motoneta na Avenida Alberto Carazzai, na área central da cidade, onde uma pessoa teria ficado ferida.

De acordo com o CB João Edson do SIATE, como no momento a equipe estava voltada ao atendimento de uma criança sufocada e com sua única ambulância, o caso foi repassado para o SAMU, pois havia informações que o estado da vítima havia se agravado, estando ela inconsciente e apresentando sintomas de vômito.

Uma ambulância do SAMU se dirigiu ao local após o acionamento do SIATE, mas como os atendentes da entidade da equipe básica não estão autorizados a cederem entrevistas, seguindo orientações da diretoria, como também a recusa do médico REGULADOR que atendeu a ocorrência em dar maiores informações, não pudemos obter detalhes quanto ao acidente e o estado da vítima.

O que pudemos observar no local é que a vítima do acidente, a condutora da moto, apresentava escoriações na perna direita, com suspeita de fratura.

Populares relataram que ela realmente desmaiou após o acidente e começou a vomitar ao voltar a consciência.

Segundo o motorista do carro envolvido no acidente, um veículo VW/Gol, ele estava estacionado e ao sair, houve a colisão com a motoneta Honda Bis, que subia a avenida em direção a Avenida XV de Novembro.

Outro fato que chamou a atenção foi à locomoção da vítima após receber os primeiros socorros, ser imobilizada e levada para ambulância.

Pela gravidade da situação e talvez pela pressa em encaminhá-la para os cuidados médicos, a equipe do SAMU cometeu um erro ao coloca-la no veículo com a cabeça virada para as portas.

De acordo com o CB João Edson que analisou as fotos e gentilmente nos esclareceu sobre este atendimento em entrevista, este não é o padrão exigido pelo órgão internacional que dita às regras do socorro a vítimas de traumas.

A vítima deve ser colocada na ambulância com a cabeça virada para o interior do veículo, que possui equipamentos disponibilizados de forma padrão em vários países, para que estejam acessíveis caso haja necessidade, revelou o socorrista do SIATE.

Por exemplo, no caso da ambulância do SIATE, em uma situação hipotética, se a vítima de um acidente necessitasse de oxigênio, ficaria impossível realizar tal procedimento se ela estivesse colocada cabeça virada para a porta do veículo, em razão da logística, pois a mangueira do equipamento jamais alcançaria seu rosto, informou João Edson.

Não estamos aqui para julgar a equipe de atendimento do SAMU, pelo contrário, o mais importante foi feito, que foi a atendimento rápido e encaminhamento da vítima, mas como dito anteriormente, o fato nos chamou a atenção e procuramos orientação junto a um profissional gabaritado.

Certamente o erro foi cometido pela dedicação dos atendentes do SAMU em decorrência de um socorro mais rápido devido à situação da gravidade da vítima e é melhor errar por exagero do que pela falta de comprometimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário