terça-feira, 26 de abril de 2016

Saúde realiza testes rápidos de HIV e outras DSTs na UEL

A Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta quinta-feira (28), das 8h às 16h, o 4º ano do "Fique Sabendo UEL", que tem como objetivo levar informação e testes rápidos aos universitários e servidores públicos sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST), como o HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A ação será realizada no Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC), da Universidade Estadual de Londrina, situada à Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380.

Cada pessoa receberá, gratuitamente, quatro testes rápidos que indicam reagente para Doenças Sexualmente Transmissíveis (HIV, Sífilis e Hepatites B e C). Além dos testes, os profissionais da saúde alertarão sobre a importância de medidas preventivas como o uso de preservativos.

Inicialmente, estarão disponíveis testes para 200 pessoas, o que significa 800 exames rápidos, que pode aumentar conforme a demanda. Na última edição do "Fique Sabendo UEL", os profissionais da Secretaria de Saúde realizaram 748 testes rápidos, em 187 alunos e funcionários.

De acordo com o enfermeiro do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Edvilson Lentine, a escolha desse público-alvo deve-se ao aumento da incidência de doenças como a Sífilis e o HIV. "Os jovens de 20 a 29 anos são o público base do CTA, em especial, os homens, pois eles geralmente não procuram os serviços da rede municipal de saúde e são, a maioria em casos positivos, de doenças como o HIV e a Sífilis", explicou.

Os testes levam de 15 a 30 minutos para ficarem prontos e são feitos por uma equipe de 15 profissionais, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, dentistas e assistentes sociais. Todos treinados para manter sigilo total das informações sobre o diagnóstico dessas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário