quarta-feira, 25 de maio de 2016

Adoçante à base de sucralose libera substâncias tóxicas em contato com bebida quente

Reprodução/PixabayCertamente você já usou ou conhece alguém que só toma o cafezinho com adoçante. Mas uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), revelou que usar adoçante à base de sucralose pode ser prejudicial quando usado com alimentos quentes.

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas descobriram que quando a substância é aquecida, a molécula sofre transformações na estrutura e libera substâncias tóxicas.

Um dos adoçantes mais usados de todos, a sucralose é derivado da cana de açúcar e modificado em laboratório através de processos químicos. A pesquisa revelou que se aquecida a uma temperatura de 90º por mais de 15 minutos, ocorre uma alteração em sua composição.
Além de substâncias tóxicas, a sucralose liberou substâncias que se acumulam no organismo como os 'HPAs', hidrocarbonetos policílicos aromáticos, semelhantes às moléculas encontradas na gordura do churrasco, que tem um grande potencial cancerígeno. Os pesquisadores identificaram também modificação para ácido clorídrico (mesmo gás liberado após explosões químicas). 

"A partir do momento em que você passa por um processo de decomposição dessa molécula de sucralose, a gente pode dizer sem dúvida nenhuma que esses compostos produzidos são sim tóxicos ou cancerígenos", explica o coordenador da pesquisa Rodrigo Ramos Catharino ao site O Globo. 

A atenção não fica só nas bebidas. Bolos e doces também precisam ser levados em conta, já que a temperatura dos fornos pode passar dos 200ºC. A pesquisa também concluiu que sem aquecimento e consumida com moderação, a sucralose não faz mal nenhum à saúde. O que não dá o aval para ser consumida de forma exagerada, sempre com muita moderação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário